quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 5



Voces estão achando este exercício gostoso de se fazer? Se eu não achasse que esta serie é importante eu não estaria gastando tanto tempo escrevendo estes artigos. Por isso aproveitem pois o que vocês estão recebendo aqui, vocês teriam que pagar milhares de REAIS para receber isso na PUC ou na Mackenzie. 

Dependendo da cultura e da religião da pessoa, as respostas serão bem diversas. Porem isso nos da uma boa ideia de como a pessoa explica e organiza os pensamentos delas dentro de um sistema cultural e religioso.

Recapitulando:
A primeira grande pergunta que discutimos foi “Quem sou EU e de onde eu vim e para onde eu vou?

A segunda grande pergunta que discutiremos hoje é: “Quem é DEUS e qual é o principio fundamental da existência?” Ou seja, qual é o fator de controle do universo.

A terceira grande pergunta é: Qual é o principal problema do ser humano e como este problema pode ser resolvido?

Hoje a pergunta será sobre o proposito da vida e o destino da vida.

A quarta grande pergunta é: Existe algum proposito na vida? Qual é o destino desta viagem ?

Esta pergunta é essencial porque revela a falta de esperança dentro de um sistema filosófico ou religioso. Neste ponto as pessoas começam a perceber que a visão do mundo que elas possuem não responde as perguntas mais importantes sobre a vida. Por exemplo: O que responder diante da realidade da morte? Veremos que os outros sistemas religiosos ou filosóficos fomentam uma atitude imediatista (agora) e acrescenta um grande nível de insegurança, desconforto e ansiedade diante do futuro. 

Veremos que FORA da viva esperança que somente Jesus nos oferece, as religiões oferecem somente uma tênue e insignificante expectativa de que algo de bom possa acontecer apos a morte.

Pois O ÚNICO que conseguiu vencer a MORTE foi Jesus Cristo e ele é o único que pode nos assegurar que existe VIDA apos a VIDA pois ele esteve do outro lado e voltou. Onde reside a diferença? No fato de que Jesus apareceu para CENTENAS de pessoas depois da sua morte e ressureição e foram eles quem nos concederam estes relatos.

Nenhum outro fundador de outra religião pode afirmar que ele conhece o outro lado da vida. Todos eles, exceto Jesus, morreram e permanecem mortos ate hoje. 

Vamos continuar com o padrão de deixar a própria religião ou filosofia explicar-se sobre o proposito da vida e o destino dela. Vamos começar perguntando ao secularista ou ateu: Existe algum proposito na vida? Qual é o destino desta viagem ?

Como um ATEU ou SECULARISTA, HUMANISTA ou NATURALISTA responderia esta pergunta?

Qual o meu proposito na vida? O ateu normalmente diria que NÃO EXISTE nenhum proposito especial para a vida. Tudo foi causado pelo acaso. Não existe uma luz no final do túnel da vida e não existe ninguém para dar as boas vindas do outro lado. O único proposito da minha existência é PROCRIAR mas eu não sei porque! Ja que não ha nada além da vida então o meu maior objetivo é tentar ter o máximo de PRAZER neste mundo e evitar a DOR ao máximo porque esta será a minha única chance de ter prazer e procriar. Qual o meu DESTINO? Ser enterrado e voltar a ser uma larva, voltar a lama de onde meus antepassados saíram. Este mundo um dia também acabara e tudo isso que demorou milhões de anos para se formar, finalmente se tornara NADA novamente.

Agora me digam qual é o RESULTADO deste tipo de mentalidade. Onde isso nos leva a todos nos? Quais consequências você acha que esta mentalidade nos leva?

Como um MUÇULMANO responderia esta pergunta? 

Qual o meu proposito na vida? Meu proposito é ser APROVADO no teste que Allah me colocou ao me criar e SERVIR a Allah como um bom e fiel escravo. A vida é somente um TESTE e ao ser aprovado eu ganharei o Paraiso. Allah revelou suas regras e suas leis para que eu as obedeça sem discutir,  mesmo que estas leis possam parecer arbitrarias, o meu dever é obedecer. SE eu servir Allah sacrificando a minha vida como um mártir ele me dará o Paraiso ou senão SE as minhas BOAS ações superarem as minhas MAS ações ele também poderá me dar o paraíso como recompensa pela minha fidelidade a Ele. Minha constante Dua’ a Allah é : “ Oh Allah permita que minhas boas ações sejam aceitáveis a Ti, que todas as minhas ações e minhas ofertas (orações) sejam transformadas em um continuo esforço e minha vida seja um constante e perpetuo serviço a ti, oh meu MESTRE”. Mas a minha pergunta constante a mim mesmo é COMO EU VOU SABER se Allah ira aceitar as minhas ações? Qual o meu DESTINO ? O que Allah escreveu em minha testa no dia em que o anjo colocou o espirito dentro de mim? Vou receber o paraíso ou o inferno como pagamento? A verdade é que eu nunca saberei ate que eu termine o TESTE e chegue diante de Allah.  

É assim que o Islam descreve o sentido da vida, do proposito e do destino da vida. Que consequências esta mentalidade pode produzir em um Muçulmano? Onde isso nos leva?

Como um BUDISTA responderia a esta pergunta? Qual o sentido da vida, do proposito e do destino da vida para um budista?

O proposito da vida para o budista se resume em DUAS COISAS: Primeiro para começar o processo da RODA DA VIDA e se ESCAPAR dos desejos que são trazidos pela ILUSÃO do mundo e segundo para VOLTAR a esta vida (renascimento, não confundir com reencarnação) para guiar outras criaturas para fora desta ILUSÃO para que eles possam experimentar a libertação espiritual ou  NIRVANA (nada ou extinção). O DESTINO do Budista é alcançar um dia a remoção total da ilusão de SER e ser totalmente absorvido na realidade do VAZIO, onde "cada um é sempre seu próprio juiz e, sozinho, responsável pelo seu próprio destino".

O que você acha da forma que o Budismo descreve o sentido da vida, do proposito e do destino da vida? Que consequências esta mentalidade pode produzir em um Budista? Onde isso nos leva?
 
Como um CRISTÃO EVANGÉLICO responderia esta pergunta? 

Nossa fé depende do testemunho dos apóstolos que viveram junto a Jesus e que viram os fatos que aconteceram durante o seu ministério, morte e ressureição. Nos estamos colocando a nossa fé no testemunho dos Apóstolos. Eles nos falaram que Jesus ressuscitou e eles o viram morrer e o viram ressuscitado depois de 3 dias. A ressureição então toma um lugar de destaque no Cristianismo. Sem ressureição nossa fé não vale nada. Somente JESUS voltou da MORTE para nos dizer que existe algo além da MORTE. Ninguém jamais voltou e ninguém jamais falou o que ele falou. A morte e ressureição de Jesus alcança outros aspectos, porque ela também significa que os nossos PECADOS FORAM PERDOADOS na cruz. A ressureição também nos da GARANTIAS de que ha um destino eterno e que não sou eu quem precisa pagar a passagem para a eternidade, Jesus pagou o preço da passagem para o outro lado da vida.

Quais então são as consequências desta mentalidade para o Cristão? Como isso afeta o nosso comportamento e estado mental e emocional? Onde isso nos leva?

Continuo aguardando os seus comentários.
Rafik   

Um comentário:

  1. Pelo que posso entender, a mentalidade budista e atéia, leva a uma relativização da realidade, porém ao contrário do ateísmo, o budismo condena o prazer nas coisas da vida. Acredito porém que no fim, ambas as cosmovisões levam a um desinteresse pela vida, pois ela se torna cansativa para eles.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!