sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 6


Achei que o nome dos artigos não estavam bons e os mudei para "Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão"

A pós-modernidade nos revelou que a cabeça das pessoas esta confusa, bagunçada e desorganizada. Este é o espirito da nossa época. O Brasileiro gosta de repetir que “religião e politica” não se discute. A ideia por trás desta frase é que estes pontos de vistas são privativos, pessoais e não do interesse publico. A religião foi privatizada.

Hoje as pessoas relutam para discutir se ALGO é VERDADE ou MENTIRA. O que a sociedade pós-moderna decide qual é a verdade de acordo com os seus gostos, de acordo com o que mais lhes convêm! A verdade passou a ser aquilo que EU DECIDO ser a verdade.

Mas como eu posso detectar as diferenças essenciais dos sistemas religiosos ou filosóficos, em vez de lidar somente com as similaridades superficialidades?

As perguntas que ja analisando foram:
Quem sou eu? De onde eu vim?   
Quem é  ou o que é Deus ? O que da origem e sentido a vida?
Qual é o meu problema e qual é a solução? Por que existe tanto mal neste mundo?
O que estou fazendo neste mundo? Qual o significado da vida neste mundo? 

Estas são perguntas ONTOLÓGICAS ou seja, relacionadas com a natureza do SER e da realidade de Deus, dos espíritos, da alma, do homem e do proposito e destino da vida. Nos analisamos como os ateus, naturalistas, cristãos e muçulmanos respondem a estas perguntas chaves da vida.    

Uma nota sobre o Budismo:
Os Budistas são os únicos que não tem uma explicação ontológica (do ser, de existir) na sua percepção da realidade, pois a realidade é o NADA e o NADA é real para o budista. Em um site budista encontramos a seguinte explicação: “Não há razão para se supor que o mundo tenha tido um início. A idéia de que as coisas devam ter um começo é realmente algo devido à pobreza de nossos pensamentos”. Para o budismo, a pergunta de origem não tem o menor valor, porque a vida “nada mais é que samsara – o ciclo de repetidos nascimentos e mortes”. A tarefa do homem é se LIBERTAR da ilusão deste mundo e alcançar a realidade do Nirvana (extinção).

Neste momento estaremos entrando em uma área da filosofia que se chama “epistemologia”. Não se assustem com o nome, isso somente significa, o “ramo da filosofia que se ocupa dos problemas que se relacionam com o conhecimento humano, refletindo sobre a sua natureza e validade”.

Como eu sei se algo é falso ou verdadeiro? Ou tudo é falso ou ilusão?

Hoje estaremos lidando com uma das perguntas mais interessantes da serie.

Ou seja, como eu posso saber QUALQUER COISA?
Se eu sei algo, então como eu sei, que o que sei, é a verdade?
Como eu posso reconhecer o falso do verdadeiro?
Como você sabe que algo é verdade ou mentira?
Como vocês sabem que aquilo que vocês pensam é a verdade?
Como saber que aquilo que eu acredito é realmente verdade? Como eu posso decidir qual informação é confiável, correta, acurada e cuidadosamente verificada?

Esta é a área em que A GRANDE MAIORIA DOS SERES HUMANOS, não tem a mínima ideia de como responder a estas questões. Geralmente a resposta gira em torno de: EU não tenho ideia! Ou Eu só ACHO que é assim! Ou Eu GOSTO do jeito que ele/ela fala! Ou, Ele parece tão sincero! Ou a ciência e a logica diz que é assim! Ou meu pastor, padre ou xeique disse que é assim! Etc.

Este é um dos meios que as pessoas usam para CLASSIFICAR as suas crenças e o conhecimento que elas tem: As EMOÇÕES. Outras pessoas são persuadidas através da logica e da razão.

A ciência que é considerada um DEUS para muitos hoje em dia, se propõe a dar respostas para muitos aspectos da vida, mas nunca respondera a pergunta do proposito da vida, ou porque as pessoas amam, ou porque algo é considerado bonito, ou como a matéria criou inteligência. Seria tudo isso simplesmente, o processo químico e o trabalho de hormônios no cérebro humano? A vida é muito mais complicada do que isso, mas para algumas pessoas estas explicações mecânicas fazem sentido e elas estão satisfeitas com a superficialidade delas.

Mas o que fazer com aquelas informações que não se alinham com a nossa logica e a ciência?

Todos os aspectos da vida estão interligados, existe uma visão holística da vida que o naturalismo não considera. O aspecto espiritual da vida é uma REALIDADE e ela não pode ser simplesmente ignorada como os ateus fazem, e dizem que isso é produto da nossa imaginação. Mas quem ou como esta imaginação se formou? Do acaso? Então isso causa um efeito ‘dominó’ em toda a nossa vida.

O Ponto de vista Naturalista do mundo

Somente o mundo físico é real, não existe o mundo espiritual. A realidade ou o mundo físico, surgiu a partir do acaso, ele não foi causado por deuses, espíritos, demônios ou anjos. Não existem outros mundos espirituais fora deste mundo. 

Faz algum tempo atrás que assisti outro filme interessante com Nicolas Cage chamado “O PRESSÁGIO” (Knowing). Este professor de astrofísica, que tinha uma cosmovisão totalmente NATURALISTA começou a ver que o mundo não é um sistema fechado e que existem coisas neste mundo que não tem explicação linear e logica e que não se encaixam na nossa forma mecânica de ver as coisas. O filme não deixa claro se os visitantes são anjos ou extraterrestres, mas para efeito do meu argumento, eu so quero dizer que as pessoas não sabem o que fazer com aquelas informações que contradizem ou não se alinham com a sua logica ou cosmovisão.

Mas o que fazer como pessoas que tem revelações, visões, sonhos, premonições, aparições, profetas, médiuns etc. Qual resposta daremos para estes fenômenos? Seria justo somente dizer que estas pessoas estão loucas? Existe algo além do que isso?

Deixe-me contar uma historia:
“Uma ex-muçulmana que mora aqui me contou como ela se tornou uma Cristã. Anos atrás, um dia ela estava ‘rezando’ e durante a rakat ela então teve uma visão de um homem que a sua cabeça tocava os céus. E ele disse a ela: “EU SOU A PORTA”. Ela nunca tinha ouvido isso antes e nem sabia o que aquilo significava. Mas ela sabia que aquele homem não era um homem comum. Ela contou a visão para a sua família, que os deixou preocupados, pois eles pensaram que ela havia visto um demônio. Mais tarde alguém lhe mostrou na Bíblia que Jesus foi quem disse “EU SOU A PORTA”. Ela então começou a anunciar a toda a sua família que Jesus a tinha visitado e que ela estaria agora sendo uma Cristã. A família a tratou com muita dureza e os Xeiques a convenceram que ela tinha visto um DEMÔNIO se passando por Jesus. Ela não aguentou aquela tortura emocional e psicológica e tentou se suicidar se jogando do segundo andar do prédio. Mas sobreviveu e quebrou a perna em vários lugares. Em recuperação no hospital depois de um mês de tratamento, os médicos decidiram em amputar a perna dela. O mesmo Jesus apareceu para ela novamente e ela limpou as feridas da perna e logo a perna sarou. Hoje ela é uma Cristã fiel e não se importa com a perseguição da família. Ela sabe que Jesus veio ate ela e a escolheu para servir a ele. Nada mais importa para esta irmã.”  

O que fazer com este tipo de visões? Existe alguma explicação cientifica para isso? Mas ela não foi a única e nem será a ultima. Existem MILHARES de pessoas ao redor do mundo que estão relatando as suas visões de Jesus e estão pagando um alto preço por terem sido visitados por Ele.

Eu escolhi este vídeo abaixo por que o Dr. Nabil (recentemente formado em Medicina) era um apologista muçulmano e se converteu depois de confrontar vários Cristãos e ter uma visão com o Cristo Vivo. A sua vida foi transformada.


Neste canal do Youtube você encontrara mais de 100 testemunhos de muçulmanos que tiveram uma visão com Jesus e se converteram ao Cristianismo por causa destas visões: https://www.youtube.com/user/Muslims4Jesus/videos?view=0

O que fazer com todas estas manifestações sobrenaturais? Como explicar cientificamente estas visões e aparições? Como explicar a existência de Deus, anjos e demônios cientificamente? IMPOSSÍVEL.

Milhares de muçulmanos entenderam que estes sonhos só poderiam ser mensagens de Deus para suas vidas. Eu não tenho duvidas que o mesmo Deus que enviou o ANJO ate Cornélio (Atos 10) é o mesmo Deus se comunicando com Muçulmanos, Hindus, Budistas hoje e os chamando para a um relacionamento com o Deus Vivo e com seu Filho Jesus Cristo.

Os Sistemas de classificação da realidade: Naturalista ou Supranaturalista  

Cada ser humano tem um “sistema de classificação” da informação que eles recebem.

Os Supranaturalista, admitem a existência do sobrenatural, Deus, deuses, espíritos, anjos, demônios etc, explicam a existência da realidade.

Para os naturalistas, quando eles recebe uma informação do “SUPERNATURAL”, eles querem logo dar uma explicação logica e cientifica para aquilo que eles ouviram. Eles assumem que somente aquilo que pode ser EXPLICADO pela ciência é a verdade. Se alguma informação contradiz esta PRESSUPOSIÇÃO, eles dirão que irão estudar mais e logo logo surgirão explicações logicas e cientificas para o ocorrido. Eles não estão interessados nestas evidencias e as tratam como irrelevantes. Em outras palavras eles se fecham para o sobrenatural e somente aceitam evidencias que não contradizem os seus pontos de vista.

É assim que algumas pessoas determinam o que é IMPORTANTE e o que NÃO é  IMPORTANTE para elas. Por esta razão você escolhe a sua revista preferida, o seu jornal preferido e a sua religião ou filosofia preferida. Os sistemas de classificação da realidade nos possibilitam jogar na lixeira da nossa mente aquelas informações que não queremos considerar como sendo validas. Na mídia isso se chama “informação tendenciosa”.

Qual problema isso causa? Quando alguém não esta interessado em ouvir os outros pontos de vistas, ela nunca poderá chegar a nenhum conhecimento da verdade.

O fundação do conhecimento:
A fundação, o alicerce e o estabelecimento do conhecimento esta justamente nas diferenças. Quando se enfatiza as SEMELHANÇAS acabamos destruindo o próprio fundamento do conhecimento. Se tudo é parecido ou semelhante, então na HA NADA DE NOVO PARA SER APRENDIDO.

Lembrem-se que a VERDADE ABSOLUTA EXISTE e pode ser conhecida. Lembrem-se que “onde NÃO existe comparações, NÃO existe conhecimento”. O conhecimento não reside nas semelhanças mas sim nas diferenças. As diferenças nos forçam a tomar uma decisão e fazer uma escolha.

Todas as religiões do mundo e todos os sistemas filosóficos são diferentes e eles respondem as SETE questões da vida de forma totalmente diferente umas das outras.

Em suma: “As diferenças entre as religiões são fundamentalmente diferentes e superficialmente semelhantes”  (Ravi Zackarias)

A filosofia popular de que “toda religião é a mesma coisa” e que devemos enfatizar as semelhanças entre as religiões é basicamente falsa e não condiz a realidade, pois existe uma diferença muito grande entre acreditar em um céu onde não haverá casamentos (cristianismo) e em um céu totalmente sensual (islamismo).

Ou seja, as escolhas e decisões que fazemos na vida, são importantes e terão um grande impacto nas nossas vidas, em nossas famílias e comunidades.

Fonte de Autoridade
Isso nos leva a uma outra pergunta sobre O QUE ou QUEM DECIDE se algo é a verdade ou mentira? Onde eu baseio a minha FONTE de autoridade? Na Bíblia, no Alcorão, na ciência, nos meus sentimentos, ou na minha própria mente? A questão da FONTE de AUTORIDADE se torna relevante: Qual fonte de autoridade me persuade sobre a verdade?

Geralmente a fonte de autoridade esta contida em alguma coleção de livros sagrados: Qualquer coisa que estes livros digam, elas passam a ser a VERDADE para o fiel. Qualquer coisa que contradiz o “seu livro sagrado” é falso. O conceito de Deus é a fundação de quase todo sistema religioso para se descobrir a verdade.

Para o Cristão Evangélico, ele dirá que é a Bíblia SOMENTE.
Para o Cristão Católico, ele dirá que é a Bíblia mais as TRADIÇÕES.
Para o Muçulmano, ele dirá que é o Alcorão e as TRADIÇÕES.
Para o Ateu, ou o agnóstico, ele dirá que é a, Cultura, a Emoção, a Razão ou a Ciência.
Para o Budista, ele dirá que são os ensinos de Buda
Para o Hindus, ele dirá que são os livros Gita

Meu ponto é que a sua autoridade máxima determina aquilo que você acredita. Ela representa o FILTRO daquilo que você cre ou rejeita crer. Nesta ponto da nossa conversa iremos detectar muitas das INCONSISTÊNCIAS da nossa logica epistemológica. 

Qual o objetivo deste exercício? Sera começar a QUESTIONAR se realmente aquilo que consideramos a autoridade máxima para explicar a vida e a realidade, realmente nos oferece as melhores respostas para a vida.

A agulha da verdade no “palheiro das ideias”
Voces ja se perguntaram, por que existem tantas religiões e tantas seitas dentro do Islam, do Cristianismo, do Budismo, do Hinduísmo. Por que tanta confusão? Como podemos  distinguir a verdade da falsidade? Como podemos analisar todas estas informações ate  acharmos “a agulha da verdade” no “palheiro das ideias”?

São todas as religiões basicamente a mesma coisa e so discordamos no superficial? De jeito nenhum, “As diferenças entre as religiões são fundamentalmente diferentes e superficialmente semelhantes”  (Ravi Zackarias)

Exemplo da salada do pluralismo e relativismo dos nossos tempos

Pode ate parecer piada, mas não é! Pesquisando na Internet eu encontrei uma pessoa que ilustra o quanto a mente das pessoas estão bagunçadas e desorganizadas. As contradições essenciais entre as diferentes religiões não são questionadas. Porem a pessoa abaixo amalgamou as influências de várias correntes de pensamento em um sincretismo estranho e ilógico e acabou adotando aquilo que a agrada e descartou o resto.  As minhas observações estão entre [ colchetes ].

Veja a ‘salada’ teológica e filosófica que esta pessoa fez:

Acredito nesta tese, pois acho q DEUS criou [criacionismo] seus filhos p/ evoluírem [evolucionismo], e também acredito na reencarnação [hinduísmo], mas não sou de nenhuma religião [relativismo], se alguma defende esta tese não quer dizer q seje dele [relativismo], pois verdade e mentira sempre serão as mesmas independente de onde vier [relativismo], e também só a reencarnção [hinduísmocoloca justiça nas diferenças, pois um espírito não se sabe de onde vem e p/ onde vai [animismo], e também acho q Cristo veio pra ser crucificado p/ pagar os pecados [cristianismoq Ele mesmo originou [satanismoqdo era Adão e ai pagou sua dívida carmática [hinduísmo] e com isto pagou pelos nossos pecados [cristianismoe quem pecou a partir dai, pecou por conta própria [islamismo]. Creio q Ele evoluiu [mormonismo] e já não peca mais, e como consta na Biblia Ele nasceu com nome de Emanuel  [cristianismoe depois do jejum q foi lhe revelado ser Filho de DEUS [mormonismo] e também esperimentou todos os pecados do mundo antes do jejum [satanismo], lógico q sem livre arbítrio, mas pra ter o poder de julgar as pessoas, pois assim pode constatar q não havia um ser na terra sem pecados  [cristianismo]. Por favor apnem com respeito as diferenças. [pós-modernismo]

Não da pena de uma pessoa como esta? Eu tenho compaixão, pois elas estão tão cegas que nem conseguem ver todas as contradições nesta colcha de retalhos que ela construiu na sua mente. Os erros ortográficos pertencem a própria pessoa. Alias, esta pessoa tambem deve pensar que os erros ortográficos são as formas corretas de se escrever.

Quando acreditamos que TUDO é basicamente a mesma coisa, então NADA é a verdade. A logica, a razão e a fé desmentem que “todos os caminhos levam a Roma”. Todas as religiões e filosofias respondem as SETE perguntas da vida de forma diferente. O conhecimento não reside na semelhança destas religiões mas no contraste destas religiões.

A logica nos diz que duas explicações contraditórias não podem ser ambas verdadeiras. Uma deve ser a verdadeira e as outras devem ser invenções da mente humana, ou dos demônios. 

Precisamos começar a NOS QUESTIONAR se realmente aquilo que consideramos a FONTE de autoridade máxima nas nossas vidas, realmente nos oferece as melhores respostas para a vida. Nos somente saberemos se estudarmos as diferenças e não as semelhanças.

As diferenças entre as religiões nos forçam a tomar uma decisão e esperançosamente as pessoas farão uma escolha para a VERDADE que é Jesus Cristo: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida.”

Que Deus tenha misericórdia da raça humana e que Ele resgate muitos que estão em duvidas e querendo conhecer a verdade.

Abraços
Rafik 

Um comentário:

  1. Muito boa essa explicação.

    É algo do tipo que tento explicar todo dia a meus amigos e colegas de trabalho. A mente deles está tão embaçada com esta visão relativista e sincrética, que fica difícil conversar com eles.

    As vezes chego a expor a contradição do pensamento deles, mas mesmo assim eles não aceitam o que eu digo.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!