quinta-feira, 22 de julho de 2010

Trindade – Parte 3


Para que vocês possam se beneficiar da SERIE TODA da Trindade, por favor acesse aqui: Introdução - Parte 1Parte 2

Trindade – Parte 3

Espero que vocês possam estar se beneficiando do texto onde estou explicando como a TRINDADE era entendida no Antigo Testamento bem como no Novo Testamento. É sempre bom lembrar que não foram os Cristãos ou algum concilio que decidiu que a Trindade seria INVENTADA, mas sim foi uma conclusão OBVIA do que as escrituras ensinam sobre Deus, o Espírito de Deus ou Espírito Santo e algumas vezes chamado de Espírito do Cristo e o Anjo de Jeová, a PALAVRA de Deus, o Verbo, o Filho, o Cristo etc. Quando se leva em consideração todos os versos, sem fazer uma leitura seletiva da Bíblia, a conclusão que se chega é que a TRINDADE era CRIDA porem não era EXPLICADA.

Foi Jesus quem nos levou para um nível de entendimento mais alto sobre a natureza de Deus. Os Cristãos não tem nada do que se envergonhar quando os muçulmanos nos acusam de ter “inventado” uma doutrina ilógica e que tem semelhanças com as crenças pagãs. A Trindade não é nem invenção, nem ilógica e nem tem origem no paganismo. Foi o próprio Jesus quem a definiu.

No Antigo Testamento, a Bíblia repete dezenas de vezes que não existe outro Deus alem de Jeová o Criador. A Bíblia chama Deus de muitos nomes diferentes e o mais comum na Bíblia é ELOHIM. Ele é quem tem domínio sobre todo o universo e somente ele sempre existiu.

Leia em Gênesis 1:1-3 “No princípio, criou Deus (Elohim) os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus (a Palavra): Haja luz; e houve luz.

Logo no inicio da Bíblia, Deus nos da pistas sobre a Trindade. A Bíblia diz que O ESPÍRITO DE DEUS era parte ativa na CRIAÇÃO e que através da PALAVRA DE DEUS todas as coisas foram CRIADAS.

Então concluímos que:

  1. O PAI é simplesmente outro titulo para Deus Elohim.
  2. O ESPÍRITO sempre foi chamado Espírito Santo
  3. A PALAVRA DE DEUS foi chamada de Anjo (mensageiro) do Senhor e mais tarde de Cristo e FILHO.

Apesar deles serem UM, todos eles agem de forma diferente porem com total HARMONIA. Todos eles estavam presentes no momento da criação. Mas iremos falar sobre isso mais tarde para demonstrar que o CONCEITO de um DEUS TRIUNO esta também no Antigo Testamento. Isso não foi uma invenção de Paulo, porque nas Escrituras Judaicas estas palavras estavam registradas já ha milhares de anos antes da vinda de Jesus ao mundo.

Onde esta a confusão então? A confusão vem do próprio Alcorão. A confusão estava na cabecinha de Mohamed. Ele não conseguia compreender alguns conceitos básicos do Cristianismo Bíblico.

  1. Ele pensava que Maria fazia parte da Trindade. Isso por si somente constitui um tremendo ERRO histórico e teológico ao mesmo tempo.
  2. Ele pensava que Deus teve relações sexuais com Maria e que resultou no nascimento de Jesus. Isso por si somente constitui um outro ERRO histórico, LÓGICO e teológico.

Olha so o que o Alcorão diz a respeito de Jesus e Maria na Sura 5:116:

“E recordar-te de quando Deus disse: Ó Jesus, filho de Maria! Foste tu quem disseste aos homens: Tomai a mim e a minha mãe por duas divindades, em vez de Deus?...”

Neste verso, Allah pergunta a Jesus se tinha sido Jesus quem havia dito as pessoas adorarem a ELE e a sua MÃE como divindades, em vez de Allah. Jesus responde que não, afinal Allah saberia se tivesse sido ele. Este verso mostra claramente que na cabecinha de Mohamed, MARIA era ADORADA como se fosse “Deus”. Resta uma pergunta: De onde foi que Mohamed tirou esta idéia? Será que ele fantasiou tudo sozinho ou teve ajuda de alguém?

No verso seguinte, Mohamed claramente mostra mais um pouco da sua ignorância com respeito as doutrinas bíblicas. Leia antes e eu comento depois: Sura 4:171 diz:

Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade (TRÊS)! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.

Mohamed diz que NOS CRISTÃOS EXAGERAMOS em nossa religião. Para ele Jesus foi tão somente um profeta (mensageiro de Allah), mas os muçulmanos falham em explicar como foi que o titulo VERBO DE ALLAH ou PALAVRA DE ALLAH pode ser aplicada a um mero ser humano.

Na tentativa de camuflar mais um problema no Alcorão, a tradução sofreu uma violação. Na verdade a tradução deste verso é um tremendo insulto a nossa inteligência. O verso literalmente diz que Jesus é a PALAVRA VINDA DE DEUS e um ESPÍRITO VINDO DE DEUS. Somente um ser divino poderia ser chamado Palavra de Deus e Espírito de Deus. Será que eu podemos separar a Palavra de Deus do próprio Deus? Será que podemos separar o Espírito de Deus do próprio Deus?

Outra coisa interessante é que os tradutores do Alcorão traduziram a palavra TRÊS como TRINDADE. Mas a palavra Trindade não aparece no Alcorão. Mohamed não sabia nem o termo correto para trindade. Ele se referiu a trindade como “TRÊS”, em Árabe. Mas o que esperar dos tradutores que não conseguem ser honestos nem com as suas traduções.

Nos detalhes do seu ensino, Mohamed nos mostra que ele sabia pouco sobre a Trindade Bíblica. Desde que Mohamed recebeu estes versos de um deus que não sabia historia geral, que se confundiu e cometeu estes erros históricos e teológicos bárbaros, ele não pode ser considerado nem Deus e o seu profeta não pode ser um profeta do Deus verdadeiro e sim um falso profeta. Nunca houve nenhum grupo Cristão que tivesse adorado a Maria como se fosse Deus. Allah e Mohamed cometeram um erro enorme.

Mas vamos adiante, os erros do Alcorão sobre a TRINDADE não param ai. Mohamed não era capaz de entender LINGUAGEM FIGURADA. Ele entendeu a frase “Filho de Deus” como se fosse uma linguagem LITERAL e não FIGURADA e ALEGÓRICA. Ele atribuiu aos Cristãos uma falsa informação. Mohamed pensava que os Cristãos CRIAM e ENSINAVAM que Deus teve relações sexuais com MARIA (esposa) e que JESUS (filho) nasceu desta união. Não existe nada mais blasfemo e ilógico que esta afirmação do Alcorão. Leiamos juntos a Sura 6:101:

Originador dos céus e da terra! Como poderia Ter prole, quando nunca teve esposa, e foi Ele Que criou tudo o que existe, e é Onisciente?

Em outra tradução do Alcorão feita pelo Dr. Helmi NASR diz: “Como ele poderia ter FILHO, enquanto não tem COMPANHEIRA?” Mohamed não podia admitir a possibilidade de que o TITULO FILHO DE DEUS fosse ALEGÓRICO. Ele pensava que Deus somente podia ter um filho se tivesse uma esposa. Que tipo de “deus” é esse? O Deus da Bíblia ADOTOU o povo de Israel como seus filhos espirituais e também adotou a IGREJA como seus filhos espirituais. Deus Jeová pode ter filhos espirituais.

O Alcorão também AFIRMA que SE Allah tivesse tido um filho, ele seria DIGNO DE SER ADORADO. Allah instrui a Mohamed para dizer que o próprio Mohamed seria o PRIMEIRO a se prostrar e adorar o FILHO de DEUS se Allah tivesse tido um filho. O próprio Mohamed ADMITIU que o Filho de Deus deveria ser ADORADO como DEUS. Leia na Sura 43:81:

“Dize-lhes: Se o Clemente houvesse tido um filho, seria eu o primeiro entre os seus adoradores.”

O problema foi que Mohamed pensava literalmente. Para ele, Deus nunca poderia ter tido um filho porque ele não pode ter uma esposa. Ele estava certo neste ponto. DEUS NÃO PODE ter filhos através de procriação sexual, por que Deus é Espírito.

Porem ele estava errado em afirmar que nos Cristãos ensinamos isso. Mohamed não conseguia entender que Deus pode ser PAI no sentido espiritual e levou a todos os muçulmanos a crerem que o titulo de Filho de Deus, era na verdade no sentido BIOLÓGICO.

Nas próprias palavras de Jesus em João 3:16 ele nos informa que o FILHO ÚNICO e INCOMPARÁVEL, foi enviado ao mundo:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

A palavra grega para UNIGÊNITO em grego é “MONOGENES” que literalmente significa “único gênero”, incomparável. Ou seja, a comparação que Mohamed fez entre Jesus e Adão não tem nada a ver um com o outro. Um dia eu explico aquele verso que diz que Adão é semelhante a Jesus.

Mas por hoje é so. Ficou claro que:

  1. A Trindade estava implicitamente ensinada em dezenas de versos do Antigo Testamento
  2. Deus se manifestou em TRES pessoas, e deu títulos diferentes para si mesmo em cada ocasião.
  3. Foi Jesus quem nos deu um entendimento mais completo sobre a Trindade
  4. Mohamed não conseguia entender os conceitos básicos da Trindade
  5. Mohamed pensava que a Trindade era Allah (o pai), Maria (a mãe) e Jesus (o filho).
  6. Mohamed entendia a filiação de Jesus somente no sentido BIOLÓGICO e não espiritual.
  7. Mohamed admitiu que SE Deus tivesse um filho, ELE seria digno de ser adorado.

Que o Senhor Jesus Cristo abençoe a todos nos. Que ele faça resplandecer a LUZ do evangelho nos corações de cada um de nos e dos muçulmanos que estão procurando a verdade.

Abraços a todos

Rafik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!