sábado, 29 de março de 2014

“E o sol se deteve, e a lua parou”

Queridos leitores,

Quero agradecer a um leitor ou leitora chamado(a) JOCEFER. Esta pessoa levantou a seguinte objeção, sobre a minha postagem "Allah e o seu conhecimento de astronomia":

Rafik,
Mas a Biblia, ou seu Deus Verdadeiro, como você menciona, também não está errada quanto a isso?
Senão, vejamos:

JOSUÉ [10]
"12 Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeom, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom. 13 E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro."

ECLESIASTES [1:5]
"O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce."

Obrigado Jocefer pela sua pergunta, mas por favor considere a minha resposta. Alias, estas respostas não são novas.

As duas expressões encontradas nos livros de Josué e de Eclesiastes, NÃO CONTRADIZEM a ciência. Leia ate o final e você poderá ver por si mesmo(a).

E o sol se deteve, e a lua parou
“O sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce”

Primeiramente vou logo dizendo que aqueles relatos que se encontra na internet que a NASA provou que o sol parou e que os cientistas encontraram um dia faltando no calendário etc, nada disso é verdade. Então não vamos perder tempo em discussões inúteis, ta bom?

Direto ao assunto. O fato de Josué  ou Salomão terem se EXPRESSADO desta forma ao observarem um fenômeno natural ou milagroso, não torna o fato FALSO.

Eu não conheço nenhum cristão hoje que diria que o SOL GIRA em torno da terra. Porem o Alcorão e muitos muçulmanos continuam argumentando que se deve abandonar a ciência que ensina que a terra gira em torno do sol e não o Alcorão que diz que o sol gira em torno da terra.

O sol NÃO gira ao redor da terra.  Porem os autores bíblicos usaram uma linguagem de aparência ou de observação. Do nosso ponto de vista da terra, nos parece que é o sol e a lua que estão girando. Estes relatos não tem o objetivo de serem cientificamente corretos. 

Por acaso os cientistas não usam a expressão “nascer ou por do sol”? Por que eles usam esta linguagem anticientífica se esta comprovado que o sol não nasce e não se põe?

Eles usam uma linguagem metafórica ou simbólica para descrever um fenômeno que é observado do nosso ponto de vista terrestre. A mesma explicação se deve ao relato de Josue e de Eclesiastes.

Em Eclesiastes, Salomão diz que o “sol nasce, e o sol se põe, e corre de volta ao seu lugar donde nasce”. Isso não contradiz a ciência! Alias esta observação de Salomão prova que a natureza é previsível (salvo quando Deus intervêm). O fenômeno se repete e você sabe que o sol sempre nascera e se porá na mesma posição. No entanto o Islam ensina que um dia o SOL nascera e se porá no lado contrario.

Josue esta simplesmente descrevendo um fenômeno que ele observou do seu ponto de vista da terra. Isso tambem não contradiz a ciência.   


Deus sem duvida fez um milagre naquele dia. Quando se cre em um Deus que fez os céus e a terra com o poder da sua Palavra, então nada é difícil para Deus. Ele pode intervir na natureza o momento que ele desejar.

No entanto Josue esta olhando do nosso ponto de vista da terra quando e observando o movimento do sol e da lua. Mas qual seria a natureza do milagre de Deus? Pessoalmente eu acredito que a melhor explicação é que Deus causou a diminuição da velocidade da rotação da terra.

A terra pesa em torno de 6.6 setrilhões de toneladas e gira a uma velocidade de 1,674.4 km  por hora. Se esta teoria esta certa então a terra progressivamente começou a girar mais lenta ate chegar a uma velocidade entre 900 a 800 Km por hora. Uma parada gradual não afetaria nada na terra. Depois a terra começou a voltar a velocidade normal. (Leon Wood, A Survey of Israels History, p. 181, note 47). 


Do ponto de vista da terra, nos pareceria que o SOL e a LUA estão parados no mesmo lugar. Esta é uma linguagem fenomenológica aceita ate mesmo na ciência. Não existe nenhuma contradição cientifica nisso.

No entanto, além do Alcorão ensinar algo extremamente anticientífico e estes ensino ser apoiado pelos teólogos Islamicos do passado e modernos, ainda assim encontramos vários muçulmanos usando este mesmo relato de Josue para descreditar a Bíblia. O mais ridículo nesta discussão é o próprio Mohamed acreditava na historia bíblica de Josue.

Narrado por Abu Hurraira: O Profeta (Mohamed) disse: Um profeta entre os profetas, realizou uma santa expedição militar, então ele disse aos seus seguidores: “Qualquer um que tenha se casado com uma mulher e deseja consumar o casamento, e ainda não o fez, não deve me acompanhar. Nem o homem que construiu uma casa e ainda não terminou o teto. Nem o homem que ovelhas e camelos que estão esperando pelo nascimento das suas crias.” Então o profeta realizou a expedição e quando ele chegou a uma cidade na hora ou perto da hora da oração asr, ELE DISSE AO SOL, “Oh sol você esta debaixo das ordens de Allah e eu tambem estou debaixo das ordens de Allah! Oh Allah! “PARE (o sol) DE SE POR”. Ele foi detido ate que Allah os fez vitoriosos.  (Bukhari, Volume 4, Livro 53, Numero 353) http://www.sacred-texts.com/isl/bukhari/bh4/bh4_357.htm

Se os muçulmanos quiserem argumentar que o milagre na Bíblia do SOL ter APARENTEMENTE parado no ceu, é falso e anticientífico, eles então terão que admitir que Mohamed tambem estava errado. A única solução para os muçulmanos agora é ficarem quietos, porque expor a Bíblia seria expor o seu próprio profeta.

Esta respondida esta questão?
Precisa de mais argumentação?
Ate mais
Rafik 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!