terça-feira, 15 de abril de 2014

Israel esta perdendo apoio das Igrejas?


Antes de ter lido o comentário de Sarah P. Bailey do Washington Post, eu preferi ler o artigo original de David Brog Israel esta perdendo apoio das Igrejas evangélicas? (http://www.meforum.org/3769/israel-evangelical-support)

Em seu artigo intitulado, “The End of Evangelical Support for Israel?” (O fim do Apoio Evangélico para Israel?), David Brog que é o diretor dos “Cristãos Unidos por Israel”, demonstra a sua preocupação pela perda de algum apoio em alguns setores do meio evangélico que Israel costumava ter nos USA (por tabelinha no Brasil). Na verdade esta perda de apoio esta se transformando em uma atitude neutra e em alguns casos uma atitude anti-judeu e anti-israel.

No entanto David Brog, no final do seu artigo, responde a pergunta se este é “O fim do Apoio Evangélico para Israel?” (The End of Evangelical Support for Israel?). Ele diz que se hoje parássemos o tempo, a ala pro-Israel ainda continua muito na frente na batalha pelos corações e mentes dos evangélicos americanos. Ele afirma que somente a sua organização (Cristãos Unidos por Israel), tem mais de 1.6 milhões de membros e representações em mais de 120 universidades nos USA, enquanto que a ala anti-Israel não chega nem perto do tamanho, da influencia e das atividades da “Cristãos Unidos por Israel”. 

O artigo de Sarah P. Bailey, simplesmente repete o que David Brog diz e acrescenta outras vozes que chamam os evangélicos a boicotarem os produtos de Israel devido a ocupação do território Palestino.

Seria um erro assumir que a atitude “correta” é apoiar TODAS as ações do Estado de Israel. Eles cometem erros e em alguns casos atrocidades. Pelo menos no meu caso, eu não apoio cegamente tudo o que Israel faz e diz, mas no geral a minha simpatia e o meu apoio esta com eles. Eu vou explicar isso mais a frente.

Concordo com as palavras de David Brickner, diretor dos Judeus por Jesus: “Eu espero pelo dia em que a igreja terá uma perspectiva equilibrada sobre o Oriente Medio, onde não sera preciso abandonar a sua preocupação pelos Palestinos para apoiar Israel... Eu realmente acredito que existe um grande meio termo, mas sera difícil chegar ate este ponto quando as pessoas estão tão polarizadas”.

Para entender o conflito entre os Palestinos e Israel não se pode contar somente um lado da historia. Logicamente a mídia Israelense e Palestina tentarão contar a historia de acordo com as suas próprias perspectivas. Talvez os Cristãos talvez seriam os únicos que poderiam dar analisar a questão com mais objetividade e com desejo de se conhecer a verdade, porem nem isso esta acontecendo.

O que se afirma nos círculos Muçulmanos e Árabes é somente um lado da historia: Os conflitos são causados por Israel somente, a construção do muro é um escândalo, os Palestinos perderam sua liberdade e não tem o direito de ir e vir, os Palestinos são forçados a viverem em campos de refugiados sem agua, saúde, eletricidade etc, os Palestinos são submetidos a um regime de Apartheid, as casas Palestinas sao destruídas para dar lugar aos kibutz, a violação dos direitos humanos sao constantes, e a população CRISTà esta sendo perseguida, punida e em consequência esta diminuindo.

Não posso negar que em um momento ou outro isso tenha acontecido. Mas meu problema com este tipo de narrativa é que não se ouve o outro lado e não analisa as suas próprias ações.

Toda a ação ira provocar uma reação.

Este grupo de evangélicos que estão apoiando o Estado Palestino em detrimento do Estado de Israel, geralmente o fazem com a intenção de se parecerem mais cristãos, mais informados, mais compassivos, mais simpáticos aos oprimidos, e menos politicamente motivados. Um dos meus amigos, que é teólogo, anti-Israel e tambem Sírio disse: “Israel ira pagar por tudo o que fez aos Palestinos”. Esta atitude não me parece muito cristã, compassiva e menos politicamente motivada, muito pelo contrario.

Este e outros grupos focam somente no sofrimento dos Palestinos e culpam Israel por todos os problemas que o Oriente Medio esta passando. Eles afirma que o apoio a Israel é a maior causa que o evangelho não avança na região e que somente Israel é um obstáculo para a paz no Oriente Médio. Seria bom salientar que ate alguns comentaristas liberais árabes no Oriente Médio ja afirmaram que os países árabes usam os Palestinos como ferramenta de dominação.

O que estes grupos conjecturam, supõem , presumem ou imaginam é que uma “Palestina livre” sera sinônimo de democracia, fraternidade, igualdade e irmandade no meio de uma maioria Islâmica. Eles sonham que um dia o Islam um dia sera reformado, ira marginalizar os radicais e os cristãos receberão tratamento igual aos muçulmanos e a igreja na Palestina e no Oriente Medio ira novamente florescer.

Quanta ingenuidade. Olhem para os países ao redor de Israel e vejam como os Cristãos são tratados na Líbia, no Egito, na Jordânia, no Iraque, no Iran, no Líbano e ultimamente na SÍRIA, onde as vilas cristãs estão sendo atacadas, saqueadas, conquistadas e assassinadas. Os cristãos na Siria estão sendo forçados se converterem ao Islam ou a pagarem impostos para o novo governo islâmico ou são “removidos” da face da terra. A internet esta cheia de relatos e imagens daqueles que sobreviveram estes ataques.  

Observem se os cristãos no Oriente Médio são tratados da MESMA forma ou MELHOR do que os cristãos que moram em Israel. Milhares de muçulmanos em Israel não iriam querer viver debaixo do controle do Fatah e do Hamas.

Existem varias igrejas evangélicas em Israel, inclusive com pastores brasileiros e latinos. A Igreja Palestina tem muito mais chance de florescer em Israel do que nos territórios Palestinos. Sera que ninguém consegue ver isso?

De acordo com Dexter Van Zile, a ideia de que os Cristãos Palestinos diminuíram devido a politica de Israel, não passa de propaganda falsa e enganosa. Dexter mostra que a realidade é o oposto. O numero de cristãos Palestinos cresceu desde que Israel tomou o controle da Cisjordânia em 1967. Naqueles anos o numero de Cristãos na Cisjordânia era de 40,000 e hoje eles sao aproximadamente 60,000.

Dexter tambem afirma que por volta de 1940, haviam 60,000 cristãos na Cisjordânia. Então a população declinou para 40,000 ate a Guerra dos Seis Dias em 1967. O mais interessante que o declínio do cristianismo se deu debaixo do domínio da Jordânia Islâmica na região e não debaixo do governo de Israel. Hoje o declínio dos Cristãos na Cisjordânia se deve justamente ao ataque e perseguição dos Muçulmanos. Uma grande parte da população esta imigrando para os USA e Europa. A situação esta muito pior na faixa de Gaza. 

Uma situação insustentável: Por um lado temos os Palestinos Cristãos que estão em “modo de sobrevivência” e com MEDO tanto dos Muçulmanos quanto dos Judeus. Se eles apoiarem abertamente a Israel serão marginalizados e perseguidos pelos muçulmanos e se apoiarem o estado Palestino serão marginalizados e perseguidos pelos Judeus. Do outro lado temos um grande numero de Palestinos Muçulmanos que não toleram nenhuma discordância com a ideologia de uma palestina sem Judeus.

Acabo de ler uma noticia no Washington Post sobre um professor da Universidade Al-Quds, chamado Mohammed S. Dajani, levou 27 estudantes Palestinos para visitar o campo de concentração de Auschwitz na Polônia, como parte de um projeto para ensinar empatia e tolerância. Quando ele retornou, a universidade disse que este professor “não os representa”, ele foi considerado um traidor por seus amigos e aconselhado a tirar rapidamente umas ferias fora do pais. (Source: Washington Post)

Os Cristãos palestinos se sentem no meio do fogo cruzado e vivendo entre uma maioria Islâmica que não tolera uma outra versão da historia. Uma das grandes preocupações dos cristãos é se um dia os muçulmanos irão se virar contra eles. Lembre-se que isso esta acontecendo em muitos países. Esta preocupação é real na Palestina e em todo o Oriente Médio e principalmente na Líbia, Egito, Iraque, Líbano e na Síria.

Nesta briga, pouca atenção esta sendo dada para a FONTE da hostilidade Muçulmana aos Cristãos e Judeus. Vários mitos são citados para retirar o foco da causa real do conflito, tais como, os Judeus e muçulmanos viveram lado a lado por séculos ou que a luta pela terra não tem nada a ver com religião. Pura ilusão ou engano.

Porque existe silencio com respeito ao ensino de Mohamed sobre os Judeus? É Mohamed e o Alcorão que formam a opinião dos muçulmanos com relação aos Judeus. Para se entender o conflito se precisa entender o ensino do Alcorão e das Hadiths sobre este assunto.

Não se pode RECUSAR de olhar seriamente para a influencia que a teologia e ideologia Islâmica tem sobre a disputa dos Palestinos. A teologia e a ideologia Islâmica é que coloca mais lenha no fogo e fomenta a hostilidade, ódio e o conflito entre Judeus, cristãos e muçulmanos. Jogar este assunto debaixo do tapete é pura cegueira. 

O Islam desde o principio das invasões das terras dominadas por cristãos ha 1400 anos, deixou claro que eles vieram para conquistar, subjulgar e dominar todas as outas religiões. Esta mensagem ainda continua sendo enviada em todo o mundo Islamico. So um cego não consegue ver isso. 

O impacto da conquista islâmica pode ser sentida ainda hoje, na forma que Hamas, Fatah, Hezbollah e Jihad Islamica tratam as minorias étnicas e religiosas. O sofrimento que os cristãos e outras religiões suportam nas mãos dos governos Islamicos e dos Jihadistas falam por si mesmos. 

Não é segredo nenhum que o MUNDO ISLÂMICO tem uma enorme hostilidade ao “povo Judeu” e ao “estado de Israel”. Mas de onde vem este ódio?

Sura 5:82 “Constatarás que os piores inimigos dos fiéis, entre os humanos, são os judeus e os idólatras.”

Na Sura 5:60, Allah amaldiçoou os Judeus e os transformou em MACACOS, PORCOS e ADORADORES DE SATANÁS. O verso diz assim: “Dize ainda: Poderia anunciar-vos um caso pior do que este, ante os olhos de Deus? São aqueles a quem Deus amaldiçoou, abominou e converteu em símios, suínos e adoradores do sedutor; estes, encontram-se em pior situação, e mais desencaminhados da verdadeira senda”. Muitos muçulmanos acreditam que todos os macacos e porcos do mundo são descendentes dos Judeus que foram amaldiçoados e transformados por Allah.

Na Sura 2:65 e 7:166, Allah amaldiçoou os Judeus porque eles profanaram o SÁBADO e os transformou em MACACOS. “Já sabeis o que ocorreu àqueles, dentre vós, que profanaram o sábado; a esses dissemos: "Sede símios desprezíveis!”

Uma tradição (Hadith) diz que no dia do Julgamento final, os Muculmanos irão lutar contra os Judeus e eles ser esconderão atrás das árvores. As arvores gritarão quando os judeus se esconderem atrás delas, então os muçulmanos deverão encontra-los e matá-los.

“O dia do Julgamento não virá ate que os MUÇULMANOS LUTEM COM OS JUDEUS (matando os judeus), quando um judeu se esconder atrás de uma pedra e uma árvore. As pedras e as árvores dirão: Ó muçulmanos, Ó Abdulla, tem um judeu atrás de mim, venha e mate-o”. Bukhari 4:56:791 e Bukhari 4:52:177

“Abu Huraira disse que o Mensageiro de Allah (paz seja sobre ele) disse: A ultima hora (Juízo final) não chegara ate que os Muçulmanos lutem contra os Judeus e os Muçulmanos os matarão, ate ao ponto que os Judeus se esconderão atrás de uma rocha ou de uma arvore, e a rocha ou a arvore dirá: ‘Muçulmanos, ou servos de Allah, tem um Judeu atrás de mim; venha e o mate’; Mas a arvore Gharqad não dirá isso, porque ela é uma arvore dos Judeus.”

Não é difícil entender o porque os muçulmanos hoje odeiam tanto aos Judeus. Tudo começou com Mohamed. Os críticos de Israel dizem que este conflito é cultural, étnico etc. Mas isso esta longe de ser verdade A atitude árabe contra Israel esta enraizada na sua teologia de guerra chamada Jihad. Como pode haver uma mensagem de paz quando a teologia Islamica ensina que eles tem que reconquistar a terra que uma vez pertenceu ao Islam?

Não ha como negar que a ideologia e teologia Islamica é a força motor por tras da continuação deste conflito entre Arabes e Israel. Este conflito é tao religioso que o ex pastor Joao de Deus ao anunciar a sua “conversão” ao Islam, tambem anunciou o seu ódio pelo povo Judeu.

Por favor não me venham dizer que o radicalismo Islâmico existe por causa do Estado de Israel ou por causa do Imperialismo europeu ou americano. Não insultem a minha inteligência. Por que é tao difícil ver que o Islam é uma fonte inesgotável de ódio entre os povos? Na teologia e ideologia Islamica os Judeus e cristãos devem ser dominados e humilhados e as suas terras e suas casas confiscadas. Na teologia Islamica os Judeus não tem direito de serem livres debaixo de um governo Islamico.

Ate que todos confrontemos esta ideologia, não haverá condições de promover a paz entre os árabes, judeus e cristãos. E se os cristãos não confrontarem esta ideologia eles falharam na sua tarefa de serem pacificadores.


Ou seja, toda a ação ira provocar uma reação. Ao denunciar e boicotar Israel, sem discursar ou chamar a atenção para o problema da teologia Islamica de guerra, automaticamente se estará fortalecendo o ponto de vista da Alqaida, Hamas, Jihad Islamica, Hezbollah e Fatah. Assim sendo, as ações terroristas se intensificarão e o desejo de “destruir” Israel sera cada dia mais fortalecido.

Rafik

Um comentário:

  1. Um dos problemas que existem é exatamente o de grupos pensarem de modo ideológico demais de tal modo que a ideologia toma precedencia aos fatos e a realidade. Para se entender o ódio islâmico aos judeus, basta ler o alcorão e ver as ações de Maomé contra os judeus, que levou ao extermínio (genocídio) das 5 tribos judaicas de Medina.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!