domingo, 7 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 3


 Queridos, como vimos mais acima, toda religião terá que dar uma boa resposta para estas sete questões sobre a vida e a existência humana. Todo ser humano precisa encontrar respostas para estas perguntas para poder desfrutar de paz e equilíbrio na alma, na consciência e nas emoções.

A primeira grande pergunta que discutimos foi “Quem sou EU e de onde eu vim e para onde eu vou?

Em termos leigos, esta pergunta se refere a como a vida começou e qual a finalidade da vida. Vimos também como as quatro mais dominantes formas de pensamento ou explicações para a nossa existência e destino, influenciam os nossos pensamentos e ações: O ateísmo, o Cristianismo, o Budismo e o Islamismo. Eu fiz um apelo para você discorrer sobre as consequências e resultados desta forma de pensar, pois toda ideia gera consequências.

As sete questões são:
Quem sou eu? De onde eu vim?  
Quem é  ou o que é Deus ? O que da origem e sentido a vida?
Para onde estou indo? Existe um destino para minha viagem?
O que estou fazendo neste mundo? Qual o significado da vida neste mundo? 
Qual é o meu problema e qual é a solução? Por que existe tanto mal neste mundo?
Como eu sei se existe o certo e o errado? Ou nada é errado?
Como eu sei se algo é falso ou verdadeiro? Ou tudo é falso ou ilusão?

A segunda grande pergunta que discutiremos hoje é: “Quem é DEUS e qual é o principio fundamental da existência?” Ou seja, qual é o fator de controle do universo.

Como um ATEU ou SECULARISTA, HUMANISTA ou NATURALISTA responderia esta pergunta?

Simplesmente o ACASO! Se somos o produto de uma “explosão” e subsequentemente de uma evolução que se deu ao acaso, na mistura certa de componentes químicos que não tinham vida mas vieram a ter vida de alguma forma, e esta vida criou inteligência por puro acaso, então DEUS é o ACASO. Como dizem os ateístas, “deus é o rolar dos dados” ou seja, não ha como se prever o resultado. A vida e a nossa existência não tem sentido e nenhum proposito neste mundo. Não existe vida apos a vida e não existe deus no final da existência humana. A vida se resume em apenas tentativas de não sentir dor e preservar esta existência sem sentido.

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o evolucionista e ateísta, secularista e humanista:

Voces percebem que a pergunta sobre o SIGNIFICADO e PROPOSITO da nossa vida perde totalmente o foco quando se tem uma visão ateísta do mundo? Por que eu estou neste mundo, se o ACASO foi quem nos fez, qual é o proposito da minha existência? Um mundo sem sentido não faz sentido viver. A pessoa perde qualquer senso de proposito e direção na vida, além de viver a vida no dia a dia, comer, beber, sobreviver e um dia desaparecer. As coisas espirituais não são importante e relevantes para eles! Neste ponto alguns evolucionistas e ateístas estão dispostos a admitir que eles vivem um grande VAZIO nas suas vidas. Existe algo mais na vida além desta interminável luta por nada? O desespero toma conta de muitos e a solução para preencher este vazio, vem através de muito sexo, drogas, prazeres etc. Veja o exemplo do Raul Seixas (ainda que influenciado por Paulo Coelho) com a filosofia dele de “metamorfose ambulante”. Mais tarde ele foi influenciado pelo bruxo Aleister Crowley (fundador da igreja de satanás) que lhe ensinou o seguinte principio "Faze o que tu queres, há de ser tudo da Lei." Ou seja, nos somos deus de nos mesmos. Resultado, morreu vitima de alcoolismo.

Como um MUÇULMANO responderia a esta pergunta?

Allah is Allah! Nos somente conhecemos aquilo que Ele revelou aos seus profetas. Allah não pode ser conhecido nem contatado pelos seus servos. Ele é muito exaltado para entrar na esfera da existência humana. Ele é a única força ativa do universo, todas as nossas ações e tudo o que acontece no universo é feito por Allah. Ele é quem fez e faz toda as coisas, ate mesmo o meu escrever e o meu pensar é feito por Allah. Os seres humanos, não são mais do que instrumentos de Allah. Nada acontece no universo sem a VONTADE de Allah. Ele decreta todas as coisas (Taqdeer). Allah é o perfeito “mestre das marionetes” e nos seres humanos somente somos o objeto das suas ações no universo.

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Muçulmano:

O muçulmano passa a ser uma vitima do FATALISMO. A frase mais apropriada e que é pronunciada por todo muçulmano é “INSHA ALLAH” (إن شاء الله‎) ou seja, SE ALLAH ESCREVEU, ou decretou, ou decidiu que algo seria assim, assim sera. Não ha como mudar aquilo que Allah escreveu ou decretou. O FATALISMO mata a motivação para se melhorar na vida; “então O ANJO SERA ENVIADO para ele (feto) e SOPRARA nele o ESPIRITO (alma) e ele (anjo) escrevera e comandara quatro palavras (destino), (sobre o futuro) por escrito: sua sina monetária, seu tempo de vida, suas ações, e se é para ser maldito ou bem-aventurada apos a morte”. (http://www.40hadith.com/40hadith_sp.htm)

Como um CRISTÃO EVANGÉLICO responderia esta pergunta? 

Sim, nos acreditamos que existe um Deus que tem domínio em todo o universo, mas Deus também deu aos seres humanos um certo nível de “livre arbítrio ou vontade”. Isso nos leva a conclusão que Deus é PESSOAL e quer ser conhecido por suas criaturas. Deus nos criou para que desfrutar da sua companhia. Ele anseia por AMAR e ser AMADO por suas criaturas. Ele considera muito importante a nossa escolha de seguir ou rejeitar a Ele. Este grandioso Deus não se importou de deixar o seu trono de Gloria e descer ate a terra para viver conosco e nos resgatar da lama do pecado. Ele quer ser conhecido por suas criaturas. O próprio Deus se auto definiu como sendo AMOR (Assim conhecemos o amor que Deus tem por nós e confiamos nesse amor. Deus é amor -1 João 4:16)

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Cristão?

A minha decisão é respeitada por Deus. Não existe fatalismo pois eu posso influenciar na historia com a minha decisão de fazer o correto ou o errado. O mais importante é que Deus quer que eu escolha o certo e expresse o seu CARÁTER, a sua IMAGEM através das nossas vidas.

Como um BUDISTA responderia a esta pergunta?

Para nos budistas, não existe tal conceito de EXISTIR DEUS, pois não ha deus! O SER é irreal, o NÃO SER é real. O SER é uma ilusão. Para nos budistas o principio fundamental da não-existência é o NIRVANA ou seja a “superação da existência” que somente BUDA conseguiu ate hoje. Esta experiência é descrita como alcançar o VAZIO, o NADA, o lugar onde a existência não faz sentido.  

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Budista?

Para o Budista falar em conhecer a Deus e ter intimidade com o criador, não faz nenhum sentido. Na versão de deus do Hinduísmo, Deus é tudo e não é nada. Qual é o significado da vida então? O significado da vida é se esvaziar ate chegar a ser NADA. É caminhar para a extinção da alma e do desejo. Sera que o budista vive em um mundo real? Eles acreditam que não! Eles negam que o real seja real e tentam chegar a um lugar onde somente UMA pessoa chegou, eles nem sequer sabem como chegar ate la.

Hoje nos exploramos a cosmovisão de 4 diferente pessoas, perguntando o que eles pensam sobre Deus e o principio fundamental da nossa existência. Ficou claro que esta apresentação expõe as inconsistências, incoerências e incongruências destas formas de pensamento. Lembrem-se que as IDEIAS trazem CONSEQUÊNCIAS.

A grande maioria das pessoas nunca pensam nos “buracos” dos seus sistemas de fé e crença. Mas quando elas começam a comparar e a pensar nisso, as conclusões serão inevitáveis: JESUS TEM A MELHOR RESPOSTA.

Qual é o seu pensamento? Como o Islam traz uma melhor resposta para esta pergunta?
Abraços
Rafik   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!