quinta-feira, 19 de abril de 2012

Dialogo Com Zayd


Abril 18, 2012
Querido sahibi Zayd ibn Harithah

Estive pensando em quais pontos valeriam a pena responder no seu email. Conclui que devo responder a somente aqueles que são pertinentes a nossa discussão. Vamos fazer o seguinte, vamos conversar sobre cada ponto do seu email. Porem este primeiro assunto me parece ser a fundação para o resto. Este primeiro assunto ira dar muito pano pra manga, meu amigo. Voce disse:

“Creio, meu caro amigo, que o questionamento é a raiz da sabedoria, mas questionamentos incessantes acerca do ininteligível Divino nos arrisca na manutenção da fé...”

Zayd, voce da uma martelada na cabeça do prego. O problema é que no Islam, voce é proibido de fazer perguntas sobre aquilo que Allah revelou. Pior ainda é proibido questionar sobre aquilo que ele revelou mas somente ele sabe o significado (Sura 3:7). A tendência do muçulmano é sempre racionalizar ou negar que Mohamed tenha ensinado algo que parece ser estranho ou inaceitável.

Nos não estamos discutindo se Deus existe ou não. Porem, o problema dos ateus e agnósticos é outro. Eles questionam a existência do mundo espiritual a partir das evidencias do mundo material. Isso não funciona. Misturar informações onde o conhecimento teológico e cientifico não são necessariamente opostos, não funciona. Por exemplo: O que a física tem a ver com teologia? NADA. A física, a matemática e a engenharia, são disciplinas que não precisam da teologia para se afirmar, porem elas não contradizem a teologia. O problema reside em querer apelar para a matemática, a química, a física para explicar Deus e a existência dos espíritos.

Voce menciona os argumentos da razão para provar a existência de Deus: Cosmológico, Teleológico, e Moral. Porem estes argumentos não vem ao caso. Nos não estamos discutindo se Deus existe ou não. Ambos acreditamos que Deus existe. O que estamos discutindo é QUEM é a TESTEMUNHA oficial de Deus neste mundo. Estamos discutindo COMO Deus falou conosco e ATRAVÉS de QUEM Deus falou com os seres humanos.  

Por exemplo, a Bíblia diz que Deus somente revela aquilo que é ÚTIL para nos sabermos. Deus revelou aquilo que não poderíamos conhecer sem a intervenção dele. Não poderíamos saber com exatidão se existe um mundo espiritual se Deus não tivesse revelado.

As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deut 29:29

O interessante é que na Sura 3:7 diz que Allah revelou aquilo que SOMENTE ELE sabe o significado. Para que serve uma revelação que NINGUÉM jamais ira saber o significado. Para que revelar então, se SOMENTE ELE sabe o significado? Este é o tipo de contradição INTERNA que nos achamos no Alcorão.   

Sura 3:7 “Ele foi Quem te revelou o Livro; .... há versículos fundamentais, .... outros alegóricos ... Porém, ninguém, senão Deus, conhece a sua verdadeira interpretação....” 

O Alcorão diz que alguns versos sao obsucuros ou alegóricos, e eu espero que este verso seja um dos verso CLAROS do Alcorão, porque claramente diz que “ninguém, senão Deus, conhece a sua verdadeira interpretação” de certos versos alegóricos.

Então porque ele os revelou? Você não acha estranho que Allah iria revelar algo que NINGUEM iria saber o significado? Não seria isso uma contradição em si mesmo da palavra “REVELAÇÃO”?

Desde que Deus da Biblia disse que “as [coisas] reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre: então o ato de questionar algo é sadio. Se Deus não revelou algo, e quereremos descobrir coisas acerca de Deus, então se torna especulação.

Deus deu ao ser humano a habilidade de pensar e por causa desta habilidade o homem desenvolveu teorias matemáticas, físicas, cosmológicas, e químicas etc. Deus não revelou estas ciências nem na Bíblia e nem no Alcorão, mas deu ao homem capacidade para descobrir e inventar.

Uma das disciplinas mais úteis no estudo da Bíblia é a arqueologia. A arqueologia em conjunto com a historia da antiguidade, nos ajuda a entender o contexto bíblico.

Deus não quer que especulemos sobre o MUNDO ESPIRITUAL. Deus ja nos revelou tudo o que precisamos saber sobre a vida eterna, o processo da salvação, o estado espiritual do homem e a natureza de Deus e a existência de Satanás.

Se não fosse a revelação de Deus, nos NUNCA poderíamos saber que existe Satanás, um “anjo” que se disfarça em um ANJO de LUZ e que inspira FALSOS profetas a ensinarem MENTIRAS.

Foi por este motivo que Jesus e os APÓSTOLOS nos advertiram que HAVERIAM FALSOS PROFETAS e nos alertaram para que tomemos cuidado com eles.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.  Mateus 7:15

Para reconhecer os ensinos dos falsos profetas é necessário conhecer os ensinos dos Profetas de Deus. E necessário muito estudo e muita atenção. Os falsos profetas sabem como atrair as pessoas com falsas promessas.

A menos que Deus quisesse que fossemos maquinas, ele não teria revelado nada disso. Porem foi ele quem nos deu uma MENTE. Concluímos que Deus se agrada quando pensamos.

Fazer perguntas é uma arte. O fazer perguntas é a alma de qualquer descobrimento teológico, filosófico ou cientifico. Quando fazemos perguntas abrimos o único caminho para se encontrar a VERDADE.

A Verdade não tem medo de perguntas, a verdade sobrevive a qualquer tipo de questionamentos. Por isso no Cristianismo não se ensina que as perguntas são perigosas.

Para se achar as respostas para algum problema difícil, precisamos fazer perguntas que muitas vezes são difíceis. Precisamos então estar mais do que dispostos a deixar a ciência, a historia, a arqueologia e a teologia dialogarem entre si.

Em meus muitos anos de andança pelo mundo muçulmano, raramente eu encontrei um muçulmano que estava disposto a questionar se realmente Allah é o Deus verdadeiro e se Mohamed é um verdadeiro profeta. Aqueles que começaram a se questionar sem duvida tiveram que abandonar o Islam, se tornaram ateus, ou se tornaram Cristãos, por que eles não encontraram a resposta entre os sábios do Islam.

Os muçulmanos são proibidos a pensar e fazer perguntas sobre Allah, Mohamed e o Alcorão. Por definição própria o Islam MATA “a raiz da sabedoria” como voce afirmou. É difícil para o muçulmano “questionar” porque isso vai diretamente contra a instrução de Allah no Alcorão.

Sura 5:99-100 “Ó fiéis, não interrogueis acerca de coisas que, se vos fossem reveladas, atribular-vos-iam. Mas se perguntardes por elas, quando o Alcorão tiver sido revelado, ser-vos-ão explicadas. Deus perdoa a vossa sofreguidão, porque é Tolerante, Indulgentíssimo. Povos anteriores a vós fizeram as mesmas perguntas. Por isso, tornaram-se incrédulos.” (A numeração é diferente em alguns alcorões)

Note bem, que Allah diz que PERGUNTAR não é o problema. Allah diz que as RESPOSTAS causarão problemas para os fieis: “se vos fossem reveladas, atribular-vos-iam”. Allah disse que as respostas causaram muitos no passado a se desviarem da fé.

Por causa deste e de muitos outros textos no Alcorão, somos forçados a perguntar:
Quais foram as respostas que Allah dava que fazia as pessoas se desviarem da fé? 

O problema se amplia ainda mais quando lemos que Bukhari relatou que Allah odeia perguntas e que  Mohamed FICAVA MUITO BRAVO com alguém que insistia em uma pergunta:

“Foi perguntado ao profeta algumas coisas que ele não gostou, e quando o questionador insistiu, o profeta ficou bravo”  (bukhari/bh1/bh1_91)
“O profeta ficou bravo e suas bochechas e sua face ficaram vermelhas” (bukhari/bh1/bh1_90)
“Allah odeia muitas perguntas”  (http://www.searchtruth.com)

Desde que “o questionamento é a raiz da sabedoria”:
Que tipo de deus seria Allah que procura inibir o pensamento?
Que tipo de Deus odeia quando as pessoas fazem perguntas?
Porque as pessoas são amedrontadas ao fazerem perguntas?
Porque as ameaças de ir para o inferno e perder a fé ?
O que Mohamed estava tentando esconder das pessoas?
Sera que Allah não tinha todo o conhecimento que uma simples pergunta causou sua ira?
Porque Allah não podia simplesmente dar uma resposta?
Sera que os Muçulmanos estão admitindo que a “fé cega” é o único caminho para se encontrar o Islam ou submissão a Allah?

Por isso Allah não pode ser comparado ao Deus da Bíblia que encoraja as pessoas a fazerem perguntas, porque ele tem as respostas para todas as perguntas sobre as coisas que ele revelou.

Allah por outro lado revela o que ninguém precisa saber: “... ninguém, senão Deus, conhece a sua verdadeira interpretação....”

So para terminar, VOCE admitiu que Allah revelou tanto a Torah como o Evangelho.

Talvez tenha lido no Alcorão que Deus, Allah, God, fizera descer (antes do Alcorão) a Torá e o Evangelho, estabelecendo entre estes um laço de origem comum. Não são poucos os versículos do Alcorão que tocam na questão:

Então porque vocês questionam tanto a Bíblia?

Zayd, estarei aguardando o seu comentário sobre este texto. Para maior proveito de todos, não saia do assunto.Voce deve ter notado que o meu discurso foi somente sobre a necessidade de se investigar quem é o profeta de Deus e quem são os falsos profetas.

Mais tarde iremos falar
1. Se Mohamed era realmente analfabeto
2. Se a Bíblia e/ou o Alcorão são dignos de confiança
Etc ...
Não se apresse em responder.

Rafik 

3 comentários:

  1. E aí Rafik, tudo bem?
    O comentário será precário. Francamente, não pesquisei nada e enquanto escrevo estas linhas o meu Alcorão está no meu quarto. Li o teu post e li também tua publicação posterior a esta. Uma outra resposta a outro e-mail. Não usarei de perguntas irônicas, e também não pense que estou a brincar com a cara de ninguém. Amigo Rafik, acha mesmo, que com a capacidade que temos (eu e você) seríamos mesmo capazes de entender o tudo do universo? Creio (sim, antes de ter fé em qualquer crença sempre pensei assim) que o querer entender demais acaba por atrofiar nossa mente. O questionamento desenvolve, mas essa sede insaciável por tentar entender o tudo à nossa volta constitui uma cadeia de desgraças. Talvez por isso Allah tenha preservado a mente humano do ininteligível, a fim de que os desencontros que podemos encontrar, na nossa condição inferior, não abale a nossa fé. Estava pesquisando sobre Bukhari, mas a maioria dos artigo sobre este são em inglês. Sei que foi alguém relacionado à confecção e manutenção das Hadith. E Deus me perdoe, mas não o faço com mal no coração, mais do que seguir as Hadith, eu sigo os escritos do Alcorão. Posso pedir para nos atermos somente às escrituras? Caso contrário, lembremos toda a "Era das Trevas" do cristianismo e então equipararemos as condições do Islã e do Cristianismo, ambos teriam proibido o ensinamento e questionamento em alguma fase da sua existência. Já parou para pensar que a bíblia também contém suas alegorias? Por que questiono a bíblia? Pela mesma razão que fez surgir o Islã, a adequação da bíblia ao homem, e não a adequação do homem à bíblia. A visão ateísta (científica) aponta para uma possível "adulteração" da bíblia no transcorrer da sua existência. Sinceramente, peço que perdoe a pobreza do comentário, estou em semana de provas e passo para dar olhadas rápidas, espero até a próxima semana, quando a vida acadêmica voltará ao normal. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tem problema. Tome algum tempo para pesquisar e responder ao meu artigo. Mais tarde talvez neste fim de semana vou dar uma palavrinha porque nao concordo com voce nesta sua posicao acima.

      So ao ler a sua resposta sobre o "porque seguir a hadith" ja percebi que voce é novo no Islam ou adpto da "nova corrente" dos que rejeitam as hadiths.

      Excluir
    2. Amigo Zayd,você poderia mostrar alguma prova de que o novo testamento tenha sofrido adulteração,por que vocês muçulmanos sempre arrumam desculpas?aproveite e pesquise sobre o alcorão de sanaa e se quiser também pesquise sobre manuscritos do novo testamento no site shalom-israel-shalom ou em qualquer outro,estamos orando por você para que reconheça YHWH e JESUS CRISTO como a palavra gerada no céu por ele que veio a nascer de uma virgem.

      Excluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!