sábado, 13 de outubro de 2012

Como entender a sua religião e a sua cosmo-visão - Parte 7



A Questão da Fonte de Autoridade

Toda religião ou movimento filosófico tem uma FONTE de autoridade. A fonte de autoridade, determina quais são os valores, o código comportamental, os princípios de vida, ou a filosofia e doutrinas de um determinado grupo. A fonte de autoridade é AQUILO ou QUEM determina se algo é a verdade ou mentira dentro do sistema religioso ou filosófico. O conceito de Deus é fundamental para quase todo sistema religioso para se descobrir a verdade.

A FONTE de AUTORIDADE é aquilo que me persuade a confiar em uma versão particular da realidade. Onde eu baseio a minha fe, se torna geralmente a FONTE de autoridade para a minha vida. Geralmente a fonte de autoridade esta contida em alguma coleção de livros sagrados: A fonte de autoridade, pode ser a Bíblia, o Alcorão, a ciência, os sentimentos, ou a minha própria opinião. Qualquer coisa que estes livros digam, elas passam a ser a VERDADE para o fiel. Qualquer coisa que contradiz o “seu livro sagrado” passa a ser falso.

O que me persuade a confiar nestas fontes de autoridade? Como estas “fontes de autoridade” chegaram ate nos? Vejamos como o Cristianismo, o Islamismo, o Budismo e o Ateísmo respondem a estas pergunta?

Para o Cristão Evangélico, ele dirá que é a Bíblia SOMENTE.
Como a Bíblia chegou ate nos? A ressureição de Jesus é a razão pela qual nos cremos nos relatos dos Evangelhos de Marcos, Mateus, João e Lucas e das cartas dos Apóstolos, Pedro, Joao, Paulo, Tiago e Judas. Através da ressureição Jesus provou que era Deus o autor da vida.

Jesus fez uma declaração surpreendente. Ele foi o único homem na historia da humanidade que afirmou não ter origem neste mundo. O seu nascimento foi diferente de qualquer outro homem, pois ele não tinha um pai terreno. Ele foi gerado pelo Poder do Espirito Santo.

O conhecimento de Jesus não se originou por causa de uma reflexão, meditação, vida ascética, ou no aprendizado de alguma filosofia humana, mas no seu próprio conhecimento do eterno. Ele afirmou que ele veio do outro lado da vida e retornou para a sua Gloria onde um dia ele prometeu voltar.

O Antigo Testamento diz que Deus não abandonou o ser humano depois da ‘traição’ do homem ao seu criador. Deus prometeu que um “menino” nasceria de uma “mulher” (interessante que não menciona do homem, pois esta era uma alusão a virgindade de Maria) e que iria “destruir” o inimigo de Deus, Satanás e por tabelinha, a sua influencia e poder no mundo.

Deus enviou profetas durante milhares de anos e escolheu um homem chamado Abraão para que este formasse uma nação (Israel) a qual traria o “menino prometido” (Messias) ao mundo. A historia de Genesis aos Evangelhos nos mostram como Deus fez aquilo que prometeu a Adão e Eva e preservou a nação de Israel, ate que o Messias, Jesus finalmente chegou ao mundo.

O Novo Testamento nos relata que Deus fez uma ultima comunicação especial por intermédio do SEU FILHO JESUS. Jesus afirmou que ELE DESCEU DO CÉU, onde ele morava na eternidade com o Pai em sua Gloria e ele expressamente disse que ele VEIO para MORRER por nossos pecados, mas ele voltaria a VIVER como prova de que Ele falava a verdade.

Três dias depois da sua morte, Jesus voltou a vida e apareceu para centenas de seus seguidores, os quais escreveram estes relatos (Novo Testamento) e nos passaram para que possamos CRER que DEUS entrou na historia humana, viveu entre nos e agora é o SALVADOR do mundo. Foi assim que os escritos sobre Jesus chegaram ate nos.  

Para o Muçulmano, ele dirá que é o Alcorão e as TRADIÇÕES.
Apesar de que hoje existam grupos de muçulmanos que rejeitam as tradições porque sabem que elas causam mais problemas do que soluções para o Islam.

Como o Alcorão chegou ate nos?  O Islam insiste que o Alcorão é o produto da revelação de Allah através do anjo Gabriel. Porem Mohammed gastava uma boa parte do tempo em reflexão, meditação e concentração, ate que um ser espiritual o atacou violentamente. Ele então começou a receber revelações. Estas foram “revelado em cotas” desconectas e sem ordem cronológica.

No entanto o Alcorão precisa da Bíblia e das tradições para ser entendido, do contrario seria um livro sem pé e sem cabeça. O Alcorão também afirma que Allah enviou milhares de profetas ao mundo, mas só menciona 25 profetas dos quais 3 ninguém sabe quem eles são. Os outros 22 são personagens da Bíblia. 

O Alcorão afirma que a ultima comunicação de Allah para a humanidade foi através do seu ultimo profeta chamado Mohammed. Isso teria supostamente aconteceu na Arábia Saudita, onde nunca ante houvera um outro profeta, pois Mohammed afirma que ele foi o primeiro profeta aos árabes. O que contraria a historia de Ismael como sendo pai dos árabes. O Alcorão sobretudo se ocupa em “reinterpretar” varias das historias bíblicas e reconta-las a partir da ótica Islâmica.

Isso teria acontecido 600 anos depois da vinda de Jesus a este mundo e dos relatos dos Evangelhos ja serem amplamente circulados no mundo. O Alcorão de Mohammed se ocupa principalmente em combater a fé dos Cristãos e dos Judeus.

Mohammed que aparentemente não sabia ler ou escrever, foi visitado periodicamente por um suposto anjo que somente ele podia ouvir e ver. Este anjo lhe recitava revelações que depois foram registradas em forma de livro e se tornaram conhecidas como o Alcorão.

No Alcorão, Mohammed sempre afirmou não ter poder para realizar nenhum milagre a não ser a composição do Alcorão, um livro perfeito e sem contradições. O Alcorão sofreu algumas edições como a historia Islâmica nos conta, mas mesmo assim eles afirmam que esta edição nunca aconteceu. Foi assim que o Alcorão chegou ate os muçulmanos. 

Para o Budista, ele dirá que são os ensinos de Buda
Como o Tripitaka chegou ate nos? Buda estava insatisfeito com a sua religião o Hinduismo. Depois de um tempo de questionar-se a si mesmo, ele rejeitou a filosofia hindu dos seus antepassados por não achar respostas para suas perguntas, abandonou uma vida de luxo e saiu pelo mundo em buscar a sabedoria. Ele se lançou em uma jornada espiritual para encontrar as suas próprias RESPOSTAS.

As respostas vieram através da reflexão, meditação e concentração. “Após sete semanas sentado ao pé de uma figueira, imperturbável diante das tentações do demônio Mara, encontrou finalmente as respostas que procurava, chegando assim à iluminação. Sidarta alcançou assim o nirvana ("extinção da chama da paixão e dos desejos"). A partir desse momento, tornou-se Buda, o Iluminado.” Ou ele mesmo se declarou iluminado ou foi declarado iluminado por outros.

Ou seja, o Budismo e todas as outras crias do Hinduísmo são na verdade fruto do pensamento humano, da reflexão, da filosofia e da imaginação humana. Não existe nada sobre o conceito de ‘revelação’ no Budismo, mesmo porque não existe ninguém para revelar nada. A ILUMINAÇÃO se alcança através da meditação.

A literatura Budista, o Tripitaka, “significa "três cestas", numa referência às três partes do livro: o "Vinaya", com as regras de conduta, o "Sutta", que reúne os discursos de Buda, e o "Abhidhamma", que é mais filosófico.”

Buda, depois de meditar por muito tempo, concluiu que o sofrimento era causado pelos desejos que atormentavam a mente dos homens. A solução era deixar de ter desejos para se alcançar o nirvana, um estado de paz longe de todo o sofrimento. A sua nova filosofia foi difundida por toda a Índia por mais de 40 anos, e seus ensinos foram registrados no que se compõe o Tripitaka. Assim chegou o ensino de Buda ate nos.

Para o Ateu, ou o agnóstico, ele dirá que é a, Cultura, a Emoção, a Razão ou a Ciência.
A ciência e a pesquisa cientifica é a “BÍBLIA” do ateu o do agnóstico. A fé deles é baseada a luz daquilo que eles consideram descobertas cientificas. Quando a ciência se contradiz, eles escolhem aquilo que mais lhes agrada. Desde que a ciência relativiza tudo (teoria da relatividade), então no estilo de vida do ateu, tudo se tornou relativo.

Não existe uma moral ou verdade absoluta. Tudo depende do gosto de cada um. Como não ha nenhuma autoridade sobre o homem, cabe a ele decidir como viver a sua vida. O homem passou a ser o seu próprio deus. Este processo deu luz ao RELATIVISMO que é uma das correntes de pensamento mais poderosas da atualidade.  Outras correntes filosóficas como, o humanismo, o racionalismo são todos parentes do relativismo.  


CONCLUSÃO
Qual resposta é a mais plausível, razoável e aceitável?  
Quais das respostas responde melhor a quem tem a MAIOR AUTORIDADE?

A ciência é fruto do raciocino humano e da pesquisa
O Alcorão é fruto de uma suposta interação de um homem com um anjo
O Gita e o Tripitaka é fruto da meditação dos filósofos do hinduísmo e de Buda

O Evangelho é fruto da revelação de Deus, através do seu Filho Jesus Cristo ao mundo. Somente ele veio de fora do nosso planeta, somente ele veio do mundo espiritual e entrou na criação, no tempo e no espaço para nos dizer a Verdade sobre Deus, a humanidade e a vida.

Quem tem a MELHOR perspectiva do eterno?
A ciência?
Buda?
Mohammed? Ou
Jesus?

Pensem nisso!
Ate mais
Rafik

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!