segunda-feira, 26 de março de 2012

O que seria do mundo sem a atitude de amor e perdão que Jesus ensinou?


O que seria do mundo sem a atitude de amor e perdão que Jesus ensinou?
Desde que o Muçulmano Ridson não gosta e resolveu colocar no lixo os ensinos de Jesus, creio que seria importante nos perguntarmos “como seria o mundo sem os ensinos de Jesus. Seria um mundo sem limites para o mal e sem liberdade para o bem. 

Imagine um mundo onde todos estão “em busca de identidade” própria. Não aquela nova identidade que se tem quando a pessoa encontra Jesus, mas a sua própria identidade cultural. Não é justamente isso que chamamos de tribalismo e clanismo? Ironicamente, o Ridson descobriu que o tribalismo e clanismo é melhor do que “ser um em Jesus”.

O Ridson diz “Eu não estava nesse espírito passivo”. Ele também seincomodava [d]aquela história de Cristo perdoar tudo”. Ele achou um bom exemplo, um modelo melhor em Mohammed: “descobri que, no islã, temos o direito de nos defender”... Foi esse ponto fundamental que me pegou também ... o 11 de setembro”. É verdade, Mohammed moldou a atitude e os valores da cultura islâmica ao redor do mundo. Veja bem que existem milhares de Cristãos no mundo Islâmico, e mesmo os seus valores culturais e éticos são muito diferentes dos muçulmanos. 

Mas como seria o mundo sem a atitude de amor e perdão que Jesus ensinou? Não sabemos com certeza, mas sabemos que mesmos alguns ateístas são honestos o suficiente para declarar que o Cristianismo teve um grande impacto ao redor do mundo.

Matthew Parris, um jornalista ateu, do jornal “Times” declarou: “Como um ateísta, eu verdadeiramente acredito que a África precisa de Deus”.  (As an Atheist, I Truly Believe Africa Needs God). Matthew Parris foi honesto o suficiente para ver que as missões evangélicas contribuíram para o progresso da África.  

Outro ateísta declarou que Gandhi nunca conseguiria nenhum resultado se ele não estivesse lidando com um povo que tinha os conceitos e valores moldados pelo ensino de Jesus. Bertrand Russell escreveu: “É muito duvidoso que os métodos de Mahatma Gandhi teriam sucedido, exceto pelo fato de que ele estava lidando com a consciência de um povo cristianizado”. Quantos ateístas poderiam dizer isso sobre o Islam?

Os fundamentos do ensino de Jesus
Jesus ensinou que o nosso problema não é falta de leis, mas na nossa relação com Deus. O homem é inimigo de Deus e enquanto ele estiver em guerra contra Deus, ele nunca terá paz interna. Consequentemente SEM PAZ com Deus não é possível ter paz entre os homens. Os anjos anunciavam a chegada de Jesus ao mundo desta forma: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. (Lucas 2:14)

Os efeitos dos ensinos de Jesus pode ser visto na vida dos Cristãos ao redor do mundo. A morte de Jesus tornou possível o homem se reconciliar com o seu inimigo, Deus: “Se quando éramos inimigos de Deus fomos reconciliados com ele mediante a morte de seu Filho, quanto mais agora, tendo sido reconciliados, seremos salvos por sua vida!” (Rom 5:10). Agora que fomos reconciliados com Deus, também fomos salvos, perdoados, sarados das nossas feridas e livres do reino de satanás.

Neste clima de liberdade, somos livres para amar e perdoar os nossos inimigos pois Deus deu o exemplo amando e perdoando os seus inimigos. Este ensino transformou muitas vidas ao redor do mundo. Deus nos da a certeza de que existe um dia em que todos prestarão contas a ele, neste dia a justiça sera feita. Estes ensinos fizeram com que a vida de milhares de cristãos que vivem debaixo de tremenda perseguição e discriminação nos paises muçulmanos, experimentassem cura interior e uma vida muito melhor.

Os ensinos de Jesus deixaram uma legacia que transformou a humanidade. Não vou me referir aqui aos abusos e mal usos dos ensinos de Jesus. Porem toda a civilização ocidental foi moldada pelos conceitos de liberdade provenientes da Bíblia. Os ensinos de Jesus inspiraram homens a lutarem contra a escravidão, a formar a declaração dos direitos humanos, a transformar a democracia, e a impulsionar a ciência.

Porque estamos em paz com Deus então podemos amar e servir uns aos outros. Isso não é maravilhoso? Por causa deste ensino, não temos mais inimigos. Quão diferente o ensino de Jesus e de Mohammed. Em Mateus 5:43-48 Jesus diz: “Amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos maltratam e perseguem.” Porque não temos mais inimigos, podemos servir uns aos outros como seres humanos.

Foi esta idéia (conceito) que levou milhares de Cristãos ao redor do mundo para levar a mensagem de Jesus a todos e impulsionou a construção de hospitais, escolas, universidades, organizações humanitárias etc. Pessoas como Florence Nightingale, Madre Teresa e Rev. Martin Luther King Junior, são exemplos do poder da transformação que o ensino de Jesus pode fazer na vida do individuo que internaliza os seus ensinos. O ensino de Jesus foi fundamental neste processo. Sem o ensino de Jesus, estas organizações não teriam sido fundadas e estas pessoas não teriam existido. 

Se Jesus nos libertou, então não podemos tratar as pessoas como sendo inferiores. Foram os ensinos de Jesus que fez com que William Wilberforce lutasse contra a escravidão. Um dia vou escrever sobre a escravidão no Islam para comparar os dados.

A mensagem de Jesus influenciou a política de tal forma que obrigou os governantes a colocarem um fim na escravidão, este abuso cruel de seres humanos, de mulheres e crianças que viviam sem esperança e em condições sub-humanas. Este efeito foi sentido tanto nos Estados Unidos, na Inglaterra, França e no Brasil. Acabei de comprar um livro chamado "Race and Slavery in the Middle East: An Historical Enquiry" que relata a reação do mundo islamico diante da abolição da escravatura no Ocidente. 

Este mesmo principio auxiliou os governantes a estabelecerem leis mais justas que melhoraram os salários, as condições de vida e limitou o numero de horas para um trabalhador assalariado. Mais tarde Martin Luther King motivado pelo ensino de Jesus, lutou pela igualdade de direitos de uma forma pacifica (renuncia da violência). Foi este mesmo espírito que levou o Arcebispo Desmond Tutu e Nelson Mandela a lutarem contra a política do Apartheid na África do Sul. Os valores morais e éticos de Jesus impactaram o mundo.

Foram os ensinos de Jesus que moldaram a vida na Europa, na África negra, na América Latina e em vários paises da Ásia. A Coréia do Sul tem mostrado o poder da mensagem de Cristo. Em pouco menos de 100 anos, a Coréia do Sul tem mais de 40% de Cristãos quando a religião nacional era o Budismo. Hoje a Coréia do Sul é um exemplo para o resto do mundo. Os ensinos de Jesus sem duvida os ajudaram na escolha para não retaliar a recente agressão da Coréia do Norte.

Os efeitos dos ensinos de Jesus foram também vividos na arquitetura, na arte, na musica, na ciência. Foram os valores e a ética de Jesus que deram forma a nossa civilização. Estes mesmos valores e éticas que hoje estão sendo enlameados, insultados e ridicularizados pelos convertidos ao Islam. 

Sem os ensinos de Jesus não teríamos uma das mais belas cenas da historia da humanidade. O próprio Deus toma a forma humana, vive uma vida sem pecado, somente fazendo o bem e é condenado a morte e morto pelos seus inimigos, sem ter feito absolutamente nada de errado, e ainda assim ele grita: “Pai, perdoa-lhes porque eles não sabem o que estão fazendo” (Lucas 23:34) Esta atitude moldou a mentalidade dos Cristãos que vivem entre a maioria Islâmica.

Jesus revolucionou o mundo com a frase: “Façam aos outros o que vocês querem que lhes façam” (Mt 7:12). Hoje esta frase recebe o nome de “REGRA DE OURO”. Esta regra é a base para a nossa sociedade. Jesus nos deu uma código moral muito maior e superior a qualquer outro líder religioso. Por isso é mais fácil aderir a outros códigos morais e éticos que estão alinhados com a nossa propensão a destruição e ao caos.

Mas o que esta errado com o “mundo cristão” hoje? Porque os ensinos de Jesus ja não estão sendo considerados importantes? Porque o mundo esta sofrendo uma transformação (deformação) de valores.  Como disse Steve Turner no seu poema satírico da  mentalidade inconsistente do homem moderno “CREMOS”: (Tradução livre)  

Nos cremos em Marx, Freud e Darwin.
Nos cremos que tudo é permitido a menos que isso fira alguém.
Mas isso depende da nossa definição de “ferir” e da definição de “conhecimento”.   
Nos cremos no sexo antes, durante e depois do casamento.
Nos cremos na terapia do pecado.
Nos cremos que o adultério é divertido.
Nos cremos que sodomia é aceitável. 
Nos cremos que os tabus são tabus.
Nos cremos que tudo esta ficando melhor apesar das evidencias contrarias.
As evidencias devem ser investigadas.
E voce pode provar qualquer coisa com evidencia.
Nos cremos que existe algo nos horóscopos, UFOs e colheres torcidas.
Nos cremos que Jesus era um homem bom, como Buda, Mohammeed e nos mesmos.
Ele era um professor de bons princípios morais,
Mas nos achamos que seus bons princípios morais são maus.  
Nos cremos que todas as religiões são basicamente a mesma coisa,
Pelo menos aquelas que nos lemos a respeito delas.
Todas elas acreditam em amor e bondade.
Elas somente diferem nos temas da criação, pecado, céu, inferno, Deus e salvação.
Nos cremos que depois da morte vem “O NADA”.
Porque quando voce pergunta a um morto o que aconteceu, ele não diz NADA.
Se a morte não for o fim, e se o morto nos mentiu, então o céu é obrigatório para todos
Talvez exceto para Hitler, Stalin e Genghis Khan.
Nos cremos em Masters e Johnson.
A seleção natural se tornou a média.
E a média se tornou normal.
Aquilo que é normal é bom.
Nos cremos no desarmamento total.
Nos cremos que existe uma relação direta entre a guerra e o derramamento de sangue.
Os Americanos deveriam transformar suas armas em tratores
E os Russos seguramente os imitariam.
Nos cremos que o homem é essencialmente bom.
É somente o comportamento dele que nos desaponta.
Mas isso é culpa da sociedade.
E a culpa da sociedade é culpa das condições.
E a culpa das condições é culpa da sociedade.  
Nos cremos que cada ser humano deve encontrar a verdade que é correta para cada um.
Consequentemente a realidade se adaptará
E a Historia se alterara.
Nos cremos que não existem verdades absolutas
Exceto uma verdade de que não existem verdades absolutas.
Nos cremos na rejeição das crenças.
E no florescer do pensamento individual.
Se o acaso for o PAI de todo ser humano,
Então, o desastre é o seu arco-íris no céu,
E quando voce ouvir sobre o Estado de Emergência!
Quando assassinos matam dez pessoas!
Quando os exércitos se alvoroçarem!
Quando os brancos começarem a saquear!
Quando as escolas começarem a ser explodidas!
Isso não sera nada alem dos sons do homem adorando o seu criador. 

Hoje em dia, as pessoas perderam ou rejeitaram os valores morais formaram a base da nossa civilização e que foram ensinados por Jesus. Muitos acreditam que aquilo que Jesus é bom mas não é aplicável para a sociedade, e que cada um precisa ter a sua própria opinião sobre ética e moral. Ou seja, cada pessoa se tornou o seu próprio juiz. Sem duvida quando a sociedade rejeita os ensinos de Jesus, algo precisa tomar o lugar dele. Se todos nós seguimos os ensinamentos de Jesus, o mundo não estaria neste estado de calamidade global. O exemplo de vida de Jesus transformou o mundo.

Porem nesta era da “supremacia da ciência”, a moral e a ética estão sendo consideradas obsoletas. A ciência pretendendo substituiu a moral e os ensinos de Jesus criou mais problemas do que respostas. A psicologia considerou a moral e a ética de Jesus irrelevante. A filosofia repudiou os seus ensinos morais por um relativismo absoluto.

A moral e a ética de Jesus foram trocadas pelo relativismo, onde se mostra mais simpatia com o assassino do que com a vitima, mais simpatia com o adultero do que com a pessoa traída, mais simpatia com o terrorista do que com o aterrorizado. Na nossa deformação moral, começamos a acreditar que o verdadeiro culpado, a pessoa que causou toda uma tragédia, na verdade é a verdadeira vitima e não o autor do crime.

O que sera então da sociedade com este tipo de atitude? O CAOS ira reinar.
Que Deus possa ter misericórdia de todos nos.
Rafik 

5 comentários:

  1. O que seria do mundo sem a atitude de amor e perdão que Jesus ensinou?

    Provavelmente, não seria pior do que esse mundo já foi. Olhe o que o mundo cristão já produziu:

    1.As cruzadas
    2.As inquisições, caça às bruxas
    3.As duas guerras mundiais
    4.A guerra fria
    5.A colonização
    6.A escravidão dos negros africanos
    7.As bombas atômicas (e que foram usadas)
    8.O narcotráfico
    9.A mulher objeto
    10.A ideia de supremacia racial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anildo meu caro amigo,
      EU vou te responder com um outro artigo. Leia a seguir...

      Excluir
    2. Sem os ensinos de Jesus, isto tudo de ruim que você citou, estaria ai até hoje. Ou seja, por causa dos ensinos de Jesus que tudo isto foi reduzido ou em alguns casos, extirpado. Os ensinos de Jesus Cristo, permitiram a evolução da mentalidade humana, sem as quais não passaríamos de bárbaros, e é o que a humanidade tem se tornado, a sociedade está voltando ao vômito da era pagã. Estes 10 itens que você citou não fazem parte dos ensinos de Jesus. São consequencia do pecado que reina na vida do homem.

      Excluir
  2. Acho que informação séria não é exatamente o forte do amigo Anildo. Ele acusa a cristantade de produzir as piores coisas que já existiram. Será que isso tem fundamentação histórica.

    1.As Cruzadas.
    Em que pese em algumas situações específicas ter havido excessos, as Cruzadas foram um meio de legítima defesa contra a invasão e agressão islâmica na Terra Santa. Até onde sei a legítima defesa é um Princípio Geral do Direito aceito universalmente. Não foi dos cristãos que partiu a primeira provocação.

    2. A Inquisição
    A Inquisição não foi essa coisa louca que andam dizendo. Estou estudando sobre o tema e descobri que 90% do que dizem sobre ela não passa de mito e difamação (OBS: não sou católico) com a finalidade de desacreditar o Cristianismo. Os tribunais eclesiásticos em regra eram incomparavelmente muito mais benevolentes do que os seculares. É não houve essa matança absurda de gente. A Igreja jamais executava penas. Diferente, por exemplo, da Revolução Francesa e do Comunismo que fizeram milhares de vítimas.

    3. As duas guerras mundiais
    Até onde sei o Cristianismo não teve nada a ver com esses conflitos mundiais.

    4.A guerra fria
    Outra vez o amigo Anildo, em sua avidez em destruir a religião de Cristo, aponta chifre em cabeça de cavalo. A Guerra Fria nem de longe se relaciona como Cristianismo. Era uma disputa ideológica entre os EUA capitalista e a União Soviética comunista.

    5.A colonização
    Posso lhe assegurar que a colonização trouxe mais benefícios que malefícios. Ela contribuiu para o progresso da civilização no Novo Mundo. Os portugueses, por exemplo, em relativamente pouco tempo, acabaram como antropofagia praticada pelos índios em solo brasileiro. Ou vc acha mais bonito pessoas sacrificando outras pessoas as seus deuses, como faziam a maioria das tribos indígenas da América, ao invés de vê-las adorando a Deus civilizadamente nas igrejas?

    6.A escravidão dos negros africanos
    Se você não sabe, essa mancha terrível na História da Humanidade, começou a desaparecer exatamente nos países.......... CRISTÃOS (ao contrário dos países muçulmanos onde é regulamentada)

    7.As bombas atômicas (e que foram usadas)
    Que eu saiba o Governo do EUA, onde desde sua fundação o Estado é separado da religião, jamais se declarou OFICIALMENTE cristão. Se o fosse realmente, jamais teria jogado bomba em Hiroshima e Nagasaki

    8.O narcotráfico
    O que isso tem a ver com o Cristianismo?

    9.A mulher objeto
    Quem deu mais dignidade a mulher que Jesus Cristo?

    10.A ideia de supremacia racial
    O Cristianismo jamais defendeu isso. Tanto é assim que a pregação do Evangelho deve ser levada a todos os povos indistintamente. Tanto mais ainda se verifica que isso não é verdade, que um dos principais expoentes da Cristandade, Agostinho de Hipona, era africano e negro. O caráter de uma pessoa não tem nada a ver com raça, origem ou cor da pele.

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação quanto ao poema satírico da mentalidade inconsistente do homem moderno “CREMOS”,

    No Pós modernismo cada um faz o que quer...costumo dizer que a religião do pós modernismo é o "eusismo", onde o egoismo e a falta de um norte moral são as marcas das pessoas.


    "Naqueles dias não havia rei em Israel; porém cada um fazia o que parecia reto aos seus olhos. "(Jz 21:25)


    Nada de novo abaixo do sol. O Pós modernismo nada mais é do que isso aí. Cada um sendo levado pela própria consciência e pelos próprios desejos, fazendo o que é reto AOS SEUS OLHOS.


    No mais, parabéns pelo artigo, Rafik.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!