quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Jonas morreu ou nao?

Queridos leitores, 

Recebi vários emails de pessoas que abandonaram o Islam. Vou pedir permissão para todos para publicar estes emails, sem revelar os nomes de ninguém. Tambem vou responder a alguns dos emails e mensagens de pessoas que vivem me insultando.  

O que voces lerão abaixo foi a resposta que acabei de enviar para uma ex-muçulmana. Vou ter que modificar um pouco a mensagem para não identifica-la. O marido dela vive atacando o Cristianismo e ela me pediu ajuda. Leia com atenção. Qualquer um pode entender. 
______________
Querida amiga....... 
Eu poderia dar respostas para cada uma das objeções que eles levantam. Todas elas tem algo em comum, são todas frutos de distorções deliberadas. 

Todos os argumentos que os muçulmanos usam foram criados (ou melhor reciclados) por Ahmed Didat e Zakir Naik. Zakir seria como o bispo Macedo, amado pelos ignorantes e ou por inescrupulosos. Os muçulmanos mais inteligentes e melhor informados estão dizendo para Zakir calar a boca porque ele esta envergonhando o Islam. Não sei em qual dos dois grupos o seu esposo se encaixa. 

Direto ao assunto: A tática Islamica é de despejar um caminhão de perguntas (que eles copiam dos Testemunhas de Jeova ou de liberais) para sobrecarregar a pessoa e faze-la sentir que a Biblia tem muitos erros. Se voce considerar ponto por ponto, dentro do contexto, vera que tudo não passa de COGITAÇÕES e péssima interpretação da Bíblia e um monte de manipulação. Não fique admirada, porque eles fazem o mesmo com o Alcorão. 

Outra tática Islamica é isolar as palavras do texto, ignorar a mensagem do autor e se concentrar em detalhes insignificantes. Assim você fica sem contexto para entender o que a Bíblia realmente fala. Eles fazem o mesmo com o Alcorão e pensam que podem fazer com a Bilbia.

Um bom exemplo é o que eles dizem sobre a ressurreição. Eles manipulam o contexto e as palavras para parecer quePaulo mesmo disse que não ha ressurreição"somos também considerados como falsas testemunhas de Deus, pois testificamos de Deus, que ressuscitou a Cristo, ao qual, porém, não ressuscitou..." (1 Coríntios 15:15) Voce percebe que se voce manipular o texto, voce pode fazer Paulo falar o que ele não falou? Desta forma, os muçulmanos manipulam tanto a Biblia quanto o Alcorao. 

O que Mateus 16:4 realmente diz?

“Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas. E, deixando-os, retirou-se." ... Eles afirmam que se Jonas não morreu no ventre do peixe e tava vivo o tempo todo, entao Jesus tbm não morreu. Ate hj nenhum cristao soube explicar isso de forma convincente... Nao consigo explicar de forma convincente ja que nem ingles falo direito.” 

O contexto do capitulo 16 é simples. Verso 1 os fariseus pedem um sinal do ceu. Verso 2 a 4 Jesus os repreende e os chama de hipócritas e diz que não dara sinal nenhum, exceto o sinal de JONAS. 

Verso 16, Jesus pergunta aos discípulos sobre a opinião do povo sobre a sua verdadeira identidade. Pedro responde que Jesus é "o Filho do Deus vivo". Jesus não repreende a Pedro por SHIRK ou BLASFÊMIA e ainda diz que foi o próprio Deus que revelou isso a ele (v 17). 

Jesus entao diz a Pedro que ele POSSUI as chaves do céu e elas seriam dadas a Pedro: "E eu te darei as chaves do reino dos céus" (v. 19) Qual ser humano tem chaves do ceu? 

No verso 21,  Jesus começou a PROFETIZAR sobre a sua própria MORTE. Lembra-se do verso 4 e junte agora com o verso 21: "Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ... ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia. (Mateus 16:21) 

Isso levou Pedro a "repreender" Jesus para ele ter compaixão de si mesmo (v.22) Jesus o repreende de volta por ele não entender o plano de Deus. 

E termina a conversa dizendo: "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras. (Mateus 16:27-28) Estes dois versos tem muita teologia para se entender. Jesus diz que ele é aquele que foi profetizado por DAN 7:13 "eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem". Jesus também afirma que estara vindo da GLORIA celeste, juntamente com os SEUS ANJOS e ele RECOMPENSARA todo ser humano segundo as suas obras. Jesus vive na Gloria, possui anjos e julgara o mundo. Qual ser humano pode fazer isso se ele não for Deus? 

Ja vimos o contexto do capitulo, que se encaixa perfeitamente com a MORTE e RESSURREIÇÃO de Jesus. Jesus falou varias vezes sobre a sua própria morte em outros textos tambem.

Voltando ao verso 4. Quando Jesus fala sobre o SINAL de Jonas, ele se refere tanto “a morte” dele e aos “dias” em que ele ficaria morto. Para se entender o sinal temos que ler o livro de Jonas. 

Neste caso de Jonas, a pergunta que devemos fazer é se Jonas morreu ou não? CLARO QUE MORREU. O próprio texto diz que Jonas morreu. Lembre-se que a Bíblia foi escrita em Hebraico e em Grego e não em Ingles ou português. Vamos ver varias traduções:

“From the depths of the grave ( שְׁאֹול = sheol) I called for help, and you listened to my cry”. (Jon 2:2) .... But you brought my life up from the pit, (שַׁחַת = shakh) (Jon 2:6)

Traduções em Português
do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2:2
mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova (shakh) a minha vida. Jonas 2:6

Do ventre da morte (sheol) gritei por socorro, e ouviste o meu clamor. Jonas 2:2
Contudo tu, Jeová meu Deus, fizeste subir da cova (shakh)a minha vida. Jonas 2:6

Do meio da morada dos mortos (sheol), clamei a vós, e ouvistes minha voz. Jonas 2:2
até a terra cujos ferrolhos eternos  (shakh) se fecharam sobre mim. Jonas 2:6

do ventre do inferno (sheol)gritei, e tu ouviste a minha voz. Jonas 2:2
mas tu fizeste subir a minha vida da perdição (shakh), Jonas 2:6

Arabe  - صرخت من جوف الهاوية فسمعت صوتي.
Turco - Yardım istedim ölüler diyarının bağrından,Kulak verdin sesime.

Lembre ao seu amigo muçulmano que todo MORTO esta consciente de si mesmo e da realidade. A morte não significa inexistência e nem inconsciência.

O texto deixa claro que Jonas sabia que ele estava morto, do SHEOL ele ora a Deus. Jonas diz que Deus o trouxe de volta a vida. De onde? Do SHAKH, do abismo, das profundezas, que sempre significa o lugar dos mortos na Bíblia.

A palavra em Hebraico para SEPULTURA é Sheol – Esta palavra significa o mundo dos mortos, ou inferno (em outros versos) mas levou alguns tradutores antigos erroneamente a interpretarem inferno neste texto. Em linguagem figurada e poética SHEOL também pode significar aflição, ansiedade e agonia.

O trabalho do tradutor é achar o melhor significado para a palavra dentro daquele contexto. Qual tradução torna o texto mais claro? Logicamente, MORTE ou MUNDO DOS MORTOS.

Jonas não teve uma sepultura na terra, mas uma sepultura real dentro do peixe. Ele morreu, mas depois de 3 dias, Deus o ressuscitou. Veja bem que  3 dias não significa 72 horas. Tres dias significa que em 3 dias consecutivos, Jonas e Jesus ficaram dentro do SHEOL (mundo dos mortos = ventre da terra ou peixe = sepultura). Não importa se o primeiro dia era no final da tarde ou se o terceiro dia era de manha. Foram 3 dias consecutivos. 

O idiota do Zakir tenta então distorcer o simples fato da “MORTE” e complicar com a “FORMA” de se sepultar o morto. Ele pergunta se por acaso Jonas tinha uma sepultura? Ele tenta argumentar que que Jesus não foi sepultado debaixo (ventre) da terra (como os muçulmanos sepultam os mortos) e sim colocado em uma tumba feita na rocha, tentando provar com isso que Jesus ou Jonas não morreram. Que idiota. Grande coisa! Como se nenhum Cristão soubesse disso. Alias os muçulmanos não sabem, por isso Zakir tinha que esclarecer (ou melhor distorcer os fatos) para o seu próprio povo.

Da para perceber que eles não deixam o texto te contatar a historia? Eles precisam torcer o texto para poder enganar o Cristão desapercebido e ignorante da Bíblia.

Este é apenas UM exemplo das centenas de distorções que existem por ai.
Espero que este texto tenha sido esclarecido para você.
Se tiver mais perguntas sobre isso me pergunte.

Abraços do Rafik

Um comentário:

  1. Mais esclarecedor que isto impossivel Rafik ;) Que o Senhor Jesus continue abencoando vc cada dia mais e mais.

    ResponderExcluir

Façam os seus comentários, mas cuidado com a língua!