O “bi-teísmo” ou “bi-unidade” do Islâmico
Eu tentei fazer um jogo de palavras
comparando a doutrina da Trindade com a doutrina da bi-unidade que é ensinada
no Islam em detrimento da doutrina da ‘unidade’ de Allah. Este titulo parece
ridículo a primeira vista mas nos vamos analisar o ensino islâmico de que
Mohammed se assentara no trono de Allah.
A Bíblia descreve que Jesus se
assentara no trono de Deus.
“Depois que o
Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao
céu e está sentado à direita de Deus.” Marcos 16:19
“Mas Estêvão,
cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus de pé à direita de Deus” Atos
7:55
“Respondeu-lhe
Jesus: É como disseste; contudo vos digo que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo
sobre as nuvens do céu.” Mateus 26:64
O que significa isso estar assentado
a direita de Deus? Isso por acaso não implica em divindade? Somente quem
compartilha da essência divina pode assentar-se a direita de Deus. Somente Deus
pode assentar-se em seu trono. Deus não compartilha a sua Gloria com seres
humanos e nenhuma outra criatura.
O trono divino pertence somente a Deus. Sera que tem alguma duvida sobre isso? Quem se
assentar ao lado de Deus, junto a Deus ou ao lado de Deus, logo tem igualdade
com Deus. Somente Deus retêm todo o poder de julgar o mundo, de reger o
universo e toda a sua criação. A doutrina da Trindade resolve este problema,
pois tanto o Pai, como o Filho e o Espirito Santo possuem a essência, poder e
autoridade divina.
Mas o que é estranho no Islam é o
fato de Mohammed se assentar no trono de
Allah. O significa na pratica? Como isso afeta o ensino do monoteísmo
Islamico e a teologia Islamica da TAWHID? Mohammed se torna divino ao sentar-se
ao lado ou no trono de Allah?
Não existe outra forma de
reconciliar estes ensinos a não ser dizer que o Islam se contradiz ou que
Mohammed se tornou parceiro de Allah, o que significa que o Islam se destrói
por dentro.
Se Allah tem parceiros, então o
Alcorão é um falso livro e Allah é um falso deus, e Mohammed não passa de um
impostor que foi elevado a divindade por seus seguidores. Se Allah compartilha
a sua gloria e o seu trono com um ser humano comum e mortal isso faz de
Mohammed co-regente no governo da criação.
Neste caso, fica claro que o próprio
Allah e Mohammed cometeram o pecado imperdoável de SHIRK, o de associar
qualquer coisa com Allah. Se Mohammed vai se assentar no trono de Allah então
ele também se torna parceiro da adoração que somente se deve prestar a Allah.
Neste caso também Mohammed se tornou o SENHOR SOBERANO do universo juntamente
com Allah.
O fato de se entronizar Mohammad
certamente implica em que ele é considerado divino. Não existe outra saída. Na
verdade os Sunnis são quase que obrigados a crer que Mohammed se assentara no
trono de Allah. Na tentativa de combater o politeísmo, eles acabaram criando
uma outra deidade que estará do lado de Allah.
A nossa conclusão é que a teologia
islâmica e as narrativas sobre Mohammed “o tornaram um ser divino” que ate
compartilha do trono, e das prerrogativas divinas do próprio Allah. Então o
Islam na verdade não é monoteísta e sim uma religião “bi-teísta” ou
“bi-unitarianista”.
Siga o meu raciocínio por favor.
O problema todo surgiu na interpretação do verso no Alcorão, a Sura 17:79 que diz o seguinte: Veja a
foto do site Quran.com . A versão em Portugues é a ultima.
Eu chamo atenção para as duas correntes de interpretação, uma
demonstra CERTEZA e a outra denota a
POSSIBILIDADE de que Mohammed sera
elevado a uma posição, estado de louvor.
O próprio nome Mohammed significa “Aquele que é louvável”. Mas isso fica
para outro dia, pois o próprio nome Mohammed
eleva este homem a uma posição de exaltação.
Logicamente os muçulmanos irão AFIRMAR
que o Islam é puramente MONOTEÍSTA e logicamente eles irão NEGAR que o Alcorão
ou as Hadiths elevam Mohammed a uma posição divina, digno de adoração
juntamente com Allah. Mas sera que eles sao capazes de nos dar boas razoes para
dizer que mesmo não sendo divino Mohammed ira se assentar no trono de Allah?
Existem muitas tradições (Hadiths)
que tentam explicar este a Sura 17:79
e chegam a afirmar que Mohammed se SENTARA NO TRONO DE ALLAH. Logicamente isso
causa uma serie de problemas para os teólogos islâmicos. Alguns dizem que isso
não é possível, e a desculpa mais comum e mais esfarrapada dos que não
concordam com este ponto de vista é dizer que estas tradições são fracas e que
não merecem credito.
Existem vários artigos islâmicos
afirmando que Mohammed se sentara no trono de Allah. Um deles escrito pelo Dr. G. F. Haddad, que se encontra “aqui” e que ainda afirma que Ibn Taymiyya disse: “Muhammad o Mensageiro de Allah (s) se sentara ao lado do seu Senhor no
seu Trono próximo a Ele”.
Veja a contradição aqui, os teólogos
Islâmicos da antiguidade e muitos da modernidade não tem e não tinham problema
nenhum em aceitar estes relatos. Aqui esta o que Al-Tabari disse sobre o ensino
de que Mohammed se sentara no trono de
Allah. A tradução para o português e ênfases é minha.
“Ainda que as
tradições que nos mencionamos sobre a autoridade do Profeta e seus companheiros
e seguidores indicam uma CORRETA INTERPRETAÇÃO de ‘maqaman mahmudan’ no Alcorão 17:79 (que se refere a posição de
Mohammed como intercessor no dia da Ressureição), a afirmação de Mujahid que Deus assentara Mohammed no seu trono
ainda CONTINUA sendo de uma SOLIDEZ que NÃO PODE SER REJEITADA, nem baseada nas
tradições (khabar) e nem baseada na especulação (nazar). Isto é assim porque
não há tradições do Mensageiro de Deus ou NENHUM dos seus companheiros ou seus
seguidores que declararam que isso SEJA IMPOSSIVEL... A partir disso que nos
temos dito, torna-se claro que, não é impossível para um adepto do islamismo afirmar
que aquilo que Mujahid ja disse, ou
seja, que Deus assentará Muhammad em seu
trono. Se alguém diz: Nos não REFUTAMOS
que Deus assentara Mohammed no seu trono
(baseado nas seguintes tradições transmitidas por) Abbas b. Abd al-Azim – Yahya
b. Kathir – al-Jurayri – Sayf al-Sadusi – Abdallah b. Salam: “No dia da
Ressureição, Mohammed sera assentado na banqueta do (KURSI) do seu Senhor.” Mas
nos DESAPROVAMOS que Deus o assentara junto com Ele”. Podemos dizer: Isto é
então permissível na sua opinião que Ele o assente no trono mas não JUNTO com
ele? Se Allah permite isso, ele (quem discorda) é levado a afirmar que ele (Mohammed)
esta juntamente com Ele (Allah), ou Allah se assenta com ele (no seu trono),
enquanto permanecendo Ele próprio, ou sendo separado do trono ou nem próximo e
nem separado dele. Qualquer que seja a alternativa que a pessoa escolha,
certamente ele encontrara algo que ele desaprovara. Se ele afirma que isso não
é algo impossível, ele se DESVIA das afirmações de todos os grupos que nos ja
relatamos. Isso significa divergir das
opiniões de todos os seguidores do Islã, uma vez que não existe outra afirmação
possível além de uma das três, e de acordo com cada uma destas declarações, Mujahid,
afirmou que não é impossível”.
(The History of Al-Tabari – General
Introduction and From Creation to the Flood, traduzido por Franz Rosenthal
[State University of New York Press (SUNY), Albany 1989], Volume I, pagina 149,
151)
Uma outra tradição de “Abd Allah ibn Salam, em uma longa hadith sobre o dia do Julgamento: “Um trono (kursî) sera colocado para o Profeta do lado direito de Allah”. [38]
De acordo com estas tradições,
haverá na verdade DOIS TRONOS no ceu, e não somente o TRONO de Allah. Haverá um
trono para Allah e o outro trono para Mohammed.
O próprio Alcorão diz que o trono de
Allah simboliza a sua SOBERANIA em toda a criação. Somente Allah é Senhor do
universo. Vejamos o que o Alcorão diz:
“Deus! Não há mais divindade além d'Ele,
Vivente, Subsistente, a Quem jamais alcança a inatividade ou o sono; d'Ele é tudo quanto existe nos céus e
na terra. Quem poderá interceder junto a
Ele, sem a Sua anuência? Ele
conhece tanto o passado como o futuro, e eles (humanos) nada conhecem a Sua
ciência, senão o que Ele permite. O Seu
Trono abrange os céus e a terra, cuja preservação não O abate, porque é o
Ingente, o Altíssimo.” Sura 2:255
Vejam bem, Mohammad sera o único a
receber esta posição de se sentar ao lado do trono de Allah. Mas o Alcorão se
contradiz diz que Allah não divide com nenhum ser humano o comando e a soberania
no universo ou nas suas decisões.
“Dize-lhes:
Deus sabe melhor do que ninguém o quanto permaneceram, porque é Seu o mistério
dos céus e da terra. Quão Vidente e quão Ouvinte é! Eles têm, em vez d'Ele,
protetor algum, e Ele não divide com
ninguém o seu comando.” Sura 18:26
“E dize:
Louvado seja Deus, que jamais teve filho algum, tampouco teve parceiro algum na Soberania, nem (necessita) de
ninguém para protegê-Lo da humilhação, e é exaltado com toda a magnificência.” Sura 17:111
Mas esta claro pelas tradições que
Allah ira dividir o seu trono com Mohammed.
O que tudo isso significa na
pratica? Como isso afeta o monoteísmo Islamico e a teologia Islamica da TAWHID?
Isso significa que o Alcorão é um amontoado de baboseiras e de contradições.
Por um lado diz que Allah é sozinho, e por outro lado diz que Mohammed se
assentara no trono de Allah junto com Allah compartilhando da divindade de
Allah.
- Significa que Allah compartilha a sua gloria com um ser humano comum e mortal
- Significa que Allah compartilha com Mohammed o seu direito exclusivo de governar a sua criação.
- Significa que o próprio Allah cometeu o pecado imperdoável de SHIRK, colocando Mohammed ao seu lado no seu trono.
- Significa que o próprio profeta do Islam é digno de adoração. Talvez isso explica a razão do seu nome ser Mohammed = ‘digno de ser louvado’.
- Significa que Allah tem um parceiro.
- Significa que Mohammed se tornou o SENHOR SOBERANO do universo juntamente com Allah.
- Significa que o próprio Allah cometeu SHIRK juntamente com o seu profeta favorito.
Não existe outra saída além de admitir
que os próprios teólogos muçulmanos tornaram Mohammed in ser divino que
governara ao lado de Allah.
O numero de teólogos que afirmam que
Allah dividira seu trono com Mohammed é tao grande que não ha necessidade de se
provar que isso é um fato aceitável no Islam. Mas este ensino é uma contradição
com o ensino estritamente monoteísta do próprio Islam.
Isso não me surpreende porque o
próprio Mohammed recebeu um verso satânico e não percebeu que era satanás que
estava ditando o verso. Esta Sura 17:111
bem poderia ser um outro verso satânico que Mohammed não corrigiu no Alcorão.
A coisa fica ainda mais complicada
quando encontramos narrativas dizendo que os NOMES DE MOHAMMED e de ALLAH estão escritos no TRONO de Allah. Sera
que isso não é SHIRK?
“Narrado por Umar
Ibn al-Khattab: O Profeta disse: “Quando Adão cometeu o pecado, ele disse para
Allah, “O meu Senhor, eu peço a Voce que me perdoe em nome de Mohammed”. Allah
então disse: “O Adão! Como você sabia
sobre Mohammed, porque eu AINDA não
o criei? Adão respondeu, “O meu Senhor, quando você me criou, eu olhei e vi
escrito nas pernas do seu trono as
palavras: “Não existe Deus digno de
adoração exceto Allah e Mohamed é seu mensageiro”. Eu sabia que você não
anexa o seu nome a nada, a não ser com o mais querido da sua criação”. Allah
então disse a Adão: “ Voce falou corretamente Adão, Mohammed é o mais querido
da minha criação. Eu te perdoo porque você pediu em nome de Mohammed. Se não fosse por Mohammed, eu não teria
criado você”. (Tafsir Ibn Kathir, Parte 1, Al-Firdous Ltd., London: Segunda
Edição 1998], p. 107)
Aviso aos marinheiros de primeira
viagem, não adianta vocês falarem que esta narração não é autentica, ela foi
narrada por muitos e esta
classificada como SAHIH ou autentica, verdadeira, e de excelente qualidade.
Al-Khallal narrou na al-Sunna ... de Ibn Abbas:
Allah o Altissimo, revelou para Isa (Jesus): O Isa (Jesus), creia em Mohammad e
comanda a todo aquele que chegar na sua comunidade, durante o seu tempo, que
eles acreditem NELE. Se não fosse por causa de Mohammed, EU não teria criado
Adao, e se não fosse por Mohammed, eu não teria criado o Paraiso ou o inferno.
Na verdade, EU criei o TRONO em cima de
agua e ele se mexeu, então eu ESCREVI sobre o trono “LA ILAHA ILLA ALLAH
MUHAMMADAN RASULULLAH”, e o trono ficou
firme.” Al-Khallal disse: “Eu li este relato para Abu Abd Allah Muhammad
ibn Bishr ibn Sharik e ele CONCORDOU com isso”.
Veja o absurdo. Foi o nome de
Mohammed que fez o trono de Allah se firmar. Esta claro que todos estes relatos
foram sempre considerados autênticos. Entao Mohammed não somente terá o
privilegio de se assentar no Trono de Allah, mas também o seu nome esta escrito
no próprio trono de Allah antes a criação. Somente apos Allah escrever o nome
de Mohammed no seu trono foi que o trono se FIRMOU.
O que isso nos diz? Que o nome
MOHAMMED é essencial para firmar o trono de Allah e mante-lo firme. O próprio
Allah afirmou que ele criou tudo por causa de Mohammed.
Fica claro que o Alcorão e as
tradições transformaram Mohammed em uma outra divindade e ao mesmo tempo
negaram que exista outra divindade além de Allah. Mas seria bom resumir tudo em
alguns pontos:
- O Trono de Deus simboliza o monoteísmo e a identidade de Deus, como o único e absoluto monarca do universo.
- O trono de Allah esta relacionado a sua soberania em toda a sua criação.
- Allah não compartilha a sua soberania com ninguém e ele não tem parceiros no seu reinado universal.
- Porem de acordo com as tradições chamadas “sahir” autenticas, Mohammed se sentara no trono de Allah.
- Conclui-se que Mohammed compartilha da identidade soberana de Allah, como co-igual e co-regente na criação, o que nos separa do resto da sua criação.
- Ao se sentar em um trono separado, Mohammed é elevado a igualdade com Allah. Mohammed uma mera criatura é elevado a posição de deus.
- Allah depende do nome de Mohammed para que os pilares ou pernas do seu trono se firmem. O nome dele se tornou uma peça fundamental do trono de Allah.
- Conclui-se que Mohammad é um deus e co-regente com Allah.
- Islam na verdade ensina “bi-teísmo” ou “bi-unidade” de Allah negando a própria fundação do Islam que é a unicidade de Allah.
Eu gostaria muito de ouvir a
explicação dos nossos amigos muçulmanos. Voces ainda tem tempo para abandonar
esta seita e vir a Jesus, o único verdadeiro Deus que deixou o seu trono
temporariamente para morrer por você e por mim. O que Mohammed fez por você
além de se declarar digno de se sentar no trono de Allah?
Rafik
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