sábado, 6 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 1


Como entender as pessoas? 

Esta era a pergunta que Freud tentou responder e ate hoje não conseguiu. 

O que esta acontecendo hoje em dia na nossa cultura que torna quase impossível ter uma conversa significativa com alguém? Eu estou tentando conversar com uma pessoa através do email, mas parece que nao se chega a lugar nenhum. Por que isso acontece?

Se ja é difícil conversar com alguem da nossa própria cultura quanto mais seria conversar e entender alguém diferente? Então, entender a nossa própria cultura é algo primordial para se construir pontes de dialogo, mas a coisa se complica muito mais quando estamos lidando com gente de outras culturas e outras religiões.

Jesus disse ao Apostolo Paulo que parte do trabalho dele seria: “abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim” (Atos 26:18)

Nestes momentos descobrimos que o ABRIR os olhos de alguém é algo extremamente difícil. Sem entender a mente da pessoa, o que ela acredita, entender o mundo interno da pessoa, é quase impossível ABRIR os olhos dos nossos amigos.

O melhor modo de ajudar estes nossos amigos, é fazer-lhes BOAS perguntas. Através de BOAS perguntas podemos entrar dentro da mente e do coração de alguém para efetivamente transmitir a mensagem do Evangelho.

Através das perguntas, podemos avaliar e entender os conceitos mais profundos do coração de uma pessoa, ou seja, como as pessoas percebem a VERDADE ULTIMA, como elas encaram a VIDA, quais são os valores e crenças que norteiam a vida de uma certa pessoa. Porem isso pode levar tempo, ate que a pessoa esteja disposta a ser honesta com você e com ela mesma a respeito das suas crenças e valores.

Hoje não se fala tanto em QI (coeficiente intelectual), mas se fala muito em QC (coeficiente cultural) e QE (coeficiente emocional). Ou seja, aquilo que você vê ou percebe superficialmente em uma pessoa, na verdade não é aquilo que a pessoa realmente é. Existem níveis mais profundos do pensamento e do emocional em que devemos nos aprofundar para entender as pessoas. Mas as pessoas não se abrem!

Áreas de presunções e pressuposições:
Toda pessoa traz a sua própria bagagem daquilo que é real ou fictício. Ao conversarmos com elas, percebemos que muitas vezes estamos falando a mesma coisa, mas dando significados diferentes as nossas palavras. A conversa parece truncada e saímos dali com a nítida impressão que se falou muito mas não houve entendimento de nada. Isso se deve por causa das nossas presunções e pressuposições sobre o real ou fictício.

Existem algumas perguntas que qualquer religião ou cultura precisa responder para a pessoa.

Quem sou eu? De onde eu vim?   
Quem é  ou o que é Deus ? O que da origem e sentido a vida?
Para onde estou indo? Existe um destino para minha viagem?
O que estou fazendo neste mundo? Qual o significado da vida neste mundo? 
Qual é o meu problema e qual é a solução? Por que existe tanto mal neste mundo?
Como eu sei se existe o certo e o errado? Ou nada é errado?
Como eu sei se algo é falso ou verdadeiro? Ou tudo é falso ou ilusão?

As nossas presunções e pressuposições sobre a vida e a morte tentem responder a estas perguntas.

Com o ressurgimento do “NOVO ATEÍSMO” e com o crescimento do ISLAMISMO e das religiões ORIENTAIS tais como o budismo e hinduísmo, as pessoas se veem em um labirinto de ideias que lhes rouba a paz mas poucas tem coragem de falar abertamente sobre isso, mesmo porque não sabem como se expressar.

Hoje as pessoas no ocidente questionam quase tudo sobre religião, principalmente sobre o CRISTIANISMO. Hoje as pessoas estão abertas ao NOVO, as novidades do mercado espiritual e estão rejeitando o “velho e conhecido” Cristianismo. No entanto na Índia, os Hindus estão cansados do hinduísmo, e no mundo Islâmico existe um êxodo (migração) para o ateísmo e para o Cristianismo. O ser humano é um ser insatisfeito.  

Os muçulmanos tem uma visão de mundo semelhante ao nosso mas ao mesmo tempo diferente a do cristão. No entanto as semelhanças são superficiais enquanto que as diferenças são fundamentais.

O que geralmente descobrimos é algo interessante: A grande maioria das pessoas hoje tem uma visão de mundo e de realidade INCOERENTE e CONTRADITÓRIA. Uma pessoa pode abrigar ideias que são mutuamente contraditórias e não ver problema na sua própria contradição. 

A boa noticia é que muitas delas também não estão satisfeitas com as conclusões sobre as suas próprias presunções e pressuposições e estão a procura de respostas.

As pessoas do nosso século tendem a ter uma visão de mundo muito eclética, ou seja, elas juntam as suas ideias de varias fontes e tentam criar uma visão de mundo que seja coerente e as satisfaz. 

As presunções e pressuposições que faziam parte da cultura brasileira ha 20 ou 30 anos, não existem hoje. Quando vivemos em um mundo que traz centenas de opções religiosas, veremos que as pessoas tem pontos de vistas totalmente diferentes e que a própria pessoa se contradiz inúmeras vezes dentro da sua própria crença e valores. 

O meu objetivo é então oferecer uma chance para se tirar o NEVOEIRO dos olhos da pessoa, para que ela possa começar a enxergar o mundo da forma como ele realmente é. Este é o primeiro passo para que a pessoa abra os seus olhos. 

As pessoas precisam ser ajudadas a entenderem o seu próprio visão de mundo e ver como elas estão sendo incoerentes e contraditórias. Quando elas percebem que estão sendo contraditórias, neste momento se abre uma porta para elas entenderem a superioridade do ensino de Jesus e como somente ele responde a todas estas perguntas de forma a satisfazer a nossa alma. 

Ate mais
Rafik 

Um comentário:

  1. "O ser humano é um ser insatisfeito."
    É irmão, isso é a mais pura verdade. Eu tenho debatido com muitos ateus ultimamente, debato também com espiritualistas, agnósticos, entre outros.

    Realmente as pessoas estão muito confusas, é dificil dialogar, quando você tenta expor o problema, muitas delas tendem a lhe taxar de arrogante, e para piorar, elas tendem a ser muito ignorantes.

    São tempos difíceis, que até "cristãos" tem se rendido a esta mentalidade distorcida.

    O relativismo tem dominado nossa sociedade. Certa vez discutindo com um amigo, toda vez que tentava falar sobre lei moral absoluta - referindo-me que se um Criador de todas as coisas existe, então Ele é quem estabelece as leis e a verdade vem dEle - uma das pessoas com quem debatia perguntava: Mas e shiva? Ou seja, a mente dela não conseguia abstrair por um segundo sequer o pluralismo religioso. Então numa manobra tive que tentar ajuda-lo a sair desta rede, o que no fim ,acho, que deu certo, ele acabou entendendo o que eu lhe explicava.

    Mas sim, está difícil, muito se fala, pouco se entende.

    Nós servos do Senhor, precisamos estar mais do que nunca preparados, para o que há de vir, pois a tendência é para pior.

    DEUS te abençoe.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!