segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 4



Queridos amigos, estamos discutindo sobre a forma que as culturas ou religiões tentam explicar os seus “mitos de criação, poderes e destino” ou seja “QUAL é a sua EXPLICAÇÃO que se da para a realidade?” Como e de onde a realidade surgiu?

Nos falamos sobre as diferentes respostas para as grandes perguntas sobre a vida e analisamos como a resposta bíblica é a resposta mais coerente e que condiz com a verdade e a realidade.

Nos vamos avançar um pouco mais para descobrirmos como as nossas crenças em PODERES (deuses, espíritos ou Deus ou Allah) constroem o nosso modo de ver o mundo e afeta as nossas ações.

Recapitulando:
A primeira grande pergunta que discutimos foi “Quem sou EU e de onde eu vim e para onde eu vou?

A segunda grande pergunta que discutiremos hoje é: “Quem é DEUS e qual é o principio fundamental da existência?” Ou seja, qual é o fator de controle do universo.

Hoje a pergunta ira girar em torno da experiência humana. O problema do ser humano!

A terceira grande pergunta é: Qual é o principal problema do ser humano e como este problema pode ser resolvido?

As sete perguntas que estaremos analisando são:
Quem sou eu? De onde eu vim?  
Quem é  ou o que é Deus ? O que da origem e sentido a vida?
Para onde estou indo? Existe um destino para minha viagem?
O que estou fazendo neste mundo? Qual o significado da vida neste mundo? 
Qual é o meu problema e qual é a solução? Por que existe tanto mal neste mundo?
Como eu sei se existe o certo e o errado? Ou nada é errado?
Como eu sei se algo é falso ou verdadeiro? Ou tudo é falso ou ilusão?

Qual a razão para analisarmos estas perguntas? Bom se a vida tem algum proposito, então temos que descobrir qual seja este proposito e procurar viver de forma a atingir o nosso proposito para a vida.

Esta pergunta é especialmente importante porque as religiões ou as cosmovisões procuram explicar que o ser humano tem algum PROBLEMA. Esta minha amiga que se corresponde comigo, aponta para o PROBLEMA do mundo e pergunta: Por que o mundo esta assim? Como podemos resolver este problema? O que pode ser feito?

Mesmo você, meu leitor, ao ler estas questões e analisar as suas respostas você poderá descobrir que a sua VISÃO do mundo, do real, ou cosmovisão, não esta clara, esta destorcida e desorganizada. Você terá a chance de reagrupar e reorganizar a sua cosmovisão.

Imagine agora um medico fazendo o diagnostico errado para a sua doença! Trágico não é? Minha mãe sofreu de câncer vários anos porque os médicos não acertavam no diagnostico. Uma vez que eles acertaram e detectaram o problema, ele foi resolvido. Graças a Deus hoje ela tem uma boa saúde. Pois bem, se nos fizermos o diagnostico errado para o ser humano, certamente o remédio que oferecermos não resolvera o problema, outros ate piorarão o problema. 

Como um CRISTÃO EVANGÉLICO responderia esta pergunta? 

Esta pergunta se torna muito fácil, porque a BÍBLIA se trata sobre o problema da humana de capa a capa. Tudo começou ali em Gêneses 3, onde encontramos a explicação para a QUEDA da humanidade e para a miséria humana. Foi o pecado que afetou todos os nossos relacionamentos e destruiu a nossa comunhão com Deus. Ao ler a Bíblia ficara claro que nosso problema do ser humano é o PECADO. Não só o pecado que cometemos mas a natureza de pecado que esta em nos e que herdamos dos nossos pais. O pecado afetou toda a raça humana e todos nos estamos cortados da GRAÇA de Deus. Nascemos com a propensão ao mau, ao ruim, ao perverso, ao sinistro. Não ha nada de bom na natureza do ser humano que possa agradar a Deus. Lembre-se que Deus nos deu o “livre arbítrio ou vontade própria”. Ele não nos criou como maquinas ou marionetes. Uma escolha mal feita colocou toda a humanidade em desarmonia com o universo. A SOLUÇÃO: A Bíblia diz Deus estava com um dilema: por causa do nosso pecado, a IRA de Deus se manifestou mas ele continuou AMANDO o ser humano e querendo resgatar o homem, a ponto dele mesmo vir a este mundo resolver o problema do MAL que habita em nos. Deus então nos deu uma NOVA NATUREZA através do seu perdão. Ele resolveu o problema do pecado através da morte do Filho de Deus na cruz. 

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Cristão?
Quais consequências você acha que esta mentalidade nos leva?

Como um MUÇULMANO responderia esta pergunta? 

Para o muçulmano a resposta a esta mesma pergunta nos leva para uma outra direção. O muçulmano acredita que nosso problema NÃO É PRIMARIAMENTE O PECADO mas sim a nossa propensão a NOS ESQUECER. O ser humano foi criado essencialmente BOM mas foi criado FRACO. Não existe este negocio de PECADO HERDADO ou NATUREZA PECAMINOSA. Sim a pessoa que peca é pecaminosa, MAS o ser humano não é pecador por NATUREZA. O problema do homem é que ele foi criado fraco e com propensão ao esquecimento das leis de Allah. A SOLUÇÃO que o Islam apresenta é que ha uma necessidade de se ajudar ou ate FORÇAR a pessoa a se lembrar das leis de Allah e as manter na SENDA RETA. Allah decretou então que os muçulmanos precisam ser LEMBRADOS das cinco orações diárias, em vários países existem POLICIAIS para forçar o povo a praticar as leis de Allah, para fechar os seus negócios durante a oração, para prender mulheres que andam desacompanhadas, para punir, bater e humilhar publicamente aqueles que se esquecem de cumprir os seus deveres para com Allah. 

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Muçulmano:
Quais consequências você acha que esta mentalidade nos leva?

Como um BUDISTA responderia a esta pergunta?

Para nos budistas, o problema do ser humano esta nos seus DESEJOS, nos seus  ANSEIOS. Estas coisas cria no ser humano FOME e SEDE (Trishna) de prazeres e experiências de acordo com as Quatro Verdades Nobres de Buda. O DESEJO foi identificado por Buda como sendo a CAUSA do nosso sofrimento e todos os problemas da vida. Buda entendeu que se ele pudesse chegar a um estado de NÃO DESEJAR nada, então ele experimentaria a não-existência” ou seja o “NIRVANA ou a “superação da existência” onde existe o VAZIO, o NADA. Buda ensina que o homem precisa abandonar a “ilusão desta vida” (avidia) para entrar na realidade final que é a  não existência. A SOLUÇÃO do budismo para o homem esta em “deixar de existir” no plano material, para entrar na realidade do imaterial, o Nirvana.  

Consequências da mentalidade (maneira de pensar) para o Budista?
Quais consequências você acha que esta mentalidade nos leva?

Como um ATEU ou SECULARISTA, HUMANISTA ou NATURALISTA responderia esta pergunta?

Geralmente o ateu culpa a sociedade e a educação religiosa que o ser humano recebe e aponta que o MAL esta nas nossas concepções religiosas. Eles dizem que as pessoas matam e se explodem por causa da religião, pois elas acreditam que Deus ou Allah as comandaram fazer isso. Eles creem de alguma forma que se o homem não tiver religião ou nenhuma crença (como o filosofo JOHN LENNON propôs em sua musica Imagine), isso colocara a humanidade no caminho da paz. Porem ha muitos honestos ateístas que admitem que o problema do ser humano vai além do que religião, e esta relacionado com a propensão do homem ao MAL e a DESTRUIÇÃO. Este aspecto da experiência humana é a mais fácil de detectar e analisar pois ela esta presente em qualquer lugar do mundo. Onde quer que um ser humano seja colocado com outros, haverá lutas, guerras e mortes. Qual a SOLUÇÃO do ateísmo para o problema do homem? O RACIONALISMO. A ciência ira explicar e oferecer as respostas para a vida. A educação e a iluminação do ser humano ira afasta-lo dos seus conceitos religiosos ultrapassados e finalmente o homem ira entrar na era da RAZÃO onde FE não entra. Não se precisa explicar o mundo que tenha um deus ou espíritos. A CIÊNCIA é DEUS para eles. Não existe proposito e nem significado para a vida. Eles apenas vivem ou vegetam sem a nutrir a esperança de que haverá algo além da morte. Por que estamos neste planeta? Por que o planeta Terra tem todas as condições perfeitas para sustentar e criar vida? Resposta: EU NÃO SEI! Na verdade o maior problema do ateísta é que ele não sabe ou não descobriu para que ele vive.

Uma nota sobre o ponto de vista ateu é que eles se esquecem que milhões de pessoas também foram mortas pelos ateus. Os ateus são tão hábeis e capazes para a destruição quanto qualquer outro ser humano religioso.

Hoje estamos vivenciando um “híbrido” de duas filosofias ou o “cruzamento entre duas cosmovisões”. A ideia de se ter uma ESPIRITUALIDADE sem DEUS esta se tornando cada vez mais comum. Eu vou falar sobre isso mais tarde porque esta é uma das grandes características da era pós-moderna.

Qual a melhor resposta para esta questão do problema e para a solução do mal que aflige a humanidade? O que você pensa sobre isso?
Aguardo os seus comentários

Rafik 

Um comentário:

  1. Não creio em uma melhor solução para o problema, mas em uma unica solução, aquele que conhece a Cristo VERDADEIRAMENTE sabe que a unica solução é CRISTO, sem ele fazemos guerras, destruímos nossas vidas, não temos paz e procuraremos paz onde não poderemos achar. Creio que o coração do homem é tão mal que esse mal que nos assola só terá fim na eternidade,e somente para aqueles que estiverem com Cristo.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!