quarta-feira, 9 de maio de 2012

Amar ao inimigo? Isso é fraqueza!


Domingo, dia 31 de Outubro de 2010, nove terroristas da al-Qaeda invadiram uma Igreja Siria em Bagda  e executaram dezenas de fieis, incluindo crianças pequenas.

Jesus inovou ao comandar “amar ao inimigo”?

Muita gente pensa que Jesus inovou ao dizer:
Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.”  (Mateus 5:44-45)

Na verdade Jesus não inovou, mas Jesus simplesmente expandiu o entendimento e a idéia de como o amor deveria alcançar os nossos inimigos. Ele corrigiu a teologia da época que focava tão somente na vingança. Ele também viveu o seu ensino na sua própria vida, perdoando ate mesmo aqueles que o crucificavam. Jesus cumpriu a “lei” por nos.

Jesus conhecia as escrituras sagradas como ninguém jamais conheceu! Ao comandar o amor aos inimigos, ele não estava inventando a roda, ele estava simplesmente relembrando o que Salomão ja tinha dito ha quase MIL anos atrás:

Tem o teu inimigo fome? Dá-lhe de comer. Tem sede? Dá-lhe de beber: assim amontoarás brasas ardentes sobre sua cabeça e o Senhor te recompensará.  (Prov. 25:21-22)

Os apóstolos de Jesus seguiram o mesmo ensino:

Abençoem aqueles que os perseguem; abençoem, e não os amaldiçoem ... Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor.  Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.  (Rom 12:14, 19-21)

O Cristão sabe que Deus se encarregara dos seus inimigos “um dia”. Não nos cabe encher o nosso coração de ódio e desejo de vingança, mas esperar que Deus “um dia” se vingara. O nosso dever como FILHOS DE DEUS é ser bom para o nosso inimigo. O Apostolo resume desta forma: "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

O mal so pode ser vencido com o bem! Qualquer outra reação somente perpetua a violência. Foi por esta razão que Paulo começa o capitulo 12 de Romanos com esta exortação:

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus  Romanos 12:2

A vontade de Deus geralmente vai contra a nossa vontade. Nos temos vontade de nos vingar mas Deus comanda a orar pelos nossos inimigos, a abençoar os nossos inimigos e ate dar água e comida para eles.

Para se conseguir esta “proeza” é necessário REEDUCAR a nossa mente. Precisamos TRANSFORMAR o nosso modo de pensar, precisamos REJEITAR os padrões do mundo que estabelece o ódio como uma prerrogativa humana.

Existe algum exemplo deste tipo de atitude no Antigo Testamento? Eu creio que sim!

O profeta Elias tinha curado o general Naamã do exercito da Síria. Naamã se converte ao monoteísmo e volta para a Damasco. Algum tempo depois o Rei da Síria atacou Israel novamente e sitiou a cidade. Deus interveio e casou cegueira no exercito da Síria. Naquele momento seria fácil destruir o exercito da Síria, mas um homem de Deus não se aproveitaria da fraqueza do inimigo:

Quando o rei de Israel os viu, perguntou a Eliseu: "Devo matá-los, meu pai? Devo matá-los? " Ele respondeu: "Não! Costumas matar prisioneiros que capturas com a tua espada e o teu arco? Manda-lhes servir comida e bebida e deixa que voltem ao seu senhor". Então preparou-lhes um grande banquete e, terminando eles de comer e beber, mandou-os de volta para o seu senhor. Assim, as tropas da Síria pararam de invadir o território de Israel. Algum tempo depois, Ben-Hadade, rei da Síria, mobilizou todo o seu exército e cercou Samaria. (2 Reis 6:21-25)

Em vez de matar o inimigo, o verdadeiro profeta de Deus lhes trata com benevolência. Elias comandou que nenhum prisioneiro de guerra fosse maltratado. Eles deveriam ter sido alimentados e enviados novamente para o Rei da Síria. Elias sabia que o mal se vence com o bem. Infelizmente o Rei da Síria não aprendeu a lição e novamente invadiu a cidade de Samaria. Deus novamente intervem e eles fogem sem que ninguém morra.

Como Mohamed usou de misericórdia para com seus inimigos?  

Se Mohamed era realmente um profeta de Deus, sera que ele tinha a mesma atitude de Jesus? Seguramente NÃO! Mas como a atitude de Mohamed poderia ter se distanciado tanto da atitude que se espera de um servo de Deus? Vejamos o que a historia nos diz sobre este homem chamado Mohamed:

“Kenana al-Rabi, que tinha a custódia do tesouro de Banu Nadir, foi trazido diante do apostolo que lhe perguntou sobre o tesouro. Ele negou que soubesse onde o tesouro estava. Um judeu veio (Tabari disse "foi trazido”), ate o apostolo e disse que ele tinha visto Kenana andando em torno de uma certa ruína toda manhã bem cedo. Quando o apostolo disse para Kenana, “Voce sabe que se nos acharmos o tesouro, EU TE MATAREI? Ele disse “SIM. O apostolo deu ordens para que se escavasse nas ruínas e uma parte do tesouro foi achada. Quando ele perguntou sobre o restante ele se recusou a mostra-lo, entao o apostolo deu ordens a al-Zubayr Al-Awwam, “Torture a ele ate que voce tire dele aquilo que ele tem”.  Então ele acendeu uma fogueira, aqueceu um pedaço de ferro e colocou no seu tórax até que ele estava quase morto. Então o apostolo o entregou para Muhammad b. Maslama que lhe cortou a cabeça, em vingança por seu irmão Mahmud.”  

Esta historia esta na biografia de Mohamed (Ibn Hisham. Al-Sira al-Nabawiyya (A Vida do Profeta). Tradução para o Inglês por Guillaume (1955), paginas 145–146)

Seguramente os muçulmanos que defendem Mohamed no Brasil e tentam promover uma imagem de um profeta maravilhoso e um grande exemplo para a humanidade, NUNCA LERAM o que os próprios muçulmanos falaram a respeito dele.

Nos aprendemos na biografia de Mohamed que logo apos ter conquistado a cidade de Khaybar, Mohamed usou de TORTURA e ASSASSINATO para descobrir onde o tesouro de um Judeu estava escondido.  

As ações de Mohamed se tornaram exemplo para os muçulmanos nos dias de hoje. Não é por acaso que existam mais de 300 organizações terroristas ao redor do mundo. Estas ações de Mohamed também falam muito sobre o caráter do apostolo do Islam.

Ele era um tipo de pessoa que não se importava em torturar e assassinar seus inimigos. Neste caso, o beneficio seria financeiro. Mohamed queria um tal tesouro. Ele poderia ter seguido o exemplo do profeta Elias, de Salomão e de Jesus, perdoar os seus inimigos e mostrar compaixão, mas ele preferiu matar aquele homem por causa de um tesouro. O conceito de vencer o mal com o bem, era estranho e bizarro para Mohamed: "Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.”

O problema é que aqueles que promovem o Islam no Brasil, somente nos contam a metade da historia, que descarta o lado negro e sombrio da vida de Mohamed. Infelizmente honestidade não é algo que se possa esperar deles. O que me deixa estonteado é que o muçulmano prefere descartar o ensino de Jesus e da Bíblia e adotar o ensino de Mohamed como um exemplo de vida.

Jesus é o exemplo por excelência daquilo que um ser humano deveria ser. Jesus somente deveria ser seguido como exemplo de vida.

Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus.”  (Mateus 5:44-45)

Rafik 

5 comentários:

  1. Se os muçulmanos usassem a verdade,não haveria tanta gente enganada acerca da religião islamica,se os muçulmanos usassem a verdade,eles mesmos seriam libertos do ódio e comcerteza não teríamos tanto derramammento de sangue atarvés do terror.Jesus diaae e conhereis a VERDADE e a VERDADE vos libertará {Jo ão 8 v 32}

    ResponderExcluir
  2. Olá Irmão, espero que vá tudo bem contigo, não tenho visto mais nenhuma publicação tua e por isso me preocupo, mas sabemos que Deus é fiel para cumprir a vontade dEle através de tua vida, seja abençoado em nome de Jesus.

    ResponderExcluir
  3. Olá irmão Paz do Senhor Jesus Cristo, vai tudo bem? Que DEUS te guarde e proteja das ciladas do inimigo.

    ResponderExcluir
  4. ~vc é um pilantra e safado nao sabe nada do islam e fica criticando vem criticar pessoalmente comigo para vc ver o que um muçulmano vai fazer com vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oppaaa!!!! Olha o ESPIRITO do Islam e de Mohamed esta baixando no Wesley!

      Isso soa bastante como AMEAÇAS, meu amigo. O que voce quer dizer com isso?
      O que voce pode fazer comigo?

      Então Wesley é assim que muçulmano mostra que é macho?
      Em vez de responder usando a inteligência, (na falta dela) se usa a força?

      Se eu nao sei nada sobre o Islam porque eu escrevo tanto sobre o Islam e ainda MOSTRO todas as fontes de onde eu tirei a informação?

      Meu querido, VOCE é um exemplo perfeito de como um seguidor de Mohamed tem que fazer com quem critica a sua religião. Qual mesquita que voce frequenta mesmo? A mesma do Wellington Menezes?

      Eu nao sou violento como voce, e procuro orar pelos que me perseguem e perdoar aos que me ferem,
      mas se algum dia a gente se encontrar, eu tenho certeza que voce tera grandes dificuldades de fazer alguma coisa contra mim. Vamos pedir a Deus que isso nunca aconteça?

      Da próxima vez que escrever uso o cérebro para debater as minhas criticas!
      Ate mais
      Rafik

      Excluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!