terça-feira, 20 de março de 2012

Nossos Sentimentos aos Cristãos Coptas do Egito pela perda do Papa Shenouda III

 É bem possível que o Brasileiro dificilmente entenderia o que a perda do Papa Shenouda significa para o povo Copta. Ele foi um símbolo vivo no Egito. Realmente ele era um "pai" e todos sabiam disso. 

O Evangelho no Egito foi estabelecido com a chegada do Apostolo Marcos em Alexandria para pregar o Evangelho (o mesmo que escreveu o Evangelho de Marcos). Centenas de outros sucessores de Marcos ja ocuparam a cadeira papal. Entre os mais importantes da historia foi Atanásio de Alexandria (leia a versão em Inglês se voce puder, a versão em português é muito pobre).   

O Egito conta com aproximadamente 10% de Cristãos Coptas que são descendentes diretos dos originais habitantes do Egito. Tudo mudou com a invasão árabe. Milhares de Coptas não suportaram viver com tamanha discriminação que se converteram ao Islam nestes 1400 anos de OCUPAÇÃO ARABE.   

Durante estes 40 anos de liderança do Papa Shenouda, ele conseguiu o que o seu sucessor terá muito problema para conseguir. Ele manteve paz em um ambiente de descriminação, violência, hostilidade e agressão contra os Cristãos.

Papa Shenouda exerceu uma da liderança firme. Ele demandou que o governo de Mubarak exercesse um controle sobre os fundamentalistas Islâmicos, mas infelizmente centenas de atentados contra os Cristãos continuavam a acontecer. Com a partida de Mubarak do poder, um medo ainda maior de um levante contra os Cristãos, caiu sobre a cabeça do Copta. 


A historia da ocupação do Egito pelos Muçulmanos, moldou a teologia Copta do sofrimento e do martírio.

Papa Shenouda também suprimiu muitas tentativas dos jovens Coptas se rebelarem contra o governo muçulmano. O comando de Jesus para “amar aos inimigos” deveria ser levado a serio e  não poderia ser pisoteado por causa de aspirações políticas e sociais.

Este é o poder do Evangelho.

Assista ao vivo o Funeral do Papa Shenouda
Minha intenção aqui não é discutir a teologia Copta. Evidentemente ha muita coisa que eu não concordo com a pratica e teologia deles. Mas eles são um grande exemplo de firmeza, devoção e compromisso com Deus.

Na ultima vez que estive no Egito eu ja me questionava o que seria dos Coptas sem o Papa Shenouda. Eu sabia que em breve ele iria partir, mas aquela era uma pergunta que ninguém nem sequer gostava de discutir.

Para quem pensa que o Papa Shenouda era intocável, fiquem sabendo que ele era muito acessível. Eu tentei ter uma audiência com ele, mas infelizmente ele estava doente e logicamente entendi que aquela não era uma boa ocasião.

Orem pelo Paz no Egito
Rafik 


Assista esta excelente reportagem da Al-Jazeera


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!