domingo, 15 de abril de 2012

O AMOR IMPERFEITO de Allah


O AMOR IMPERFEITO de Allah

O Deus da Bíblia, chamado Yahweh se autodenominou um Deus de amor.

“O Senhor não tomou prazer em vós nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que todos os outros povos, pois éreis menos em número do que qualquer povo; mas, porque o Senhor vos amou, e porque quis guardar o juramento que fizera a vossos pais, foi que vos tirou com mão forte e vos resgatou da casa da servidão, da mão de Faraó, rei do Egito.”  (Deut. 7:7-8)

Deus revela que o amor dele por Israel não se deve a algo que Israel tenha feito para merecer o amor, mas por causa das PROMESSAS de DEUS a Abraão.

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”  (Gênesis 12:1-3)

Era justamente com o objetivo de ABENÇOAR toda a humanidade que Deus escolheu Abraão.

Deus sempre quer abençoar, porque a sua natureza é AMOR. Porem não se esqueçam de que Deus também precisa exercer a sua JUSTIÇA. Não há amor sem justiça e não há justiça sem amor. O amor e a justiça de Deus andam lado a lado. Somente Deus pode equilibrar o amor e justiça. O Amor sem a justiça se torna banalidade. A justiça sem o amor se torna brutalidade. 

Eu quero demonstrar que Allah não tem este equilíbrio perfeito entre amor e justiça. Alias o atributo de Allah que mais se destaca é a SOBERANIA dele. Allah faz o que quer e não esta nem sequer preso a sua própria palavra. Isso ira ficar claro mais adiante.

O amor de Allah no Alcorão 
Logicamente os Muçulmanos irão afirmar que Allah é um deus de amor. Eles dirão que um dos 99 nomes de Allah é Al-Wadud, ou “O Afetuoso” (Sura 11:90 e 85:14).

Porem o que eles ignoram ou não querem te dizer é que o Alcorão descreve o amor de Allah somente em termos de “CONDIÇÕES”. Allah também é descrito em termos daquilo que ele “não gosta”. Allah somente ama a quem merece ser amado e odeia os não muçulmanos.


Qual diferença isso faz?

Deus, pelo menos o Deus da Bíblia sempre quis ter um relacionamento de PAI para FILHO com o seu povo.
“Tu lhe dirás: assim fala o Senhor: Israel é meu filho primogênito.”  (Êxodo 4:22)

Nada mais justo do que comparar o relacionamento familiar neste caso. Digamos que voce tenha um pai ou um marido ou um familiar que lhe diga que ele somente te amara se voce fizer isto ou aquilo. Se voce não cumprir as exigências, então voce recebera ódio em troca. Voce pode ver o problema existencial que isso causa? 


Mas qual é a esposa ou marido ou filho que gostaria de ouvir que o amor esta condicionado ao dinheiro, sexo, diversão, boa casa, bom carro ou algum tipo de comportamento? Todo mundo sonha com um amor sacrificial e incondicional e que somente o Deus da Bíblia pode oferecer. Nenhum ser humano que não esteja “louco” ou com suas faculdades morais e mentais alteradas, gostaria de se relacionar com alguém que condiciona o amor a alguma outra “coisa”.

Veja também o que o Apostolo Paulo escreveu sobre o Amor em 1 Coríntios 13

“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;...” (1 Cor 13:4-8)

Se nos seres humanos imperfeitos não admitimos este tipo de relação condicional, porque iríamos admitir que Deus somente nos ame se fizermos algo para ele? O próprio Deus da Bíblia diz que ele nos amou mesmo quando éramos pecadores ou seus inimigos.

Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. (Romanos 5:8)

O que encontramos no Alcorão?
Sura 2:195 - Allah ama/aprecia os benfeitores
Sura 2:222 - Allah ama/estima os que arrependem e cuidam da purificação
Sura 3:76 - Allah ama/aprecia os tementes
Sura 3:146 - Allah ama/aprecia perseverantes
Sura 3:159 - Allah ama/aprecia aqueles que (a Ele) se encomendam
Sura 5:13 - Allah ama/aprecia os benfeitores.
           
Para merecer o amor de Allah, voce precisa fazer algo em troca. Voce nunca ira encontrar versos no Alcorão onde diz que Allah ama o ser humano incondicionalmente, ate mesmo os seus inimigos.

Veja o que Jesus disse sobre aqueles que amam somente a quem lhes ama:

“Se amais os que vos amam, que recompensa mereceis? Também os pecadores amam aqueles que os amam.” (Lucas 6:32)

Em outras palavras, o amor do Deus da Bíblia não depende das ações, rituais, condição ou de qualquer coisa que voce faça para merecer o amor de Deus. Por esta razão JOÃO 3:16 é o verso da Bíblia que explica quem é Deus e o que ele fez por nos para demonstrar o seu AMOR.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)

Ao ler o Alcorão é fácil notar que Allah na verdade não ama a ninguem se a pessoa não for digna de receber o seu amor. Como um escravo, o muçulmano precisa trabalhar duro para agradar ao seu mestre. O mestre na verdade não ama o escravo. Allah não esta interessado em se relacionar com seus escravos, ele somente quer ser obedecido e seus rituais cumpridos.

O mais interessante é que Deus oferece um relacionamento de FILHO e de AMIGO conosco e muitos REJEITAM para se submeter a uma relação de ESCRAVO.

Já não vos chamo servos, ...; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” (João 15:15)

Considere que Allah também ofereceu o paraíso para Adúlteros e ladrões. Allah não se importa em ACEITAR no paraíso alguém que tenha COMETIDO ADULTÉRIO E ROUBO, mas ele não pode ter cometido SHIRK:

Bukhari Volume 2, 23, 329: “Narrado por Abu Dhar: O Apostolo de Allah disse: “Alguém veio ate mim da parte do meu Senhor e me deu noticias (boas notícias) que se qualquer um dos meus seguidores morrer, sem ter adorado nada juntamente com Allah, ELE ENTRARA NO PARAÍSO.” Eu perguntei, “MESMO QUE ELE tenha cometido ato sexual ilícito (adulterio) e roubo?” Ele respondeu, “Mesmo que ele tenha cometido ato sexual ilícito (adultério) e roubo.”

Fica difícil aceitar um deus e um profeta que tem valores morais relaxados como Allah e Mohamed tiveram.

Se um DEUS que se diz PERFEITO somente AMA a quem LHE AMA, ele não esta acima de nenhum outro SER HUMANO. Allah se torna tão humano quanto todos nos. Porque de acordo com Jesus, mesmo os PECADORES amam aos que os amam.

Somente o Deus verdadeiro pode expressar o verdadeiro e puro amor, o amor perfeito que por definição, é o amor que ama sem interesse nenhum de receber algo em troca. 

O deus do Islam não é perfeito porque o seu amor não é perfeito. Allah sendo sozinho, então houve um tempo antes da criação em que Allah não amava ninguém alem de si mesmo.

O Deus verdadeiro nos amou mesmo antes da criação do Universo: 

“... como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”  (Efésios 1:4)

Somente o Deus da Bíblia pode amar aquele que não merece ser amado. Somente o Deus da Bíblia procura salvar aquele que esta perdido. Somente o Deus da Bíblia viria a este mundo para MORRER pelas suas criaturas que ele tanto amou. 

Mas este NÃO é o quadro de amor que Allah oferece a humanidade no Alcorão. Allah é incapaz de amar aquele que não merece ser amado. O amor de Allah é somente uma via, o amor de Allah é condicional (depende da sua obediência ou daquilo que voce faz de bom) e como Jesus disse “Também os pecadores amam aqueles que os amam”.

Agora vocês poderão apreciar / entender um pouco porque o Deus da Bíblia quis ser chamado de PAI nas Escrituras. Porque ele queria exemplificar o amor de uma família. Ainda que ele é o Rei do Universo, ele preferiu também ser chamado de PAI e não de mestre.

“...a fim de recebermos a adoção de filhos. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!”  (Gálatas 4:6)

Imagine por um minuto que voce é um pai ou mãe, que ama seu filho/filha! O seu amor sera condicional ou incondicional? Por mais que o filho ou a filha seja um “presidiário”, um assaltante, uma prostituta etc, o pai/mãe sempre amara ao filho/filha incondicionalmente. Ou seja, os seres humanos amam mais perfeitamente do que o próprio Allah.

Voce nunca encontrara este tipo de amor incondicional no Alcorão. Alias é blasfêmia no Alcorão se referir a Allah como um PAI. No Islam, não existe este relacionamento de AMOR entre Allah e suas criaturas/servos.  

De onde surgiu o amor?
Este versão de “deus a las arábias” cria problemas filosóficos para o muçulmano. No Islam, TAWHID não pode explicar filosoficamente e nem teologicamente a origem do amor ou a fonte do AMOR. O amor não pode se explicado a partir de um deus SOZINHO. 

Somente no conceito de Deus do Cristianismo podemos ter uma resposta satisfatória de onde o AMOR se originou. O Apostolo João explica que nos simplesmente IMITAMOS a Deus no seu amor:

“Nós amamos, porque ele nos amou primeiro.  1 João 4:19

O amor se originou em um Deus TRIUNO. Isto ira ficar claro mais adiante.

Pela própria definição da palavra, para o AMOR existir voce precisa MAIS DE UMA PESSOA envolvida no relacionamento. Voce precisa da pessoa que ama e da pessoa que recebe o amor. É impossível se amar quando se esta SOZINHO no universo. Uma pessoa sozinha diz que se ama, este amor automaticamente se torna EGOÍSMO. O amor verdadeiro precisa de um “outro ser” para existir. O amor verdadeiro se concentra no “outro” e não em SI MESMO.

Os muçulmanos se gabam de dizer que Allah enviou Mohamed para restaurar o verdadeiro MONOTEÍSMO. O Islam se gaba da doutrina da Tawhid onde Allah é descrito como tendo ABSOLUTA UNIDADE NUMÉRICA. 

Se perguntássemos a um muçulmano se ele/ela ama, com certeza a resposta seria afirmativa. No entanto se voce perguntar QUEM é a FONTE do AMOR, eles com certeza dirão ALLAH. Mas teologicamente e filosoficamente Allah não pode ter sido a fonte de amor por que Allah estava sozinho no universo antes dele criar os céus e a terra.

Dize: Ele é Deus, o Único! Deus! O Absoluto! Jamais gerou ou foi gerado! E ninguém é comparável a Ele! (Sura 112)

Se Allah é um SER SINGULAR e ABSOLUTO, como então Allah amava antes de criar todas as coisas? Allah amava a si mesmo? Como Allah sendo SOZINHO no universo antes da criação, como ele manifestava o seu amor durante a eternidade passada, se ele não tinha ninguém para amar?

O Islam na verdade não tem resposta para estas perguntas. Eles não podem dizer nada alem do que o Alcorão e as Hadith dizem. Somos forçados então a pensar que Allah não poderia ter amado e o amor na verdade não existia na eternidade passada. Somente com a criação, Allah criou o amor para poder amar as suas criaturas.

Na verdade as fontes Islâmicas nos indicam que mesmo antes da criação do universo, Allah nem sequer tinha MISERICÓRDIA, pois ele precisou CRIAR A MISERICÓRDIA para que pudesse agir com misericórdia.

Bukhari Volume 8, Livro 76, Numero 476: “Narrado por Abu Huraira: EU OUVI o Apostolo de Allah dizendo: “Verdadeiramente Allah criou a MISERICÓRDIA. No dia em que ele CRIOU A MISERICÓRDIA, Ele a dividiu em CEM partes. Ele manteve para si 99 partes e enviou 1 parte para todas as suas criaturas. Se o descrente tivesse conhecido toda a misericórdia que esta nas mãos de Allah, ele não iria perder a esperança de entrar no Paraíso, e se o crente tivesse conhecido todas as punições presentes com Allah, ele nem sequer se consideraria salvo do fogo do inferno.” http://www.cmje.org/religious-texts/hadith/bukhari/076-sbt.php

O ponto principal desta narração é que Allah não era perfeito. Pois ele precisou criar a misericórdia para si mesmo. Isso quer dizer que Allah não tinha misericórdia antes deste dia em que ele criou a misericórdia.

Somente um Deus Perfeito poderia ter amado desde a eternidade. No Cristianismo este problema filosófico é facilmente resolvido.

O Deus TRIUNO, onde o Deus o Pai, vive em perfeita harmonia e em AMOR com a PALAVRA (Filho) de Deus e com o ESPÍRITO (Consolador) de Deus. O AMOR se originou na TRINDADE. O amor se originou na ETERNIDADE passada. Sem a Trindade o amor não faz sentido. 

“Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te atraí.” (Jeremias 31:3)

A Bíblia diz que ANTES de Deus criar o mundo ele nos amou! O Amor de Deus fazia parte da natureza dele mesmo quando o universo não existia. O Deus da Bíblia não precisou criar a misericórdia ou o amor pois ele é um SER PERFEITO em si mesmo.

Somente a Trindade faz sentido e pode explicar a origem e a fonte do amor.  

O deus sozinho do Islam não é e nunca foi capaz de amar desde a eternidade passada e nem sequer consegue amar os seus inimigos.

A tragédia desta historia toda é que milhares de pessoas preferem dar as costas para o Deus que tanto nos amou e dar ouvidos ao ensino de um homem ignorante que rebaixou o relacionamento de Deus como um PAI AMOROSO com seus FILHOS para um relacionamento de MESTRE para com seus ESCRAVOS.

Espero que depois de alguns lerem este artigo eles poderão refletir e tomar as decisões certas na vida.

Um grande abraço
Rafik 

Um comentário:

  1. porque entao existe o fogo e o castigo infernal?se e deste jeito,e como dizem Jesus morreu por nossos pecados,entao porque existe inferno e porque Ele e severo em Seus castigos.
    acho eu que nao seria um bom exemplo dizer Deus ama os renegadores da fe ,ou Deus ama os injustos ,Deus ama os malfeitores,talvez nao seria algo disciplinar,porem a misericordia de Deus alcanca a todos,ou seja Deus da chance a todos se arrependerem e se voltarem a Ele,afinal para isso Ele enviou profetas.
    em relacao a trindade ,ate entres os seguidores da biblia , a quem acredite e quem nao acredite,e de fato Deus e unico e indivisivel.
    o amor de Deus e sua misericordia esta em tudo,Deus criou suas criaturas e os deu sustento,e isso tambem e uma forma de amor,que Deus ilumine nossos coracoes que nos encaminhe a sua senda reta e nos faca entender a sua verdade.amen.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!