quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

As origens pagãs do Cristianismo

E as origens pagãs do Islamismo? Mas este assunto fica para mais tarde... 

O Natal esta chegando! Sem duvida o significado real do Natal passou a ser puro comercio e todo o encanto do divino praticamente se perdeu no meio das luzes de Natal e do gordinho Noel. Ate no Oriente Médio e em vários países muçulmanos, os cristãos usam as luzes, o Noel e a arvore para enfeitar as suas casas. A historia do nascimento do Salvador do mundo, juntamente com o seu significado para a humanidade geralmente esta sendo distorcido pelo comercio e pelos inimigos da cruz. 

Os Cristãos em todo mundo entram no clima do Natal. A maioria usa o Natal para aquecer o comercio. O Papai Noel e a arvore de natal tomam conta do cenário cultural e somente em algumas igrejas a imagem do nascimento de Jesus é retratado sem distorções.

A maioria do mundo ocidental perdeu a noção do divino e o nascimento de Jesus é considerado uma fabula. Outros celebram o Natal pelo prazer de uns dias de ferias com a família e para beber e comer a vontade. A sociedade esta cada vez mais distante de Deus e são uns poucos que levam Deus a serio. A minoria celebra de verdade o nascimento de Jesus. Os ortodoxos celebram em Janeiro, mas os Católicos e Evangélicos celebram em Dezembro. 

Infelizmente algumas igrejas mal informadas aceitaram a ideia de que o Natal tem raízes no paganismo. Muitos destes livros que sugerem estas ideias foram escritos por liberais ou ateus, e eles são usados por muçulmanos para atacar o Cristianismo e para defender a sua falsa religião chamada Islam. 

Claro que o Natal não tem nenhum peso na teologia Cristã, assim como a cor da sua igreja não influencia em nada sobre a sua teologia da sua igreja. Apesar do Natal não afetar em nada na teologia Crista, estas acusações não passam de uma má interpretação dos fatos e da historia.

Quando o “Joao de Allah” anunciou que ele havia se revertido ao Islam, depois de anos liderando uma Assembleia de Deus, ele disse que uma das razões foi que ele descobriu que Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro. Com uma afirmação destas, eu posso garantir que o ‘mane’ também acreditava em Papai Noel. Que decepção não é Joao?! “Jesus não nasceu em Dezembro e Papai Noel não existe”. Ele deve ter ficado devastado e se converteu ao islam. Este é o calibre dos pregadores islâmicos. Ou ele é muito burro ou é muito cínico. Talvez sejam ambos.

Sera que eles não sabem que o Natal não tem nada a ver com a Bíblia assim como o Mawlid al Nabil (Aniversario de Mohammed) não tem nada a ver com o Alcorão? Onde esta escrito no Alcorão para celebrar o aniversario de Mohammed? Porque eles celebram então? Ate mesmo o Sheikh Muhammed Salih al-Munajjid, concorda comigo que o aniversario de Mohammed é heresia (bidah).

O próprio autor do texto reconhece que no Islam estas heresias surgiram séculos mais tarde “A celebração do aniversário do Profeta Muhammad apareceu séculos mais tarde, quando muitas das características da verdadeira religião haviam se perdido e a bidah [heresia] nela introduzida.”

Por que tanta hipocrisia em criticar o Natal dos Cristãos? Por acaso o aniversario de Mohammed não é celebrado e as musicas (Haram) são cantadas mesmo com a oposição dos teólogos islâmicos?

Sera que o Islam nunca aprende que cada vez que eles tentam atacar o Cristianismo eles sempre dão um tiro no próprio pe? Se o Cristianismo tem origens no paganismo (logicamente não tem) então o Islam também tem (na verdade tem outras), pois o Islam copia e adota muitas das crenças Cristãs  como o “nascimento virginal de Jesus e a concepção miraculosa de Maria”.

Se eu fosse descrever todas estas alegações certamente eu teria que escrever um livro. Mas como os livros ja foram escritos, fica mais fácil indicar uma boa leitura para esclarecer que estas acusações são falsas. Um bom livro para se ler sobre o assunto se chama “Christmas is Pagan and other myths” escrito por J.P. Holding.

Claro que os muçulmanos também se mobilizam nestes dias de Natal para converter cristãos. Estes são dias de intensa DAWAH onde os missionários muçulmanos se preparam para convidar pessoas para abraçarem o Islam. (DAWAH árabe = convite ou proselitismo).

Geralmente os métodos incluem confundir, seduzir e atrair com os mais diferentes métodos, alguns cristãos mornos ou nominais, outros com dificuldades de entender a teologia bíblica.  Um dos principais argumentos desta época do ano é que Jesus era muçulmano e pregava o verdadeiro Islam, mas o Cristianismo começou a se corromper e a se desviar do caminho certo e a adotar rituais pagãos, como o NATAL, a PASCOA, etc. é fácil inventar uma teoria, o difícil é provar que ela seja verdade.

Então foi necessário Allah enviar Mohammed 600 anos depois, para corrigir as aberrações que os Cristãos começaram a inventar. Isso apesar de ser uma grande besteira, convence muita gente. O que se pode fazer além de tentar representar bem os fatos para que alguns voltem ao seu bom senso?

O que alguns alegam?
Que Moises copiou os rituais do Egito.
Que o Cristianismo é um plagio das religiões pagãs.
As historias de deuses tendo filhos com humanos são derivadas das religiões pagãs.
A ressurreição, morte e renascimento tem origens pagãs.
A Trindade é um plagio das religiões pagãs.
O dia 25 de Dezembro era uma celebração pagã.

Não ha muito o que se falar alem de que estes argumentos de que o Cristianismo, adotou as crenças e as praticas do paganismo não passa de pura má informação. 
1) Estes argumentos se baseiam em uma falha da logica. Isto é, so porque duas historias se parecem, não significa que uma deve ter causado a outra. As semelhanças podem ser muito superficiais para se fazer tais conexões.   
2) A grande maioria destas semelhanças entre o Cristianismo e as religiões pagãs, foram extremamente exageradas e outras inventadas. O truque é simples, eles descrevem os rituais pagãos com o vocabulário Cristão e estabelecem a conexão entre elas. Foi o mesmo truque que o Islam usou ao usar vocabulário Islamico para descrever o Cristianismo. Isso so pode ser classificado como “falsidade ideológica”.  
3) A cronologia dos eventos provam que o Cristianismo não foi afetado ou influenciado por estas religiões. Quase todas as informações de uma suposta conexão entre o Cristianismo e o paganismo sao muito mais antigas do que o próprio Cristianismo. Estes supostos escritos foram encontrados em documentos que datam mais de 300 anos depois do Novo Testamento. A conclusão que chegamos é que na verdade foi o Cristianismo que influenciou o vocabulário destas religiões e não o contrario.
4) Esta claro que os escritos dos Apóstolos tais como Pedro e Paulo, não tem nada que foi emprestado do paganismo. A biografia dos apóstolos sendo Judeus estritamente monoteístas, não deixam duvidas que eles não procuraram inspiração em outras religiões. Veja Fil. 3:5. O próprio Paulo advertiu a igreja para não se deixar enganar por filosofias humanas: “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo” Colossenses 2:8-9…
5) O Novo Testamento deixa claro que a fe Cristã tinha (e tem ate hoje) um caráter exclusivista enquanto as religiões pagãs tinham um caráter sincretista e inclusivista, como no hinduísmo e no budismo. A pessoa que quisesse seguir a Mitra ou a Buda sem precisar mudar de religião. O Cristianismo exigia a quebra total com os cultos do paganismo. Somente Jesus deveria ser o Senhor da vida deste novo adepto. Os convertidos ate queimavam seus livros de magia e seus objetos de culto. Atos 19:19
6) É extremamente importante lembrar que a fe Cristã se desenvolveu por causa de eventos históricos e não por causa de lendas. O misticismo pagão se desenvolveu por causa de lendas sem nenhuma conexão no tempo e no espaço. Estes mitos não eram fatos reais e históricos. A descrição da ressurreição de Jesus não deixa duvida que este foi um fato histórico e crido por todos os apóstolos. Jesus apareceu para centenas de pessoas depois de ter estado morto por 3 dias. Paulo deixa claro que “se Cristo não ressuscitou a nossa fe é vã”. Não existe nenhuma religião onde se afirma que o seu deus realmente voltou dos mortos como sendo um fato real.  
7) O Cristianismo estava em ascensão durante os séculos 2 a 4. Não seria impossível crer que estas religiões pagãs se viram pressionadas pelo crescimento do Cristianismo e começaram a adotar vocabulários parecidos e a imitar alguns aspectos do Cristianismo para manter os seus membros.
Tenham um FELIZ NATAL. Agradeçam a Deus por Jesus ter vindo ao mundo para nos salvar e para desfazer as obras do diabo.
Espero que este assunto tenha esclarecido algumas das suas duvidas.
Ate mais e um abraço do Rafik

Um comentário:

  1. Você é muito inspirado pelo Senhor! Que Deus continue te usando a cada dia mais na defesa da Sua Santa Obra. Feliz Natal, meu amigo e irmão em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!