sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Se Jesus rezou a Deus, então para quem Allah reza?

Bom dia para alguns e boa noite para outros,
Mais uma leitora que esta deixando o Islam me escreveu fazendo mais uma pergunta.

Dou graças ao Senhor Jesus que me tem dado sabedoria para responder a todos estes ataques a fe Cristã e muitas pessoas tem me escrito para esclarecer duvidas e algumas para dizer que ja abandonaram o Islam.

Na minha postagem anterior eu disse que iriamos falar sobre o verso: "Não me segure (μή μου ἅπτου) pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês" João 20:17

A pergunta de hoje esta também relacionada a este verso, então vamos matar duas cobras com uma paulada. Aviso, aos queridos amigos muçulmanos, acabei de usar uma expressão idiomática, ela não significa que literalmente vou matar duas cobras. Daqui a pouco eles também vão querer me denunciar por maltrato de animais ou matar espécies protegidas pelo IBAMA. Esclarecido?

Jesus aparentemente admitiu que ele NÃO era Filho de Deus. Ele disse Deus meu, Deus meu porque me desamparaste? Em hebraico ele ta admitindo que nao era filho de Deus. Se Jesus é Deus, então para quem ele estava orando na cruz?  Ele estava orando pra si mesmo? Ele esta dizendo para si mesmo que próprio se abandonou? 

Vamos pensar sobre isso? Primeiro vou reproduzir o verso no Grego. Para quem não estudou Grego será fácil entender com um pouco de ajuda.

περὶ  δὲ  τὴν  ἐνάτην  ὥραν  ἐβόησεν    Ἰησοῦς (Jesus) φωνῇ  μεγάλῃ  λέγων·       ἐλώι  ἐλώι  (Eloí) λεμὰ  σαβαχθανί; τοῦτ’  ἐστιν  Θεέ  μου  θεέ  μου,  ἱνατί  με  ἐγκατέλιπες; τινὲς  δὲ  τῶν  ἐκεῖ  ἑστηκότων  ἀκούσαντες  ἔλεγον  ὅτι  Ἠλίαν (Elias)  φωνεῖ  οὗτος. (Mateus 27:46-47)

“exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Este chama por Elias” (Mateus 27:46-47)

“Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? E alguns dos que ali estavam, ouvindo isto, diziam: Eis que chama por Elias.” (Marcos 15:34-35)

Explicações do grego: 
ἐλώι, forma de dizer “meu Deus”. El (deus) + sufixo ‘i’ (meu). 
Ἠλίας, nome próprio Hebraico Eliyyah ( אֵלִיָּה) que significa “Jeovah é Deus”

A alegação é que este verso prova que Jesus não era divino. Ele aparentemente admite que Deus o abandonou e ainda chama diz “meu Deus”. Se ele era Deus, como pode Deus ter um Deus?

Parece confuso não é? Mas não é ! A coisa é simples quando se coloca a informação da forma correta. As palavras de Jesus so fazem sentido se admitirmos que Jesus cria e ensinava o conceito da TRINDADE. Jesus sendo o Filho, ora ao Pai. O Pai não é o Filho e o Filho não é o Pai.

O ensino da Trindade na Bíblia diz que DEUS (Jeová) é um Deus existente em TRÊS pessoas que são INSEPARÁVEIS e existem ETERNAMENTE como uma UNIDADE: O Pai, o Filho e o Espirito Santo. Estas três entidades ou pessoas, vivem em comunhão por toda a eternidade.

Quando Jesus (A PALAVRA de Deus) se tornou uma pessoa, ele sempre sera um ser humano por toda a eternidade. Na posição de um ser humano Jesus adorava ao Pai e o servia. Jesus é a ilustração de como um ser humano deveria ser para com Deus.

Jesus não estava orando para si mesmo na Cruz, ele estava orando ao PAI. Somente o Filho se encarnou e veio a este mundo. O Pai estava no seu trono celeste com o Espirito Santo. 

Qual foi a razão que levou Jesus a gritar estas palavras tao doloridas? Primeiro, Jesus estava sendo o nosso substituto e recebendo em si mesmo os pecados do mundo inteiro “este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

Mas sera que os muçulmanos nunca se perguntaram porque o Alcorão ensina que ALLAH também ORA ou REZA? O ensino da Trindade resolve este problema. Se Allah é sozinho, então para quem ele ora?

Para que ninguém me acuse de falsificar informação, aqui esta foto do site quran.com
Notem que os teólogos muçulmanos perceberam esta falha no Alcorão e decidiram mudar o significado da palavra SALAT para BENÇÃO. Mas alguns tradutores decidiram ser mais literais e traduziram a palavra SALAT como ORAÇÃO (PRAYER).

Sura 2:157 (salawatun)
Nota: Dr. Ghali traduziu como “prayers from their Lord” enquanto todos os outros usaram a palavra “blessings from their Lord”.



Sura 33:43 (yusallii alaykum),
Nota: Muhsin Khan, nem sequer conseguiu traduzir e preferiu usar a palavra árabe “SALAT” mas tentou esconder o problema incluindo (blessings) entre parenteses. 
 Allah envia suas “salat sobre você”. Todos os outros tradutores tentaram esconder o problema usando a frase Allah “envia bênçãos sobre voce”.
Note também que Dr Ghali, nem sequer sabe como traduzir sem complicar ainda mais o verso e atropela o árabe. Ele traduz como Allah responde as suas orações ou rezas. Note que ele ainda preservou a palavra SALAT mas mudou o sentido da frase.    



Sura 33:56 (salluu `alayhi),
Nota: Neste verso, Dr Ghali não teve como esconder o problema. Ele ainda afirma que a expressão LITERALMENTE significa “CHOVE ORACOES” sobre o profeta.
O outro tradutor Muhsin Khan resolveu manter a palavra SALAT no texto para nao se complicar mas adiciona o que ele pensa ser o significado. 



Sura 9:103 (wa salli alayhim) (salataka)
Allah instrui Mohammed a rezar pelos muçulmanos
Note que Allah usa a mesma palavra SALAT para instruir Mohammed a rezar pelos muçulmanos. Porque os tradutores mudam o sentido da palavra quando ela se refere a Allah?


Todos estes versos acima ensinam claramente que ALLAH REZA, então para QUEM Allah reza? Existe algum outro deus maior do que Allah ou ele reza para si mesmo? Se Allah reza isso também prova que ele não é divino? Allah tem algum outro deus a quem ele ora? 

Os muçulmanos tentam REDEFINIR as palavras, dizendo que SALAT não significa reza ou oração e sim bênçãos. Eles se esquecem que a palavra BENÇÃO em árabe é BARAKA e não SALAT. As palavras destes versos acima sao salawatun, yusallii, yasalluuna e salluu, e todas são derivadas da palavra salah.

Nesta website islâmica encontrei a seguinte citação:

من صلى علي صلاةً صلى الله عليه عشر صلوات، وحط عنه عشر خطيئات، ورفع له عشر درجات
“Whoever blesses me once, Allah blesses him with ten prayers and ten wrong actions fall away from him and he is raised by ten degrees.”  Veja aqui.
"Quem me abençoar uma vez, Allah abençoara a ele com DEZ ORAÇÕES e dez ma ações caíra dele e ele sera levantado dez graus" 

Recapitulando:
Jesus orou “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? e depois da sua ressusreicao ele também disse “Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês" (João 20:17)

Somente o conceito da Trindade traz a melhor explicação. Jesus, a Palavra de Deus, sendo Deus, juntamente com o Pai e com o Espirito Santo, escolheu voluntariamente vir a este mundo para resgatar o ser humano que se havia perdido. Na condição de ser humano, Jesus orou ao Pai.

Mas qual explicação o Islam daria para um deus sozinho no universo, orar ou rezar por suas criaturas. Para quem Allah reza, para qual poder maior ele invoca na sua oração? Para si mesmo ou para alguma outra entidade?

Os muçulmanos precisam esclarecer esta questão antes de apontar o dedo para Jesus.
Abraços e ate mais
Rafik  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!