segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Em que sentido o Pai é MAIOR do que Jesus?


Um dos textos mais usados pelos muçulmanos para se afirmar que Jesus NEGOU que ele é Deus é João 14:28:

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior (اعظم) do que eu.”

Primeiramente, como veremos a seguir, Jesus NÃO ESTAVA se referindo a sua ESSÊNCIA ou NATUREZA DIVINA quando ele afirmou que o Pai era MAIOR do que ele. Jesus se referiu a sua CONDIÇÃO atual de humilhação em um corpo humano. Vou provar a seguir que “COMO UM SER HUMANO, Jesus estava em uma posição de HUMILHAÇÃO mas em breve ele iria RETORNAR para a sua posição de Gloria. Ou seja, a posição do PAI de MAIOR era apenas uma questão momentânea. Aguardem!

Os Testemunhas de Jeová ao lerem estes versos concluem que Jesus foi um anjo criado por Deus e que esta subordinado ao Pai, enquanto que os Muçulmanos concluem que Jesus não passa de um profeta humano (Sura 4:171).

Então os muçulmanos interpretam que quando Jesus afirmou que o Pai era MAIOR do que ele, ou seja, Jesus não podia ser IGUAL ao Pai em essência, em substancia, em existência, em natureza. Esqueça o que eles dizem e vamos ver o que a BIBLIA DIZ:

Mas o que a Bíblia realmente diz? Esta será a nossa investigação de hoje!

Os muçulmanos ignoram que a palavra MAIOR tem dois sentidos. A palavra MAIOR é uma forma de comparação que pode ser entendida em pelo menos duas formas:

1. Maior pode ser entendido como MELHOR, em essência, posição, hierarquia, importância ou valor. 

Um exemplo disso seria dizer que o SER HUMANO é maior do que o CACHORRO. Ao comparar o homem e o cachorro podemos afirmar que o ser humano é maior (superior e melhor) em posição, hierarquia, natureza e essência ao mesmo tempo.

2. Maior pode simplesmente ser entendido MAIS EXALTADO como alguém que ocupa uma posição mais elevada ou status em uma determinada situação ou circunstância, em um determinado momento

Por exemplo, se afirmarmos que o Presidente é maior do prefeito, ou o patrão é maior do que o empregado, NÃO significa que o presidente ou o patrão é MELHOR ou superior em essência e natureza do que outros, mas simplesmente significa que eles estão momentaneamente em uma posição mais elevada

Por exemplo, o Presidente Lula perdeu a sua posição exaltada quando deixou a presidência, e se for implicado no mensalão ele poderá perder ainda mais a sua posição elevada ou o seu status. 

Então ‘maior’ neste sentido não significa MELHOR em essência, pois todos somos humanos e temos o mesmo valor e dignidade. Somente em uma sociedade baseada em castas, o ser humano passa a ter MENOS valor do que coisas e animais. 

Qual o erro dos muçulmanos? Eles tem a tendência de interpretar as COMPARAÇÕES de Jesus com o Pai, principalmente em termos de superioridade em natureza e essência, consequentemente Deus o Pai seria mais importante, e de MAIOR VALOR. 

Qual sentido Jesus usou?
Quando Jesus afirmou que o PAI é MAIOR, sera que ele queria dizer que o PAI é MELHOR e SUPERIOR em natureza e essência OU ele apenas estava afirmando que o Pai que estava na GLORIA, momentaneamente desfrutava de uma posição superior? Sem duvida a SEGUNDA

Vejamos que a segunda possibilidade era a posição ensinada pelo Apostolo Paulo em Filipenses 2:5-11

“Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”  Filipenses 2:5-11

Veja que o Apostolo Paulo, afirmou aquilo que Jesus e os outros discípulos também afirmaram. Jesus deixou a sua posição de EXALTAÇÃO, o seu trono na Gloria, tomou uma forma humana, se humilhou mas depois da ressureição foi EXALTADO novamente.

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior (اعظم) do que eu.” João 14:28

O contexto imediato e geral do Evangelho de João, juntamente com o contexto do Novo Testamento, mostra claramente que a intenção de Jesus era bem outra. Mas como não temos o tempo suficiente para dialogar sobre todo o contexto de Joao e dos Evangelhos, iremos somente nos ocupar com o contexto de João 14.

“Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores (ويعمل اعظم) do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei João 14:12-14

O contexto da conversa de Jesus com os discípulos mostra que:
1.     Seus discípulos seriam capazes de fazer as mesmas obras e milagres que Jesus fez
2.     Seus discípulos fariam MAIORES (μείζων) obras e milagres.

MAIORES OBRAS?
Esta é a mesma palavra “μείζωνusada nos versos 12 e 28.  O próprio contexto nos diz que a palavra MAIOR não quer dizer, maior em QUALIDADE, mas sim em maior em NUMERO. Os discípulos não iriam fazer obras MELHORES do que Jesus mas sim, obras MAIS NUMEROSAS. A qualidade é a mesma mas o numero é maior. 

No próprio texto Jesus afirma isso, “aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço”, ou seja as MESMAS  OBRAS em termos de qualidade. Os seguidores de Jesus estão presentes em todos os países fazendo as OBRAS de Jesus em grande quantidade como nunca antes.

Jesus então usa a palavra “PORQUE”, ou seja, ele liga uma sentença com a outra. Por que nos seriamos capazes de realizar MAIORES obras do que Ele? Porque Ele estaria INDO DE VOLTA para o seu lar celestial. Ele estaria indo de volta para o PAI: “porque vou para junto do Pai” .

O que a IDA dele aos céus tem a ver com as OBRAS que iriamos realizar em seu nome? Jesus estaria nos céus RESPONDENDO as nossas orações. Isso alude a sua divindade.

Os versos 13 e 14 nos revelam a DIVINDADE de Jesus:

E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Qualquer coisa que me pedirdes em meu nome, vo-lo farei

Note que Jesus NÃO disse que Deus o Pai faria o que nos pedíssemos. Isso é importante notar, pois Jesus afirma que ELE MESMO FARIA o que os seus seguidores e discípulos pedissem EM ORAÇÃO. Jesus esta dizendo que as pessoas deveriam ORAR para ELE.

Somente Deus merece as nossas orações. Se Jesus não era Deus, então ele merecia morrer por blasfêmia, porque TODA ORAÇÃO deve ser dirigida somente a Deus. Somente Deus pode responder as nossas orações. Ninguem mais.

No entanto Jesus afirmou que ele seria capaz de OUVIR e RESPONDER as orações dos seus seguidores. Somente Deus poderia fazer isso! Porem Jesus afirmou que ele saberia QUEM esta orando, ONDE a oração esta sendo feita, QUANDO a oração esta sendo feita, e O QUE a pessoa esta orando. Jesus então esta AFIRMANDO que ele tem os atributos divinos de:

1.     Onisciência – Jesus SABERIA, quem, onde, quando e o que seus discípulos estão pedindo em oração.
2.     Onipotência – Jesus não limitou o numero de orações. Ele teria o PODER de responder a TODAS as orações dos seus seguidores.
3.     Onipresença – Jesus afirmou ter a habilidade de estar em todo LUGAR ao mesmo tempo para poder ouvir e responder todas as orações.

Por esta mesma razão, logo apos a ressureição de Jesus, Ele pode DECLARAR em Mateus 28:18-19: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”. Somente Deus tem toda a autoridade no universo, e Jesus declarou que ele tinha esta autoridade. Na mesma sentença Jesus declara que teria o PODER de estar presente em todos os lugares com os seus discípulos: “e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” Como seria possível Jesus estar presente em TODO lugar com TODOS os seus discípulos em TODOS os tempos? Somente Deus faria isso e Jesus afirmou que Ele era Deus.

Jesus novamente afirmou ter estes atributos divinos em João 14:23:

“Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e [o Pai e o Filho] viremos a ele, e faremos nele morada  

Jesus também afirmou que ELE e o PAI viriam ate a pessoa e viveriam espiritualmente dentro de cada um dos seus discípulos que AMAM a ELE e a sua PALAVRA. Jesus esta afirmando que ele é capaz de estar presente em todos os crentes ao mesmo tempo, na mesma qualidade que o PAI também é capaz de habitar no crente. Jesus assegurou com esta afirmação que ele é IGUAL ao PAI em ESSÊNCIA e NATUREZA.

Por esta mesma razão, Jesus também afirmou “Eu e o Pai somos um”. João 10:30. Para quem quer encontrar a verdade, a verdade esta estampada nas paginas do Novo Testamento.

Por isso Jesus não precisava ficar gritando como um doido pelos cantos da cidade “eu sou deus, me adorem”. Ele disse isso, mas com palavras sabias. Ele afirmou que possuía os atributos que somente Deus possui. Ele foi adorado porque as pessoas puderam ver quem ele realmente era, por causa da vida santa que ele viveu, por causa das palavras sabias que ele falou, por causa da sua RESSUREIÇÃO dentre os mortos.

Em qual sentido então o PAI NÃO ERA MAIOR do que FILHO?

Voltando então para o VERSO 28, porque o Pai é maior do que eu.” a luz do próprio contexto do capitulo, Jesus NÃO PODERIA estar afirmando que O PAI é MAIOR em ESSÊNCIA e NATUREZA, pois o texto prova pelo contexto que Jesus tinha a mesma ESSÊNCIA e NATUREZA do Pai. Jesus claramente disse que ele era DEUS.

Por que os discípulos deveriam SE ALEGRAR com a partida de Jesus?

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.”

Porque Jesus estava prestes a retornar para o Pai onde ele seria GLORIFICADO pelo Pai novamente com a mesma gloria que ELE TINHA antes de tomar um corpo humano. Isso fica muito claro no capítulo 17 de João.

Em qual sentido então o PAI ERA MAIOR do que FILHO?

“Agora, pois, Pai, glorifica-me junto de ti, concedendo-me a glória que tive junto de ti, antes que o mundo fosse criado  João 17:5
Jesus então afirmou que ele COMPARTILHAVA da GLORIA DIVINA que o PAI tem, mesmo antes da criação do mundo.

Que tipo de SER é este que era GLORIFICADO junto ao Pai e afirma que TEVE esta gloria antes da criação do  mundo? Em termos criacionistas Jesus então se referiu aos mais de 10 mil anos da criação. Em termos evolucionistas, Jesus então afirmou ter 13 bilhões de anos a partir do Big Bang. De qualquer forma, somente um ser divino poderia estar JUNTO AO PAI antes da criação do universo.

No entanto O FILHO em comum acordo com o PAI decidiu que por 33 anos ele se humilharia e tomaria a forma humana e se limitaria no uso dos seus atributos divinos. Então fica fácil de entender porque Jesus afirmou que o PAI ERA MAIOR do que ele.

“Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.”

Em outras palavras, Jesus esta dizendo que os discípulos deveriam se ALEGRAR por ele estar RETORNANDO ao seu trono de Gloria, junto ao PAI. Se Jesus permanecesse na terra, o PAI continuaria sendo MAIOR do que ele em termos da sua POSIÇÃO de GLORIA e AUTORIDADE e Jesus estaria em um estado de humilhação. Jesus precisava voltar ao PAI para assumir novamente a MESMA GLORIA que ele tinha antes da criação.  

Jesus afirmou em João 17:5 que ele voluntariamente havia DEIXADO a gloria que ele tinha com Deus para vir a terra e SALVAR O MUNDO dos seus pecados.

A humilhação de Jesus em um corpo humano foi temporária, pois ele AGORA JA RETORNOU para a sua Gloria nos céus e ja recebeu a AUTORIDADE do UNIVERSO novamente em suas mãos, como ele afirmou em Mateus 28:18-19: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra”.

Conclusão:
Esta passagem, em vez de provar que Jesus é um mero ser humano, na verdade é uma evidencia que Ele é DEUS, pois ele estava RETORNANDO ao PAI.

Pergunte a qualquer MUÇULMANO: Onde Jesus esta hoje?

Com exceção dos ignorantes que não conhecem a sua própria fe, eles dirão que “JESUS NUNCA MORREU e faz DOIS MIL ANOS que ele continua VIVO no céu esperando o dia do seu RETORNO a terra.

Que tipo de SER humano é este que tem este privilegio de continuar VIVO por 2 mil anos e ainda VOLTAR ao planeta terra pela segunda vez? Nem sequer Mohammed terá este privilegio.

Quem é MAIOR em posição, hierarquia, natureza e essência?
Jesus  ou Mohammed ?

Abraços do Rafik

8 comentários:

  1. TODAS as outras objeções que tratam sobre a suposta inferioridade de Jesus poderão ser respondidas com a mesma argumentação acima.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo e irmão!!
    Seu artigo é simplismente deslumbrante!!
    Eu estou lendo sempre seu blog, me orgulho de vc.
    Está sempre em minhas orações, que nosso Senhor e Salavdor Jesus te abençoei, te ilumine, te dê sabedoria!!
    Fica na paz!!

    ResponderExcluir
  3. Caro irmão,

    parabéns pelo artigo. Concordo com 99% dele.
    Apenas devo dizer que não deverias dar nenhum espaço para a "evolução", visto o perigo que esta religião ardil e diabólica representa ao Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
    Enfim, agradeço mais uma vez, não só por este, mas também pelos outros artigos (os que já vi/li)

    Que a graça, paz e misericórdia da parte de Deus Pai, e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja contigo e aqueles que amam o Senhor em sinceridade.

    Forte abraço. Fique com Deus.

    Caleb

    ResponderExcluir
  4. Que magnífico artigo ^^

    Deus te abençoe nobre irmão, esse artigo dispensa comentários hehe

    ResponderExcluir
  5. Rafik, não o conheço, mas particularmente gostei muito desse artigo.
    Espero que esse meu comentário possa acrescentar bom conteúdo ao seu Blog.
    * Deixarei apenas três versos das Sagradas Escrituras para uma reflexão:
    1 - Jesus Cristo compartilha a Glória com o Pai: "Eu e o Pai somos um." João 10:30
    2 - Os Judeus da época compreenderam claramente isso: "Os judeus responderam, dizendo-lhe: Não te apedrejamos por alguma obra boa, mas pela blasfêmia; porque, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo." João 10:33
    3 - Para encerrar meu comentário, deixo a pergunta. Quem comprou COM SEU PRÓPRIO SANGUE o Rebanho?: "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." Atos 20:28

    Fica na Paz de Deus

    Meu Blog: www.pastorfelipemiranda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!