sábado, 7 de dezembro de 2013

Mohammed assentado no trono de Allah?

O “bi-teísmo” ou “bi-unidade” do Islâmico

Eu tentei fazer um jogo de palavras comparando a doutrina da Trindade com a doutrina da bi-unidade que é ensinada no Islam em detrimento da doutrina da ‘unidade’ de Allah. Este titulo parece ridículo a primeira vista mas nos vamos analisar o ensino islâmico de que Mohammed se assentara no trono de Allah.

A Bíblia descreve que Jesus se assentara no trono de Deus.

“Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.” Marcos 16:19

“Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus” Atos 7:55

“Respondeu-lhe Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu.” Mateus 26:64

O que significa isso estar assentado a direita de Deus? Isso por acaso não implica em divindade? Somente quem compartilha da essência divina pode assentar-se a direita de Deus. Somente Deus pode assentar-se em seu trono. Deus não compartilha a sua Gloria com seres humanos e nenhuma outra criatura.

O trono divino pertence somente a Deus. Sera que tem alguma duvida sobre isso? Quem se assentar ao lado de Deus, junto a Deus ou ao lado de Deus, logo tem igualdade com Deus. Somente Deus retêm todo o poder de julgar o mundo, de reger o universo e toda a sua criação. A doutrina da Trindade resolve este problema, pois tanto o Pai, como o Filho e o Espirito Santo possuem a essência, poder e autoridade divina.

Mas o que é estranho no Islam é o fato de Mohammed se assentar no trono de Allah. O significa na pratica? Como isso afeta o ensino do monoteísmo Islamico e a teologia Islamica da TAWHID? Mohammed se torna divino ao sentar-se ao lado ou no trono de Allah?

Não existe outra forma de reconciliar estes ensinos a não ser dizer que o Islam se contradiz ou que Mohammed se tornou parceiro de Allah, o que significa que o Islam se destrói por dentro.

Se Allah tem parceiros, então o Alcorão é um falso livro e Allah é um falso deus, e Mohammed não passa de um impostor que foi elevado a divindade por seus seguidores. Se Allah compartilha a sua gloria e o seu trono com um ser humano comum e mortal isso faz de Mohammed co-regente no governo da criação.

Neste caso, fica claro que o próprio Allah e Mohammed cometeram o pecado imperdoável de SHIRK, o de associar qualquer coisa com Allah. Se Mohammed vai se assentar no trono de Allah então ele também se torna parceiro da adoração que somente se deve prestar a Allah. Neste caso também Mohammed se tornou o SENHOR SOBERANO do universo juntamente com Allah. 

O fato de se entronizar Mohammad certamente implica em que ele é considerado divino. Não existe outra saída. Na verdade os Sunnis são quase que obrigados a crer que Mohammed se assentara no trono de Allah. Na tentativa de combater o politeísmo, eles acabaram criando uma outra deidade que estará do lado de Allah.  

A nossa conclusão é que a teologia islâmica e as narrativas sobre Mohammed “o tornaram um ser divino” que ate compartilha do trono, e das prerrogativas divinas do próprio Allah. Então o Islam na verdade não é monoteísta e sim uma religião “bi-teísta” ou “bi-unitarianista”.

Siga o meu raciocínio por favor.

O problema todo surgiu na interpretação do verso no Alcorão, a Sura 17:79 que diz o seguinte: Veja a foto do site Quran.com . A versão em Portugues é a ultima.



Eu chamo atenção para as duas correntes de interpretação, uma demonstra CERTEZA e a outra denota a POSSIBILIDADE de que Mohammed sera elevado a uma posição, estado de louvor.

O próprio nome Mohammed significa “Aquele que é louvável”. Mas isso fica para outro dia, pois o próprio nome Mohammed eleva este homem a uma posição de exaltação.

Logicamente os muçulmanos irão AFIRMAR que o Islam é puramente MONOTEÍSTA e logicamente eles irão NEGAR que o Alcorão ou as Hadiths elevam Mohammed a uma posição divina, digno de adoração juntamente com Allah. Mas sera que eles sao capazes de nos dar boas razoes para dizer que mesmo não sendo divino Mohammed ira se assentar no trono de Allah?

Existem muitas tradições (Hadiths) que tentam explicar este a Sura 17:79 e chegam a afirmar que Mohammed se SENTARA NO TRONO DE ALLAH. Logicamente isso causa uma serie de problemas para os teólogos islâmicos. Alguns dizem que isso não é possível, e a desculpa mais comum e mais esfarrapada dos que não concordam com este ponto de vista é dizer que estas tradições são fracas e que não merecem credito.

Existem vários artigos islâmicos afirmando que Mohammed se sentara no trono de Allah. Um deles escrito pelo Dr. G. F. Haddad, que se encontra aqui e que ainda afirma que Ibn Taymiyya disse: “Muhammad o Mensageiro de Allah (s) se sentara ao lado do seu Senhor no seu Trono próximo a Ele”.

Veja a contradição aqui, os teólogos Islâmicos da antiguidade e muitos da modernidade não tem e não tinham problema nenhum em aceitar estes relatos. Aqui esta o que Al-Tabari disse sobre o ensino de que Mohammed se sentara no trono de Allah. A tradução para o português e ênfases é minha. 

“Ainda que as tradições que nos mencionamos sobre a autoridade do Profeta e seus companheiros e seguidores indicam uma CORRETA INTERPRETAÇÃO de ‘maqaman mahmudan’ no Alcorão 17:79 (que se refere a posição de Mohammed como intercessor no dia da Ressureição), a afirmação de Mujahid que Deus assentara Mohammed no seu trono ainda CONTINUA sendo de uma SOLIDEZ que NÃO PODE SER REJEITADA, nem baseada nas tradições (khabar) e nem baseada na especulação (nazar). Isto é assim porque não há tradições do Mensageiro de Deus ou NENHUM dos seus companheiros ou seus seguidores que declararam que isso SEJA IMPOSSIVEL... A partir disso que nos temos dito, torna-se claro que, não é impossível para um adepto do islamismo afirmar que aquilo que  Mujahid ja disse, ou seja, que Deus assentará Muhammad em seu trono. Se alguém diz: Nos não REFUTAMOS que Deus assentara Mohammed no seu trono (baseado nas seguintes tradições transmitidas por) Abbas b. Abd al-Azim – Yahya b. Kathir – al-Jurayri – Sayf al-Sadusi – Abdallah b. Salam: “No dia da Ressureição, Mohammed sera assentado na banqueta do (KURSI) do seu Senhor.” Mas nos DESAPROVAMOS que Deus o assentara junto com Ele”. Podemos dizer: Isto é então permissível na sua opinião que Ele o assente no trono mas não JUNTO com ele? Se Allah permite isso, ele (quem discorda) é levado a afirmar que ele (Mohammed) esta juntamente com Ele (Allah), ou Allah se assenta com ele (no seu trono), enquanto permanecendo Ele próprio, ou sendo separado do trono ou nem próximo e nem separado dele. Qualquer que seja a alternativa que a pessoa escolha, certamente ele encontrara algo que ele desaprovara. Se ele afirma que isso não é algo impossível, ele se DESVIA das afirmações de todos os grupos que nos ja relatamos. Isso significa divergir das opiniões de todos os seguidores do Islã, uma vez que não existe outra afirmação possível além de uma das três, e de acordo com cada uma destas declarações, Mujahid, afirmou que não é impossível”.
(The History of Al-Tabari – General Introduction and From Creation to the Flood, traduzido por Franz Rosenthal [State University of New York Press (SUNY), Albany 1989], Volume I, pagina 149, 151)




Os comentaristas do Alcorão afirmam que este privilegio de se sentar no trono de Allah somente pertence a Mohammed. Al-Tabari afirma que estas é a opinião de todos os seguidores do Islã.

Uma outra tradição de “Abd Allah ibn Salam, em uma longa hadith sobre o dia do Julgamento: “Um trono (kursî) sera colocado para o Profeta do lado direito de Allah”. [38]

De acordo com estas tradições, haverá na verdade DOIS TRONOS no ceu, e não somente o TRONO de Allah. Haverá um trono para Allah e o outro trono para Mohammed.

O próprio Alcorão diz que o trono de Allah simboliza a sua SOBERANIA em toda a criação. Somente Allah é Senhor do universo. Vejamos o que o Alcorão diz:

“Deus! Não há mais divindade além d'Ele, Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e na terra. Quem poderá interceder junto a Ele, sem a Sua anuência? Ele conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua ciência, senão o que Ele permite. O Seu Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o Ingente, o Altíssimo.” Sura 2:255
                                                                                        
Vejam bem, Mohammad sera o único a receber esta posição de se sentar ao lado do trono de Allah. Mas o Alcorão se contradiz diz que Allah não divide com nenhum ser humano o comando e a soberania no universo ou nas suas decisões.

“Dize-lhes: Deus sabe melhor do que ninguém o quanto permaneceram, porque é Seu o mistério dos céus e da terra. Quão Vidente e quão Ouvinte é! Eles têm, em vez d'Ele, protetor algum, e Ele não divide com ninguém o seu comando.” Sura 18:26

“E dize: Louvado seja Deus, que jamais teve filho algum, tampouco teve parceiro algum na Soberania, nem (necessita) de ninguém para protegê-Lo da humilhação, e é exaltado com toda a magnificência.” Sura 17:111

Mas esta claro pelas tradições que Allah ira dividir o seu trono com Mohammed.

O que tudo isso significa na pratica? Como isso afeta o monoteísmo Islamico e a teologia Islamica da TAWHID? Isso significa que o Alcorão é um amontoado de baboseiras e de contradições. Por um lado diz que Allah é sozinho, e por outro lado diz que Mohammed se assentara no trono de Allah junto com Allah compartilhando da divindade de Allah.  
  1.  Significa que Allah compartilha a sua gloria com um ser humano comum e mortal 
  2.  Significa que Allah compartilha com Mohammed o seu direito exclusivo de governar a sua criação.
  3.  Significa que o próprio Allah cometeu o pecado imperdoável de SHIRK, colocando Mohammed ao seu lado no seu trono.
  4.   Significa que o próprio profeta do Islam é digno de adoração. Talvez isso explica a razão do seu nome ser Mohammed = ‘digno de ser louvado’.
  5.    Significa que Allah tem um parceiro.
  6.    Significa que Mohammed se tornou o SENHOR SOBERANO do universo juntamente com Allah.
  7.    Significa que o próprio Allah cometeu SHIRK juntamente com o seu profeta favorito.
Não existe outra saída além de admitir que os próprios teólogos muçulmanos tornaram Mohammed in ser divino que governara ao lado de Allah. 
O numero de teólogos que afirmam que Allah dividira seu trono com Mohammed é tao grande que não ha necessidade de se provar que isso é um fato aceitável no Islam. Mas este ensino é uma contradição com o ensino estritamente monoteísta do próprio Islam.

Isso não me surpreende porque o próprio Mohammed recebeu um verso satânico e não percebeu que era satanás que estava ditando o verso. Esta Sura 17:111 bem poderia ser um outro verso satânico que Mohammed não corrigiu no Alcorão.   

A coisa fica ainda mais complicada quando encontramos narrativas dizendo que os NOMES DE MOHAMMED e de ALLAH estão escritos no TRONO de Allah. Sera que isso não é SHIRK?

“Narrado por Umar Ibn al-Khattab: O Profeta disse: “Quando Adão cometeu o pecado, ele disse para Allah, “O meu Senhor, eu peço a Voce que me perdoe em nome de Mohammed”. Allah então disse: “O Adão! Como você sabia sobre Mohammed, porque eu AINDA não o criei? Adão respondeu, “O meu Senhor, quando você me criou, eu olhei e vi escrito nas pernas do seu trono as palavras: “Não existe Deus digno de adoração exceto Allah e Mohamed é seu mensageiro”. Eu sabia que você não anexa o seu nome a nada, a não ser com o mais querido da sua criação”. Allah então disse a Adão: “ Voce falou corretamente Adão, Mohammed é o mais querido da minha criação. Eu te perdoo porque você pediu em nome de Mohammed. Se não fosse por Mohammed, eu não teria criado você”. (Tafsir Ibn Kathir, Parte 1, Al-Firdous Ltd., London: Segunda Edição 1998], p. 107)

Aviso aos marinheiros de primeira viagem, não adianta vocês falarem que esta narração não é autentica, ela foi narrada por muitos e esta classificada como SAHIH ou autentica, verdadeira, e de excelente qualidade.

Al-Khallal narrou na al-Sunna ... de Ibn Abbas: Allah o Altissimo, revelou para Isa (Jesus): O Isa (Jesus), creia em Mohammad e comanda a todo aquele que chegar na sua comunidade, durante o seu tempo, que eles acreditem NELE. Se não fosse por causa de Mohammed, EU não teria criado Adao, e se não fosse por Mohammed, eu não teria criado o Paraiso ou o inferno. Na verdade, EU criei o TRONO em cima de agua e ele se mexeu, então eu ESCREVI sobre o trono “LA ILAHA ILLA ALLAH MUHAMMADAN RASULULLAH”, e o trono ficou firme.” Al-Khallal disse: “Eu li este relato para Abu Abd Allah Muhammad ibn Bishr ibn Sharik e ele CONCORDOU com isso”. 

Veja o absurdo. Foi o nome de Mohammed que fez o trono de Allah se firmar. Esta claro que todos estes relatos foram sempre considerados autênticos. Entao Mohammed não somente terá o privilegio de se assentar no Trono de Allah, mas também o seu nome esta escrito no próprio trono de Allah antes a criação. Somente apos Allah escrever o nome de Mohammed no seu trono foi que o trono se FIRMOU.

O que isso nos diz? Que o nome MOHAMMED é essencial para firmar o trono de Allah e mante-lo firme. O próprio Allah afirmou que ele criou tudo por causa de Mohammed. 
Fica claro que o Alcorão e as tradições transformaram Mohammed em uma outra divindade e ao mesmo tempo negaram que exista outra divindade além de Allah. Mas seria bom resumir tudo em alguns pontos: 
  •      O Trono de Deus simboliza o monoteísmo e a identidade de Deus, como o único e absoluto monarca do universo. 
  •          O trono de Allah esta relacionado a sua soberania em toda a sua criação. 
  •      Allah não compartilha a sua soberania com ninguém e ele não tem parceiros no seu reinado universal.  
  •         Porem de acordo com as tradições chamadas “sahir” autenticas, Mohammed se sentara no trono de Allah. 
  •        Conclui-se que Mohammed compartilha da identidade soberana de Allah, como co-igual e co-regente na criação, o que nos separa do resto da sua criação.
  •        Ao se sentar em um trono separado, Mohammed é elevado a igualdade com Allah. Mohammed uma mera criatura é elevado a posição de deus.
  •        Allah depende do nome de Mohammed para que os pilares ou pernas do seu trono se firmem. O nome dele se tornou uma peça fundamental do trono de Allah.
  •          Conclui-se que Mohammad é um deus e co-regente com Allah.
  •       Islam na verdade ensina “bi-teísmo” ou “bi-unidade” de Allah negando a própria fundação do Islam que é a unicidade de Allah.

Eu gostaria muito de ouvir a explicação dos nossos amigos muçulmanos. Voces ainda tem tempo para abandonar esta seita e vir a Jesus, o único verdadeiro Deus que deixou o seu trono temporariamente para morrer por você e por mim. O que Mohammed fez por você além de se declarar digno de se sentar no trono de Allah?

Rafik



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!